Guarda-roupa básico: vestido floral

E aqui estou eu com mais um post sobre o meu guarda-roupa básico. Já falei sobre a calça skinny preta de sarja e a camisa jeans. Hoje, vou trazer mais um dos meus queridinhos, que é esse vestido de algodão com estampa floral em fundo escuro, da Zara. Comprei em 2018 ou 2019, não me lembro exatamente. Eu adoro esse vestido porque ele é muito versátil. Vocês já devem ter percebido que o meu estilo de roupa é um mix de rocker com masculino com minimalista (em alguns aspectos). E, apesar de ter e de gostar das peças com estampa floral que tenham fundo claro, as com fundo escuro são as minhas preferidas. E acho que é justamente isso o que estou analisando nessa revisão geral do meu guarda-roupa, pois quero ter apenas as peças que realmente tenham a ver comigo.

Vestido Zara, meia-calça Lupo cinza fio 40, coturno Via Uno

Questionário (veja no outro post a referência dele):

  • A peça está detonada, puída, rasgada ou algo que não dá para arrumar? Não.
  • Você usou essa peça no último ano? Sim.
  • Ela é confortável? Você a usaria todos os dias, se pudesse? Sim.
  • Combina com o seu estilo? Te ajuda na construção do estilo que você quer ter? Sim.
  • Essa peça veste bem em você? Você se sente bem com ela? Sim.
  • Você consegue combinar essa peça com pelo menos três outras do seu guarda-roupa? Ela compõe looks que te deixam com vontade de usar? Sim. (vou mostrar abaixo)
  • Você vai conseguir usar essa peça nesta estação? Ela é versátil e adequada ao clima da sua região? Sim. Inclusive essa é uma das coisas mais versáteis dessa peça: por ser um vestido de algodão, dá para usar em absolutamente todas as estações.

Vou trazer alguns looks com ela para vocês entenderem como eu trago para o dia a dia. A primeira foto acima é do look básico que, no dia a dia, alterno apenas os sapatos (às vezes tenho vontade de usar com sapatilha, às vezes com bota de salto, até com tênis e sandália já usei).

“Trabalhando em casa, com cólica e frio, socorro”

Cardigan gigante da Zara

“Domingo de inverno”

Blusão de lã Renner

“Vou passar o dia em um curso e de noite vou jantar com o pessoal”

Jaqueta Forever 21

Não estou fazendo isso, mas é o look que uso em ocasiões assim. Inclusive foi um dos looks da viagem para o GTD Summit, que fiz em 2019.

Vandi (mãe do Luca), Jacques, Daniel, Luca, Milena, Fábio, sérgio, Marta, Marcelo e eu

Que saudades dessa viagem!

“Festa junina”

Calça Amaro, camiseta preta de manga comprida Renner

Gatilhoooooo!

“Vou jantar com o meu marido”

O “vestido” é na verdade uma camiseta da época em que eu era mais gordinha e é comprida, dando pra usar de vestido, com meia-calça

Dá pra usar em casa, inclusive!

Alguns looks diversos para mostrar a versatilidade de um vestido estampado, quando a estampa é razoavelmente neutra.

Camiseta prera Renner

Dá para usar o vestido como saia tranquilamente. Eu usei a camiseta preta mas você pode usar camisa + suéter, suéter, e até camiseta de manga curta, fazendo um “estilinho” com as mangas do vestido aparecendo.

Saia Renner

Como ele tem esse estilinho de camisa, também dá para usar com uma sala mais pesada e usá-lo como se fosse uma blusa. Inclusive, amei essa combinação! Usaria em diversas situações no dia a dia.

Cardigan Amaro

Com outro cardigan, só para mostrar como é uma peça confortável e versátil.

Lenço sem marca

Eu amo misturar estampas. Olha como fica interessante usar um lenço com uma estampa diferente mas na mesma base de cores! Esse look é bom para reuniões online, já que mostra algo diferente na parte de cima.

O vestido pode não parecer uma peça muito versátil por ser uma peça única, mas você pôde ver neste post que, dependendo do modelo, dá pra usar de várias maneiras diferentes!

Um guarda-roupa organizado faz diferença no dia a dia, em ter uma rotina tranquila, e “processar uma peça” não é tão diferente de “processar um e-mail”. O espaço de armazenamento e ter peças funcionais, que combinem entre si, dentro do seu estilo, respeitando os limites de espaço, faz sim parte de uma vida organizada.

Espero que tenham gostado do post. 🙂