Categoria(s) do post: Saúde

Eu estudo ayurveda, cronobiologia, ritmos circadianos, higiene do sono, e entendo perfeitamente o poder da natureza e do respeito aos seus ciclos, e como o horário em que o sol nasce pode ser o melhor horário para os seres humanos despertarem.

Também sei que ter uma rotina, especialmente de sono, faz muita diferença para pessoas que sofrem de ansiedade, para crianças, e para pessoas que estejam em algum tipo de tratamento de saúde, pois essa regularidade organiza os processos do corpo.

Eu só não concordo que isso tenha que virar uma cobrança. TENHO QUE acordar cedo para ser mais produtivo. TENHO QUE levantar antes de todo mundo para parecer que já fiz muita coisa antes do dia efetivamente começar.

Milagre da manhã é acordar depois de uma noite de sono reparador, tendo dormido horas suficientes para descansar e ficar bem.

Clube das 5am pode ter a ver com as corujas e não necessariamente com você. Assim como pode ser ótimo.

Também pode acontecer de você gostar de acordar cedo mas sentir que precisa dormir até mais tarde de tempos em tempos, ou em dias mais frios, ou quando estiver com cólica, ou com dor de cabeça.

A vida é feita de fases. E a coisa mais importante sobre a rotina é você adaptá-la conforme as suas necessidades.

Deixe seu comentário

21 comentários

  1. Ana Paula Magno comentou:

    Todo texto teu me emociona porque é como se ele tivesse sido escrito exatamente pra mim, obrigada por me inspirar nessa busca (que não precisa ser dura!!!) pela produtividade <3

    1. MARCOS comentou:

      Verdade, são tantas cobranças que nós mesmos nos impomos que esquecemos de viver. Dormir cedo é muito benéfico, agora, se impor a acordar na madrugada, sem ter nenhuma formal obrigação laboral ou estudantil, acaba por estressar. Deitar antes das 23h já implica a acordar pelo menos às 8h e quanto mais cedo ir à cama mais cedo levantará.

  2. Eliana comentou:

    A cada dia que me observo e vou me reconhecendo percebo que não dá pra ser 8 ou 80, tem dias que acordo cedo e tenho dias superprodutivos, mas tem outros, na TPM, por exemplo, que faço o mínimo necessário porque o sono desregula e não é falta de vontade ou motivação, apenas meu corpo e mente querendo outras atividades. Thais, obrigada pelo seu trabalho, você é gigante.

  3. Katia comentou:

    Olá! Concordo com vc. Acredito que o importante seja o respeito à nós mesmo.
    Forte abraço!

  4. Cristiane comentou:

    A sua sensatez é o seu diferencial! Obrigada.

  5. Melissa vasconcelos Alessandra comentou:

    Excelente trabalho! O despertar da consciência é muito individual mas esse tipo de informação elucida muito!
    Obrigada pela iniciativa 🙏

  6. Amanda comentou:

    Adorei o texto, sempre me cobrarei por não conseguir levantar cedo, já estou nessa batalha a anos e continua bem difícil pra mim.

  7. Amanda Padilha comentou:

    Ah esse texto é um abraço mega carinhoso na alma! Puro acolhimento e amor! Quando eu passei a ser mãe-dona de casa me sentia mal por não ter um horário fixo de acordar e não ter mais disposição de acordar cedo. Passei dois anos pra descobrir que é mais produtivo atender meu ritmo do que me forçar a ter outro ritmo mais acelerado e viver estressada e atrasada como o coelho da Alice

  8. Cândida Alexandrina Nóbrega Cunha comentou:

    Concordo plenamente.

