Pular para o conteúdo

Reviṣo Mensal РMar̤o / Abril 2021

Percebi que não postava algo assim há algum tempo então achei que seria interessante compartilhar como tenho feito.

No último dia do mês, tenho um lembrete recorrente na minha agenda para fazer a “revisão do mês”. Mas o que significa essa revisão?

Eu realizo algumas atividades rápidas que me permitem ter uma ideia de como dediquei meu tempo de vida no último mês. Uma dessas coisas é escrever o post com o resumo do mês, que entra todo último dia do mês aqui no blog também. Essa reflexão para escrever me ajuda bastante a ter uma visão mais panorâmica do mês em questão e relembrar as coisas que aconteceram.

Reviso as minhas áreas da vida não no sentido de fazer planejamentos, mas de verificar se elas estão ok e, principalmente, se a área que escolhi focar este ano está com projetos em andamento e caminhando. A área que escolhi dar foco este ano é “finanças” e, sinceramente, não há um só dia em que eu não pense a respeito e aja com relação a algum projeto relacionado. Funciona muito bem fazer assim. Anoto acertos e erros desse processo.

Vale a pena, para quem está começando, criar uma lista de coisas a resolver na área escolhida para usá-la como guia ao longo do ano e ir escolhendo aquilo que deve estar em andamento e o que precisa esperar.

Gosto de ver os compromissos que tive e os eventos realizados, aulas que ministrei, conteúdos postados etc.

Uma atividade muito legal que o Ryder Carroll encoraja no livro “O Método Bullet Journal” é você pensar em coisas como: o que estou fazendo no momento / o que deveria estar fazendo / o que gostaria de estar fazendo. É uma reflexão poderosa que ajuda a identificar se há algo sendo procrastinado e, se sim, se perguntar: o que posso fazer para mover essa situação adiante? Também ajuda a identificar o que “destralhar” – o que está fazendo você perder tempo. São bons insights.

Eu também gosto de revisar as minhas responsabilidades profissionais e as responsabilidades dos papéis da empresa, justamente para identificar mudanças e providências que precisam ser tomadas.

Outro aspecto importante de ser revisado são as contas, gastos, faturas do cartão, quanto gastamos de delivery etc. Aliás, recomendo que você defina métricas de acompanhamento. O que você acha importante acompanhar todo mês nos âmbitos pessoal e profissional? Isso vai ajudando a construir uma rotina mais tranquila.

Também acho que vale a pena escrever em um pequeno parágrafo como me sinto de modo geral, apenas para ter um registro do meu estado de espírito ao final de cada mês.

Esse tipo de coisa não é perda de tempo, mas um presente de autocuidado que podemos nos dar mensalmente para pensar na própria vida, especialmente em tempos tão difíceis.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *