fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Finanças: ajustes deste momento – Maio 2021

A área que escolhi dar um foco maior em 2021 é FINANÇAS. Isso significa que pretendo reorganizar tudo nessa área, estudar, me capacitar, para sair de 2021 com tudo pelo menos encaminhado para os próximos anos nessa área.

Eu tenho um único objetivo de longo prazo para finanças, que é conquistar independência financeira. Conquistar independência financeira significa, para mim:

– Não depender do meu trabalho para pagar as contas.

– Poder focar em iniciativas significativas e no legado, independente da condição financeira da empresa.

– Poder investir em qualquer projeto importante que a minha família queira fazer.

– Poder destinar regularmente um montante do faturamento da empresa para causas ambientais e humanitárias.

– Poder comprar uma casa dos nossos sonhos, que seja sustentável, porém com uma área verde e cômodos amplos (mas que ainda assim seja possível de ser mantida por nós, em termos de manutenção).

– Gerar empregos estáveis, que dêem segurança para a minha equipe, e que paguem bem.

E tudo isso é muito importante porque já me dá um direcionamento para pensar a médio e curto prazo, trazendo cada vez mais esse objetivo para o dia a dia. Fica a dica: quando você tiver um objetivo mais amplo, de longo prazo, tente especificar o que ele significa para você, mesmo que leve um tempo, porque quanto mais específico, mais mensurável será para você saber quando está chegando perto.

Eu tenho vários projetos com relação a finanças em andamento. Muita coisa para resolver, como contas inativas, migrar de um banco para outro, além de objetivos que quero alcançar, que envolvem basicamente o faturamento da empresa e os investimentos. Este é o ano de colocar ordem na casa, e tem acontecido.

Por exemplo, em abril, a Ana Luisa começou a trabalhar comigo e uma das suas responsabilidades é a gestão de planilhas de projeção de faturamento, gastos da empresa, fluxo de caixa etc. Com tudo isso mais visível e organizado, com uma pessoa cuidando de perto, tenho certeza que muita coisa boa virá.

Como todo mundo nesse momento global, eu também fico preocupada com dinheiro, faturamento e trabalho, mas busco focar nas coisas que eu tenho controle. Que, nesse caso, são essas análises, redução de custos, melhorar o trabalho para ter mais faturamento e tudo o mais.

Um fato que me deixa muito tranquila é ter uma casa própria para morar. Eu sei que, por pior que seja algum acontecimento, eu tenho um teto para morar. Por isso sou a favor sim de que cada um tenha pelo menos um imóvel em seu nome, mesmo que queira viajar o mundo. Tem um lugar só seu pra chamar de casa se o pior acontecer. Pelo menos acredito nisso. Eu sei que as condições são difíceis e que muita gente não consegue sair do aluguel – a desigualdade no país é muito desigual. Só comento mesmo o que me dá mais tranquilidade com relação a tudo.

Estou fazendo uma série de posts comentando sobre o status das diversas áreas da minha vida neste momento. Espero que esteja gostando. 🙂