  9. Rachel comentou:

    Olá!! Muito bom o que vc disse aqui. E é tão simples que vou compartilhar com meu marido que acorda as 6 da manhã pra … Enquanto eu só queria dormir direto sem interrupções até às 8h da manhã. Faz ANOOOSSSSSSS que eu não tenho uma boa noite de sono, das que vc se deita pq está com sono e consegue dormir e acorda sozinha com uma pontinha de luz do dia no quarto Ms acorda bem pq não eh cedo demais, nem tarde demais pra sentir dor de cabeça de tanto dormir. Meu marido ronca, logo, eu não consigo dormir. Durmo só quando minha audição é vencida pelo cansaço. Isso lá pelas 2, 3 da manhã, e o individuo me cutuca logo cedo? Aahhhhhhhh e ainda tem minha sogra que levanta as 5 e acha ruim que eu insista em dormir mais pra acordar às 8 e tome café as 9, pq as 10 ela já tah almoçando!
    (Hahahaha é tão ridículo…🙄). Mas enfim…eu queria tanto que as pessoas, aliás que TODO MUNDO respeitasse os horários e a rotina dos outros. Ainda mais agora na Pandemia. Vai acordar cedo pra quê ? Pra ficar mais tempo acordada? Mais tempo ansiosa e mais tempo com fome, e mais vezes terá de comer pra compensar a ansiedade e a frustração? Eu prefiro dormir mais horas e ficar menos acordada nessa situação em que nada está acontecendo na minha vida. Nada mesmo. E quanto menos eu ficar acordada, menos vou passar nervoso já que agora moro na casa dos sogros com o marido.
    Me desejem sorte, sim?!
    Obrigada.
    🙏🏻

    1. Katia Ferreira comentou:

      Eita, Rachel. Que situação. Pelo que li você não tem direitos kkkk. Só deveres. Cuide-se. É preciso estar bem para todo o resto. Meu abraço acolhedor

  10. Regina comentou:

    Eu não me crítico por não gostar de acordar às 5a.m e não gostar de fazer exercícios pela manhã. Pelo contrário, respeito a minha essência e meus processos.
    Eu me amo e me aceito exatamente como eu sou.

  11. Jéssica comentou:

    Excelente, vemos muitas pessoas em diversos lugares querendo impor horários e rotinas que seriam a “panaceia” pra resolver os problemas de produtividade, sem pensar que cada pessoa possui necessidades físicas diferentes, ciclos diferentes e fases da vida diferentes.
    O texto mostra uma sensibilidade e coerência bem necessárias nos dias de hj.

  12. María comentou:

    Amei !
    Muito a ver comigo.

  13. Fabiola Lima comentou:

    Sempre sensata.
    Obrigada

  14. Thais comentou:

    Fiz o milagre da manhã no boom que todo mundo fazia, e percebi que em poucos meses aquele “up” já não era mais sentido. E logo depois, tive depressão e foi fundamental não só não acordar mais 5am, como não ter hora pra acordar – mudei todo o meu horário de trabalho para que isso coubesse.
    O curioso foi que, conforme eu ia me dando a possibilidade de acordar quando meu corpo quisesse (e me curando em diversos níveis) eu fui voltando a acordar cedo…ainda não cheguei ao brahma muhurta novamente, mas acredito que esteja caminhando para isso.

  15. Brenna Andrade comentou:

    Maravilhosa!! 👏👏

  16. Evelyn Dos Santos Mata comentou:

    Eu falei na terapia sobre. É uma cobrança intensa essa coisa de acordar cedo, intensificar leitura, etc antes de todo mundo de manhã… e eu não tava conseguindo, tava perdendo o horário do trabalho quase, pq não acordava bem… e ficava me sentindo frustrada.

    Essa cobrança de produtividade e positividade tóxica que a gente anda tendo.

    Ninguém tá bem.

    A psicológa deu um tapão… “por que se seu corpo te pede mais tempo dormindo, você quer cobrar dele acordar e ficar bem?” Atende seu corpo. Põe um prazo pra isso… e regula seu sono pra tentar levantar se te faz bem. Fases.

    Ando tranquila, porém vigilante para os chicotinhos da mente.

  17. Ana Paula Torres comentou:

    Se tem uma coisa que o Vida Organizada me ensinou e tenho tentado levar para a vida é isso: “A vida é feita de fases. E a coisa mais importante sobre a rotina é você adaptá-la conforme as suas necessidades.”.
    Aprendi que a rotina pode ser uma grande aliada na nossa vida!

  18. Lara comentou:

    Que post lindo e preciso, além dos comentários abaixo! Nesse tempo difícil em que todos vivemos eu descobri que amo acordar cedo por diversos motivos, mas sim, há dias que eu só quero ficar mais um pouco dormindo e às vezes me sinto mal, como se tivesse fazendo algo errado. Mas não, tenho que rever isso e respeitar meu corpo. Vivemos em uma sociedade que cobra demais da gente, em MUITAAAAS coisas e até nisso! Seus posts são incríveis, me faz pensar e ver as coisas de outra forma… uma forma mais leve e carinhosa comigo.