Categoria(s) do post: Dicas de produtividade, Diário

O livro “Faça tempo” traz boas dicas de produtividade de modo geral, especialmente para quem já tem algum método ou processo de organização rodando, pois são dicas que podem ser abrigadas e que complementam tais processos.

Uma dessas recomendações é a do destaque do dia. Eu gosto muito dela porque é uma atribuição de foco. Basicamente, os autores recomendam que você escolha diariamente algum tema de destaque que envolva:

  • nível de urgência (ex: finalizar trabalho para aula de hoje na faculdade)
  • nível de satisfação (ex: pesquisar terrenos na região que pretendo construir minha casa dos sonhos)
  • nível de alegria (ex: aprender a tocar uma música nova no violão)

Eles também sugerem um elemento interessante, que é: algo que leve mais de 1h, o que normalmente a gente atribuiria como um bloco de tempo, pode ser um destaque em potencial.

Uma vez que você eleja o destaque, o que você pode fazer:

  1. Coloque no papel. Pode ser um post-it, pode ser uma anotação com marca-texto dando destaque no seu caderno, ou um lembrete na agenda, desde que fique claro e fora da sua cabeça;
  2. Pegue leve, no sentido de que, se atribuir um destaque e não conseguir fazê-lo, bola pra frente. Veja se ainda é necessário e melhore para as próximas vezes em que escolher um;
  3. Se tudo parece importante, nada é. Você aprenderá com o tempo o que é prioridade. Mas uma dica minha (Thais) para essa escolha é pensar: o que me faria chegar ao final do dia com a sensação que meu dia “está pago”? Que valeu a pena? Às vezes a gente tem coisas obviamente importantes, mas muitas vezes não. É uma reflexão a ser aprimorada diariamente,

Vale lembrar que atribuir um destaque para o dia é uma atividade de planejamento, não de organização, e que para todo planejamento é importante ter as informações organizadas em algum lugar para consulta. Logo, é imprescindível que você tenha uma lista de afazeres organizada como um inventário de tudo o que precisa ser feito, e que a escolha do destaque do dia é uma atividade opcional de planejamento que pode te ajudar a ter foco no dia em questão. Uma coisa não exclui a outra – se complementam.

Em termos de execução, eu gosto de tratar tudo o que for prioridade para o dia até a hora do almoço, mas isso é apenas uma boa prática. Existem atividades que elejo como destaque mas que vou fazer só à noite. Cada um deverá encontrar a melhor maneira de realizá-la.

Fica aqui então a recomendação da prática e também de leitura, caso não conheça o livro citado. 😉

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Rogelma Ferreira comentou:

    Olá Thaís! Incrível a sua capacidade de síntese de um livro! Disse tudo em um texto claro e preciso. Amo a sua forma de escrever <3 Eu já li este livro mas jamais conseguiria sintetizar da forma como você fez! Gratidão. Bjs.

  2. Cristiane Capibaribe comentou:

    Fiquei na dúvida: o destaque do dia, precisa ter ao mesmo tempo: urgência, satisfação e alegria? Pois nem sempre uma coisa que é urgente, é alegre. 🤭
    Adoro as suas postagens e vídeos, estão me ajudando muito no meu processo de organização . Gratidão!