Categoria(s) do post: Diário da Thais, Estudos, Universidade Pessoal

Dando continuidade à série de posts que iniciei ontem sobre como eu reorganizo a minha rotina em todas as áreas da vida, de tempos em tempos, e em especial a cada estação, quando faz sentido, quero compartilhar essas atualizações com vocês pois, afinal, este é um blog onde escrevo sobre a minha vida, a fim de inspirar vocês a se organizarem também. Se estiverem gostando dessa ideia, posso fazer de forma recorrente.

Doutorado

Como vocês podem imaginar, o grande eixo principal de estudos da minha vida no momento é o Doutorado, que também me ajuda a direcionar estudos para o nosso trabalho com o Vida Organizada, pois muita coisa que aprendo e pesquiso posso trazer para o trabalho também.

O primeiro ano do Doutorado é bem volumoso porque é quando você está pegando o ritmo, tem que cumprir os créditos das disciplinas, tem muita coisa se ajustando ainda, sabe. Então tenho buscado construir uma rotina organizada que me permita realmente focar no que for prioridade. Tenho aulas duas vezes por semana, além dos encontros dos grupos de pesquisa, que acontecem duas vezes por mês (cada um, participo de dois). Curso duas disciplinas. Tenho dois trabalhos em andamento para artigos e seminários. E tenho alguns cursos que estou fazendo para me ajudar no Doutorado também, como: francês, Mendeley, escrita acadêmica e um sobre o Byung Chul-Han. Além da escrita da minha tese.

O que eu tenho buscado priorizar são as leituras e a escrita diariamente. Mesmo que eu não me sinta “inspirada” para escrever, me forço a estar ali disponível para isso, revisando o que escrevi, tomando notas, e muitas vezes sai um parágrafo ou outro. Ao longo do dia, anoto insights e ideias no meu bloquinho de notas.

As leituras do Doutorado se dividem entre:

  • leituras para a tese
  • leituras complementares interessantes
  • leituras para cada uma das disciplinas
  • leituras para os grupos de pesquisa
  • leitura para a produção de artigos e trabalhos

Todos os dias eu estudo em horários variados. De manhã, quando acordo. Um pouco depois do almoço. De noite, se não estiver tão cansada ou fazendo alguma atividade em família.

Universidade pessoal

Sinceramente, nos tempos do Mestrado eu não tinha muita coisa na universidade pessoal porque o que estava mandando ali era o curso do próprio Mestrado, e o mesmo acontece agora com o Doutorado. Para eu estudar algo “fora” do Mestrado, precisa ser muito essencial e necessário. No momento, são três assuntos: metodologia de pesquisa, francês e marketing digital / empreendedorismo (pelo meu trabalho).

O modo de organizar é o mesmo de sempre: eu estudo todos os dias e alterno as leituras. Se eu quiser me dedicar hoje mais ao francês, da próxima vez que for estudar eu mudo o assunto e estudo marketing ou metodologia. Sem microgerenciamento, apenas uma organização leve para não ficar demais em um assunto e abandonar os outros durante muito tempo.

Alguns pontos relevantes para comentar:

  • Faço as anotações de aulas e cursos de modo geral no commonplace book;
  • O diário de pesquisa é um caderno onde faço minhas escritas para a tese, descrevo insights, trago fichamentos relacionados, notas das minhas reuniões com a orientadora etc;
  • Alterno as leituras dos diversos projetos – livros que levam mais tempo, capítulos pontuais etc;
  • Leio todos os dias, mas nunca contei as horas – simplesmente faz parte da rotina;
  • Tenho o projeto de 12 livros de finanças para 2021, que tenho mantido (resenhas no YouTube);

Vocês não perguntaram, mas eu tranquei o curso de formação em Ayurveda. Me inscrevi nesse curso antes da pandemia para ter um hobby, conhecer pessoas novas e fazer um curso presencial que me permitisse cozinhar, mexer com plantas etc. Mantive os estudos durante um ano e foi ótimo, mas eu ainda quero viver a experiência completa. Então pretendo voltar quando estivermos todos vacinados. O bom é que consigo focar no Doutorado.

Se vocês tiverem alguma dúvida sobre esse processo, deixem aqui embaixo. 😉 Obrigada!

Deixe seu comentário

24 comentários

  1. dri comentou:

    Gostei muito do post, seria super legal se fosse recorrente sim! Obrigada por tudo, sempre!

  2. Camila comentou:

    Thais, obrigada por comentar que trancou o curso de Ayurveda. Isso ajuda a demonstrar para nós o que sempre fala sobre prioridades. Abraços.

  3. vanessa comentou:

    Olá Thais,

    Feliz em ver sua rotina

    Sobre seus cursos e vendo MVO acabei de fazer o modulo de estudos me bateu a curiosidade.

    “francês, Mendeley, escrita acadêmica e um sobre o Byung Chul-Han.”
    Imagino que o frances está em aprofundar ou basico.
    Mendeley curso mesmo?matriculada qual intenção basico ou aprofundar?

