Continuando a série que iniciei há alguns dias fazendo uma revisão das diversas áreas da minha vida no momento, para compartilhar sobre a minha rotina, hoje querer falar sobre como está a área relacionada a carreira, propósito e trabalho de modo geral.
Como vocês sabem, todo mês eu gosto de revisar as minhas responsabilidades para garantir que eu esteja me dedicando ao que realmente gostaria ou preciso me dedicar. Mas, outro dia, postei no Twitter:

Esse é um grande paradoxo da pandemia: apesar de todo o caos e tristeza que estamos vivendo, a empresa cresceu, prosperou, assim como aconteceu com outros profissionais, mas a gente nem se dá ao luxo de ficar feliz ou comemorar, porque não é apropriado. Mas o fato é temos muuuuuita demanda por conta do momento que estamos vivendo, e o Vida Organizada passou de uma pessoa (eu) com sua assistente pessoal para atendimento, para uma equipe com sete pessoas, sem contar os prestadores de serviços. Meu lema para 2021 é “cresça com responsabilidade” justamente porque, quando se fala em contratação, você está falando em vidas, e você se torna responsável pela vida daquelas pessoas, pelo sustento da famÃlia delas, a qualidade de vida e tudo o mais. Eu me sinto mais experiente para o papel de liderança agora do que eu era em 2018, pelo menos.
Nosso trabalho hoje se resume a:
- Criação de conteúdo gratuito, que para mim é tão importante quanto a parte educacional. Não é menos importante só porque é gratuita. Faz parte de uma narrativa e ajuda pessoas do mesmo jeito. Então a dedicação ao blog, ao youTube, ao Instagram, ao Telegram e ao Facebook faz parte deste trabalho, assim como a organização de eventos online de tempos em tempos, encapsulando temas.
- O curso do Método Vida Organizada. Cada vez mais temos focado em centralizar os outros cursos dentro dele e, especialmente este ano, estamos revisando as aulas, regravando, fazendo novos workshops etc, além de trazer elementos de gamificação para aumentar o engajamento. Tem sido empolgante trabalhar nesse material diariamente.
Existem outras atividades pontuais, que são exceções, e outras que estão em conversação, como as atividades relacionadas ao GTD e meus próximos livros. Tudo se trata de priorização, repriorização, retomar, incubar e assim vamos indo de acordo com os objetivos.

Minha rotina de trabalho se divide basicamente em: trabalho concentrado pela manhã e trabalho “aberto ao mundo” de tarde (reuniões, lives, gravações). Todos os dias são assim, exceto quando tenho aulas do Doutorado, eventos, encontros dos grupos de pesquisa da faculdade etc. Vale dizer que o próprio Doutorado é um investimento e tanto na minha carreira e nesse trabalho com o MVO.
Estou trabalhando em casa, mas temos um escritório externo onde posso ir quando preciso gravar ou realizar alguns trabalhos. Em fevereiro e março não fui nenhuma vez para lá por conta do agravamento da pandemia, mas pretendo voltar a ter uma rotina de maior frequência em maio, até para sair um pouco de casa. Como vou e volto a pé e não tenho contato com ninguém, dá para fazer tomando todos os cuidados de verdade.

Nunca gostei tanto do meu trabalho e acho que estamos vivendo o nosso melhor momento em todos os sentidos. Senso de propósito muito forte, pessoas incrÃveis apoiando este trabalho, ideias boas sendo implementadas e uma rotina tranquila acima de tudo. Na medida do possÃvel, mediante tudo que tem acontecido, me sinto feliz, realizada e com o senso de que estamos construindo um legado bom. É isso.
Que incrÃvel Thais!
Trabalho com propósito e crescimento com responsabilidade são coisas aparentemente tão óbvias mas difÃceis de serem seguidas ou alcançadas pelas pessoas. Organização, mais do que nunca, mostrou-se questão de sobrevivência (planejar pra ir no mercado, planejamento financeiro, estudos, etc). Fico feliz que seu trabalho esteja crescendo e alcançando mais pessoas ^^