Categoria(s) do post: Trimestral

Eu gosto de revisar os meus objetivos de curto prazo sempre na virada de cada estação. Essa época me engatilha mentalmente a ideia de fazer esse tipo de revisão há alguns anos.

Até então, meu objetivos estavam no Notion, pelo teste que venho fazendo há alguns meses. Depois, ao migrar as listas para o Todoist, tentei migrar os objetivos. Mas percebi que a dificuldade de trabalhar no formato de listas para os objetivos é que eles não são lineares. Eles se apresentam mais como cenários, para mim. E foi quando eu lembrei do formato que melhor funcionava para esse tipo de raciocínio, para mim: mapa mental. Bora voltar os objetivos para o Mind Meister então.

Alguns textos estão tampados porque são bastante pessoais e eu prefiro deixar alguns objetivos assim “em segredo” até que aconteçam.

Pensando no cenário então entre o momento atual (abril 2021) e até dois anos (abril 2023), consigo imaginar o que gostaria de fosse verdade para cada uma das áreas da minha vida e colocar no papel. Sim, fiz todo o brainstorm no papel e, depois, passei para o Mind Meister para ficar organizado e permitir revisões futuras.

Para cada objetivo, eu me pergunto: o que posso fazer com relação a isso em 2021? Assim, identifico projetos.

Me chama a atenção ter conseguido “categorizar” os objetivos em algumas áreas, como Doutorado, saúde, finanças, MVO e gerenciamento da empresa, porque eles descrevem efetivamente o meu foco no médio prazo também: a empresa, com a holacracia, a construção do Método Vida Organizada, a preparação das finanças e da saúde para a velhice, a minha formação como pesquisadora e professora com o Doutorado e assim vai. Tenho três objetivos que ficam na categoria “outros”, que são importantes para mim igualmente.

Essa revisão a cada três meses me permite refletir sobre os projetos e verificar o encaminhamento de cada objetivo.

Não tenho pressa de viver a vida nem de alcançar as coisas logo. Gosto de curtir o caminho. Ter os objetivos apenas me dá uma direção para viver o hoje muito bem, priorizando as atividades na minha vida e fazendo coisas que eu goste.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Denise Silva comentou:

    Thais,
    A próxima revisão acontecerá no Inverno (Junho). Quando então vc altera para Objetivos de Curto Prazo (Junho 2021 –> Junho 2023)? Quando for Primavera (Setembro), então vc altera para Objetivos de Curto Prazo (Setembro 2021 –> Setembro 2023)? A cada estação atualiza o período e até revê os objetivos (insere, retira, altera…)? #MVO T3 migrada paraT7

    1. Isso é apenas o registro da minha revisão. Os objetivos vão sendo alcançados e retirados do mapa ao longo do tempo. 🙂 Mas é isso mesmo como você falou.

  2. Irene da Silva Patinha comentou:

    Olá Thais, meu nome é Irene e eu gostaria de fazer um curso de organização-arrumação de objetos e armários. Você ministra cursos com esse tema ? Eu sou uma pessoa organizada e procuro sempre limpar a área. Mas preciso de umas dicas de uma pessoa com expertise no assunto.
    Obrigada
    irene