    E o Byung – não faço nem ideia.

    Ahhh outra coisa.
    Estou iniciando um novo projeto. Estudar Violino – Basico – ainda não decidi se por apps gratuitos ou prof online, mas certamente não será presencial por questões obvias.

    Mas estou usando MVO para me guiar o que já me ajudou a esclarecer sobre como proceder e agora assistindo um workshop melhorando bastante.

    Como sei que você SABE musica como foi esse estudo pra vc?
    Não me lembro de ter visto aqui a historia, para mim sempre foi Thais = musica, banda, beatles obvio rsrsrs nasceu assim .

    Conta, como é aprender musica? Instrumentos…

  4. tha comentou:

    Como concilia tudo isso com as tarefas da casa? não tenho filhos, sou solteira, mas sou responsável pela casa onde moro com meus pais e não consigo conciliar toda as tarefas com os estudos. Fico muito cansada e acabo não rendendo nos estudos.

  5. Jacqueline comentou:

    Olá Thaís! ESpero que esteja bem. Gosto muito de acompanhar sua rotina de estudos. Hoje me despertou interesse sobre alguns de seus cursos… Qual curso do Mendeley e de escrita acadêmica que você faz? Poderia indicar? Obrigada.

  6. va comentou:

    Olá Thais,

    Feliz em ver sua rotina

    Sobre seus cursos e vendo MVO acabei de fazer o modulo de estudos me bateu a curiosidade.

    “francês, Mendeley, escrita acadêmica e um sobre o Byung Chul-Han.”
    Imagino que o frances está em aprofundar ou basico.
    Mendeley curso mesmo?matriculada qual intenção basico ou aprofundar?

    E o Byung – não faço nem ideia.

    Ahhh outra coisa.
    Estou iniciando um novo projeto. Estudar Violino – Basico – ainda não decidi se por apps gratuitos ou prof online, mas certamente não será presencial por questões obvias.

    Mas estou usando MVO para me guiar o que já me ajudou a esclarecer sobre como proceder e agora assistindo um workshop melhorando bastante.

    Como sei que você SABE musica como foi esse estudo pra vc?
    Não me lembro de ter visto aqui a historia, para mim sempre foi Thais = musica, banda, beatles obvio rsrsrs nasceu assim .

    Conta, como é aprender musica? Instrumentos…

  7. Karine comentou:

    Thais, gosto bastante desse tipo de conteúdo, por favor, sinta-se confortável de produzi-los de forma recorrente.

  8. Regina Costa comentou:

    Muito boa a sua organização de estudos. Vou aproveitar algumas ideias.

  9. Fernanda comentou:

    Gostei muito deste tipo de conteúdo… pode fazer de forma recorrente kkk

  10. Juliana Albuquerque Santos comentou:

    Adorei o post, Thais. Se possível, fala mais da sessão de estudos em si. Teus hábitos, qual metodologia de estudos usa, como divide o tempo, se usa algum App (eu amo o Forest pra me concentrar e registrar o que tenho feito).

  11. Fernanda Mota comentou:

    Você pode compartilhar quais esses cursos que vc está fazendo, Thais? Obrigada 🙂

  12. Ana comentou:

    Thais, qual curso de escrita científica você está fazendo?

  13. Karina comentou:

    Oi Thaís!! Eu adoro ler sobre a sua rotina, eu uso muito a sua experiência para me inspirar, ou melhor, me dar um “norte”. Acompanho seu conteúdo há um bom tempo, invisto em livros e cursos sobre organização (os seus inclusive🙂), e conhecer a sua rotina e experiência é mais que insipirador, é acolhedor. Bjs e tudo de bom!!

  14. Cristina comentou:

    Thais, gostei muito do post. Interesso-me muito por esse assunto. Faça recorrente, por favor. Eu tenho interesse em aprender a estudar por ciclo de estudos. É possível fazê-lo tendo cinco disciplinas para estudar e apenas uma hora e meia por dia disponível? Ficaria uma disciplina por dia com intervalo de cinco dias para voltar à primeira disciplina?

    1. Não é sobre 1 disciplina por dia. É sobre estudar as disciplinas em sequência.

  15. Fernanda comentou:

    Muito legal essa nova série! Que você continue.
    Estou no mestrado e suas dicas de organização de estudos tem me ajudado muito.

  16. Valdirene Barbosa comentou:

    Amei o post. Acho que seria ótimo ser algo recorrente, Thais.
    Obrigada pelos ensinamentos e a forma leve que os apresenta.

  17. luara comentou:

    Olá! O que está achando do Mendeley? Estou fazendo mestrado, conheci ele esse fds por acaso, fiquei curiosa e tcharam ele apareceu por aqui, rs. Está gostando da ferramenta? Pro teu atual processo de organização ele fez sentido? Gracias!

    1. Ainda não usei o suficiente para ter uma opinião formada mas, quando a tiver, postarei aqui. 😉 Você está gostando?

  18. Roberta comentou:

    Adorei suas dicas!!! São inspiradora para colocarmos na prática. Obrigada