Categoria(s) do post: Estudos

Muitas pessoas têm me pedido para falar mais sobre os cursos que estou fazendo no momento, então pensei que seria útil escrever um post a respeito.

  • Em primeiro lugar, e principalmente, o Doutorado, que é na verdade Visão, horizonte 4, objetivo de médio prazo. Para o Doutorado, no momento estou cursando duas disciplinas neste semestre: Fundamentos da Sociologia e Desafios das Políticas de Proteção Social (Sociologia do Trabalho). Cada uma delas é um projeto e demanda trabalhos e relatórios de entrega no final do semestre.
  • Para ajudar com o Doutorado, especialmente a prova de proficiência em um terceiro idioma, estou fazendo um curso de francês online – Francês Ativo com a profa. Elisa. Estou adorando.
  • Também relacionado ao Doutorado estou fazendo o curso de Zen Budismo e a Sociedade do Cansaço, pela Casa do Saber, com o tradutor dos livros do Byung Chul Han no Brasil, e tem sido muito enriquecedor porque tem tudo a ver com a minha tese.
  • Curso “Planejando a minha pesquisa”, com a Dra. Priscila Dourado. Me inscrevi recentemente.
  • Curso “Mendeley, fichamentos e referências” no Udemy, com o Prof. Hercules Santos.
  • E, sem ser sobre o Doutorado, o curso do Paulo Cuenca, “O Super Poder”, que é sobre marketing de conteúdo com foco no Instagram.

Esses cursos têm aulas ao vivo e outras gravadas, e me organizo para assistir semanalmente. As do Doutorado têm prioridade (dois dias na semana, além das leituras), e o restante assisto um pouco diariamente, variando de uma aula de 20 minutos e um bloco de tempo de três horas, se eu quiser. Não tenho horários fixos para estudar. Meu tempo é livre. Estudos todos os dias, e escolho diariamente o que faz mais sentido estudar de acordo com o que preciso ou quero fazer.

Tenho pensado bem sobre cada curso que estou me inscrevendo porque a prioridade é o Doutorado em si, mas cursos que me ajudem com ele são prioritários também. Eu sempre faço um curso relacionado ao meu trabalho para me manter atualizada. E é isso. 🙂

Deixe seu comentário

12 comentários

  1. Isabel comentou:

    Muito bacana Thais! Quando puder, fale mais sobre esse curso sobre “Zen budismo e a sociedade do cansaço”! Parece muito interessante e atual! 😊

  2. Fernanda comentou:

    Adorei ter essa visão! E faço coro ao pedido para você falar mais sobre o curso “Zen Budismo e a Sociedade do Cansaço”.

  3. camila comentou:

    Muito legal compartilhar, tu inspira eu fico sempre pensando como ela dá conta. Meu pai!

  4. Diana comentou:

    Eu adoro ver como você divide sua “Universidade Pessoal” com todo o resto: é inspirador!

  5. Maria Carla comentou:

    Oi. Gostei da dica do curso sobre Mendeley, fichamentos e referências! Está gostando? Abraço!

  6. ROSILENE SOUZA comentou:

    Poderia falar mais sobre o curso “Planejando a minha pesquisa”, com a Dra. Priscila Dourado. Grata

  7. Liliana comentou:

    Nossa, parece tanta coisa. Uma capacidade incrível para se organizar e realizar. Com certeza, vou olhar mais conteúdo aqui

  8. Carla comentou:

    Inspirador Thaís! Seus textos me animam a estudar sempre. Quero fazer o curso do Paulo Cuenca. O que você está achando dele?
    Bjs

  9. Monica Loureiro Jorge comentou:

    Que bacana, Thais…Voce me inspira demais! Voce teria algum post onde fala como se organiza financeiramente / e em relacao a gestao de tempo para esses cursos?
    Vou ficar muito feliz em ler sobre isso….Sou sua fa e embaixadora ha anos.. Obrigada!