Quebrando um hábito antigo: beber café todos os dias

O café é simbólico para a produtividade.

Originário da Etiópia, existe a “lenda” de que um pastor percebeu como suas ovelhas ficavam agitadas ao comer as folhas de café, e ele mesmo passou a “testar”. Viu que sentia uma vivacidade maior. Um monge da região ficou sabendo e passou a usar o café para resistir ao sono enquanto fazia suas orações. A expansão se deu pela Arábia (tanto que o café era chamado de “vinho da Arábia” na época). Em 1570, chegou à Europa, em Veneza (Itália), em 1652 na Inglaterra e em 1672 na França, onde foi aberta a primeira “casa de café”. Foram os franceses os responsáveis pela cultura de colocar açúcar no café. Hoje, o café é a bebida preparada mais consumida do mundo. (informações tiradas da Wikipedia)

Com a chegada da Revolução Industrial, em suas diversas fases, parecia quase impossível cumprir turnos de noite sem o consumo de estimulantes como o café. Não é à toa que as empresas oferecem cafezinho para os funcionários – é para mantê-los despertos e trabalhando. Antes disso, os ciclos de trabalho eram associados ao ciclo do sol (o ritmo circadiano). Podendo ter trabalhadores no turno da noite, as fábricas nunca paravam, e assim os proprietários obtinham mais lucro. Não demorou muito para a bebida se tornar um padrão no trabalho. E, até hoje, é associada ao foco, à produtividade, ao bom trabalho etc.

Você já fez a experiência de ficar sem tomar café se você era acostumado a beber todos os dias? A sonolência é absurda e ficar com dor de cabeça é comum, quase que como em um processo de abstinência. Você não quer ficar com sono, então volta a beber café. Eu já passei por esse ciclo e acredito que muitas pessoas já tenham passado também.

Quando comecei a estudar Ayurveda, percebi que o consumo de cafeína não é muito indicado para o meu biotipo, pois pode agravar alguns sintomas de desequilíbrio no corpo, como crises de ansiedade. Não apenas a cafeína, mas estimulantes de modo geral. E veja, o problema não é o café, mas o uso que se faz dele, o tipo de café que se toma, em que momento, e como seu corpo reage a isso. Tem um vídeo ótimo do dr. Robert a respeito (legendado).

Então, o que eu penso é que preciso, neste momento, quebrar essa rotina de beber café diariamente como um hábito. Não é que não vá tomar café nunca mais, mas não será uma coisa diária, não pensada, como se meu corpo precisasse todos os dias da mesma substância. Ayurveda é sobre isso.

Para deixar um hábito, preciso de um plano de ação, que é:

Hábito que quero deixar de ter
Tomar café todos os dias

O que pode estar me atrapalhando?
Sono errado (dormir mal de vez em quando)
Beber pouca água
Ter café disponível em casa
Não ter outras opções de bebidas em casa

O que posso fazer de concreto para implementar?
Garantir quantidade de horas de sono bem dormidas à noite
Beber 3 litros de água por dia
Substituir por chá
Valorizar mais o momento quando for beber um café ocasionalmente

Pretendo fazer alguns testes e ficar um tempo SEM café para ver como o meu corpo reage. O grande problema é ele virar hábito e válvula de escape, porque a causa do problema tem que ser tratada, e não usar o artifício mais fácil e rápido.