Categoria(s) do post: Rotinas, Tecnologia, Rotinas

Um post para mostrar como tenho organizado a minha rotina diária no Todoist.

Rotina diária é tudo aquilo que preciso fazer todos os dias para garantir uma vida legal.

Eu tenho uma “pasta”, que o Todoist chama de “Projeto”, chamada Rotina diária.

Eu divido essa pasta em seções de acordo com os meus blocos do dia. Esses blocos podem ser alterados, se eu sentir que minha rotina precisa de mudanças. Sempre personalizo de acordo com as necessidades do momento.

Existem afazeres nessa lista que eu não preciso ser lembrada de fazer. Para essas, eu tiro a bolinha de “tickar” a tarefa. Para o que preciso ser lembrada de fazer, deixo “tickável” e coloco uma recorrência diária no prazo.

Como tirar a bolinha de tickar
Insira um asterisco antes do nome da tarefa

Como colocar uma recorrência diária
Escreva “todo dia” no campo de data (depende do idioma configurado na ferramenta)

Basicamente eu trabalho com o Todoist aberto e vou apenas verificando se estou fazendo tudo o que costumo fazer diariamente. Se faltar algo, eu faço antes do “encerramento do bloco”.

A quantidade de tempo em cada bloco é muito variável. Não é fixa, tipo, 2 horas para um bloco. Varia de acordo com os compromissos. É sobre sequência e não horários. 😉

Vale dizer que nem sempre consigo fazer absolutamente tudo o que está na lista, então para isso eu defino o mínimo viável diário, que são aquelas atividades que PRECISO fazer independente da complexidade do dia. Para selecioná-las, eu coloco um emoji de estrela no nome da tarefa e criei um filtro para visualizar apenas essas.

Você pode categorizar de outras maneiras, como usando o recurso de prioridades ou até de etiquetas. Eu preferi fazer assim. Desse modo, deixando no menu de favoritos, nos dias mais complexos eu acesso apenas essa lista para garantir que tudo o que esteja ali seja executado, uma coisa de cada vez.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

7 comentários

  1. Yolanda comentou:

    Oi, Thais!
    Esse post veio em ótima hora, já que estava pensando em adotar o todoist. Gostei muito do jeito que vc ajeitou a sua rotina e acho que vou fazer algo similar.
    Na verdade, te sigo há MUITOS e MUITOS anos, mas nunca consegui tomar jeito e me organizar de fato. Sempre me atrapalhava com algo e, no final, ficava triste e bagunçada. De uns tempos pra cá descobri o nome disso: Transtorno de Déficit de Atenção (predominantemente desatento). Passei 34 anos da minha vida meio perdida; mesmo fazendo faculdade, mestrado e trabalhando, levei a vida aos trancos e barrancos e nunca entendi o que tinha de errado, me sentia até meio burrinha. Agora estou tratando o meu TDAH, identificando o que preciso melhorar e como fazer isso, sendo que agora quero ajeitar a minha rotina e organizar os projetos. Vou usar o todoist pra rotina diária, pra lista de compras que se repetem e pras tarefas da casa (não só lavar a roupa, mas tirar a roupa da máquina e pendurar no varal_tenho colocado um alarme no final do dia pra verificar a lavadora). Não vou tentar o gtd totalmente, pelo menos por enquanto, pq é algo complexo pra mim (as pastas acabam me confundindo), mas separei as áreas de foco e ainda quero tentar o trello pra organizar alguns projetos maiores, não sei.
    Desculpa o textão, acabei tagarelando (já disse que tenho TDAH?rsrs), mas fica por todo o tempo que não comentei. Enfim, só queria agradecer a explicação do todoist e dizer que agora vou conseguir aproveitar mais o seu conteúdo!
    Beijinhos,
    Yolanda.

    1. Obrigada, Yolanda! Se puder, participe da nossa Semana de Organização que começa amanhã. 😉 Tem o link pra se inscrever aqui no blog e hoje farei uma live às 18h no YouTube explicando como se preparar para o evento.

  2. Ekatherinah comentou:

    Não sabia dessa do asterisco! Vai ser de grande ajuda, obrigada!

  3. Julia Garani Franco comentou:

    Tinha tentado usar o Todoist uma vez e falhei miseravelmente hahah, porém, agora estou de volta, e estou empenhada. Estou amando posts assim. Acabou voltando para o português, Thais?

    1. Sim, porque senão não consigo compartilhar com vocês. Fica mais fácil de ensinar.

  4. Laura Emerim Silva comentou:

    Voltei a usar o todoist recentemente (tentei migrar para o google tasks mas não curti tanto) e tinha esquecido completamente desse recurso do asterisco, ótimo lembrete, obrigada 🙂

  5. camilla comentou:

    Oi, Thaís! Muito bacana essa forma que você organizou as rotinas. Já apliquei aqui na minha conta do To Do Ist! 😀 Acho que vai ajudar a solucionar alguns probleminhas que eu estava tendo com essa lista. Obrigada por compartilhar!