Ficou muito acadêmico esse tÃtulo. <3
O primeiro semestre do Doutorado está chegando ao fim e eu já compartilhei ultimamente alguns posts sobre qual tem sido o meu foco no momento.
Trago este post aqui então para fazer um resumão e atualização do que está rolando.

Esses mapas aà em cima, que eu compartilhei em um post outro dia, já mudaram um pouco, pois eu defini melhor o escopo de cada trabalho nas últimas semanas.

O trabalho da disciplina de Fundamentos será um seminário que vou apresentar no dia 28 e o tema dele final ficou “Identidade e trabalho: revisitando Bauman e Castells”. Estou finalizando a apresentação para o dia 28 e, além do Bauman e do Castells, estou trazendo o livro “A nova razão do mundo”, do Dardot e Laval, para a contextualização do sujeito neoliberal, e o Byung-Chul Han sobre a sociedade do cansaço. No final das contas, o trabalho mais desafiador ficará bem bacaninha. Está me ajudando a construir algumas argumentações para a minha tese também. Esse trabalho é meu foco no momento.
Outro trabalho para disciplina é o da disciplina de Sociologia do Trabalho, em que preciso apresentar uma contextualização atual do mundo do trabalho com foco no Brasil. Ele já está praticamente pronto e em fase de edição final e revisão, e preciso entregar até semana que vem, dia 30. Ele continuará em desenvolvimento no segundo semestre com a continuidade da disciplina da minha professora orientadora.
Em outubro, haverá o seminário de um dos grupos de pesquisa que faço parte e vou apresentar sobre tempo livre e trabalho remoto, trazendo alguns resultados de uma pesquisa que farei agora para o núcleo de pesquisa de trabalho da PUC, mas com outro enfoque. Ou seja, são dois trabalhos em que vou fazer uma pesquisa, mas que apresentarei com enfoques diferentes. O capÃtulo do livro do núcleo de pesquisa será sobre a sobrecarga do trabalho remoto, especialmente envolvendo o What’sApp, e vou entrevistar 2 ou 3 pessoas que sejam praticantes budistas em suas relações de trabalho. Dessa pesquisa, além do capÃtulo que vou escrever, o tema do seminário de outubro trará algumas considerações vindas dela, mas com o recorte mais filosófico, trazendo a ponderação do que o Theodor Adorno fala sobre tempo livre, que é um dos meus “conceitos preferidos”. Também pretendo fazer um link com alta performance, plataformas (apps de produtividade) e sociedade do espetáculo. Mas é um trabalho que posso me dedicar mais a partir da segunda quinzena de agosto, pois neste momento realizarei a pesquisa “de campo” entrevistando as pessoas.

Criei um mapa mental sobre a Intercom para analisar a viabilidade de apresentar os resultados da minha dissertação do mestrado nesse evento, mas ainda sem muita certeza se consigo ou não, frente a outras coisas. Se sim, o trabalho deve ser submetido até agosto.
Além disso, há dois mapas mentais de conceitos que estou trabalhando para a minha tese, que podem ou não virar artigos de duas publicações que já tenho em vista, ambas da PUC, e uma delas com prazo apenas para o final do ano. Então está “suave”.
No próximo semestre eu pretendo cursar a disciplina da minha professora orientadora, que segue o que estou estudando sobre sociologia do trabalho, a disciplina de metodologia, que me ajudará com a tese de modo geral, e talvez uma outra disciplina, ainda a confirmar. Preciso me decidir até metade de julho, quando será feita a matrÃcula.
Parece bastante coisa mas o foco está acertado por aqui.
Esta semana:
– finalizar a apresentação para o seminário dia 28 (trabalho e identidade)
– finalizar revisão do texto para a disciplina de sociologia do trabalho
Ambos estão sendo finalizados.
Em julho:
– realizar entrevistas para a pesquisa que dará respaldo para o capÃtulo do livro e para o seminário de outubro
– definir se vou submeter o trabalho para o evento da INTERCOM
Em agosto:
– volta à s aulas
– apresentar o resumo, palavras-chave etc. e resultado da pesquisa para o capÃtulo do livro
Em setembro:
– preparação das apresentações para outubro
Em outubro:
– INTERCOM
– seminário do grupo de pesquisa
Em novembro:
– finalizar trabalhos das disciplinas
– finalizar textos para submeter para revistas
Tá tudo bem. ðŸ‘ðŸ»