Pular para o conteúdo

Como tenho organizado o meu e-mail no Gmail recentemente – Maio 2021

Compartilhando algumas atualizações de como tenho feito no momento. Você pode fazer uma busca por “e-mails” aqui no blog para conferir muitos e muitos posts anteriores com dicas legais de organização e ver como eu já organizei em outros momentos. Lembre-se que a organização é uma readequação constante da vida, justamente para que a gente se adapte ao que for necessário momento a momento.

Na caixa de entrada ficam apenas os e-mails não lidos.

A pasta de Enviados fica ali em destaque porque muitas vezes a consulto para verificar algum e-mail que enviei.

Ação e Aguardando são pastas usadas para armazenar o que eu preciso fazer e o que preciso fazer o acompanhamento do que outras pessoas estão fazendo, especialmente o que eu deleguei.

Revisar com calma – toda vez que fico vários dias off, na volta eu jogo tudo ali dentro pra limpar a entrada e ir tratando aos poucos.

Nas configurações do Gmail, você pode clicar em Caixa de entrada:

E selecionar Caixa prioritária para fazer a configuração que preferir visualizar na caixa de entrada:

Dessa maneira, tudo o que preciso ver diariamente aparece na caixa de entrada, como na primeira imagem.

Ah, vale dizer que em Todas as demais ficam as mensagens que li mas não processei, ou seja, não tirei da Caixa de entrada, categorizando em outro local mais adequado.

Caso você queira transformar os e-mails que estão em Ação e Aguardando “tarefas” em seu aplicativo de listas, como o Todoist, por exemplo, você pode renomear esses marcadores como Suporte a ações e Suporte a aguardando, para saber que estão armazenados ali os e-mails referentes ao que precisa fazer.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

9 comentários em “Como tenho organizado o meu e-mail no Gmail recentemente – Maio 2021”

  1. Oii Thais,
    Só queria dizer que acompanho seu blog desde 2011 (não lembro como cheguei aqui na época). Embora não acompanhe 100% dos conteúdos, sempre volto aqui. Suas postagens me transmitem paz e inspiração. Obrigada !

  2. Oi Thais!

    Uma prática que adotei com suas dicas foi manter, em minha conta pessoal e profissional, a pasta Backlog. No meu e-mail pessoal, por exemplo, tinha tanta coisa que acumulei mais de 6000 e-mails; joguei tudo na backlog e fui tratando aos poucos. Hoje tenho lá apenas 12 e-mails esperando checagem.
    Fazer isso me trouxe certo alívio mental. Me causava ansiedade olhar para a caixa de entrada e ver mais de 6k e-mails lá. Minha mentalidade com relação a isso mudou e adotar a backlog me ajudou a ter mais clareza sobre como lidar com as caixas de entrada.

  3. olá, Thais 🙂 que legal você sempre atualizar o conteúdo sobre emails!
    Você poderia, por favor, me ajudar em duas dúvidas? A primeira é quanto a emails que precisam ser respondidos mas demandam mais tempo ou consulta a informações as quais não se tem acesso no momento: estes também vão para a pasta de Ação? A segunda é quanto aos arquivos para referência futura. Você continua organizando por anos, ou usa outros marcadores.
    muito obrigada por esse blog rico!

  4. Priscilla Marques Moreira

    Como sempre, post maravilhoso super claro. Sempre que estou com dúvidas de como organizar determinada coisa, passeio pelo Blog e sempre encontro respostas, dessa vez não foi diferente, resolvi o problema de organização do email do trabalho. Obrigada por sempre.

  5. Thais, no meu trabalho, recebo muitos emails com invites. Onde eles estrariam? Antes eu deletava, mas agora tenho receio de perder o histórico de quando algo aconteceu. às vezes, no invite tbm tem algum link importante (ex: pauta de uma reunião)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *