Categoria(s) do post: Diário da Thais, Decoração, Curtindo a casa

Eu já fiz um post aqui no blog sobre a organização dos livros nas estantes de acordo com suas cores. Depois daquele post, eu voltei a reorganizar a estante por assunto, especialmente para o início do Doutorado mas, sinceramente, não ficou legal. O elemento estético da organização dos livros por cores tem um efeito adicional nesse momento, que é o de me manter bem e vendo coisas agradáveis na minha casa em tempos de pandemia. Então, depois de alguns meses na reorganização por assunto, eu simplesmente resolvi reorganizar por cores. Simples assim. Não é tão difícil quanto parece encontrar os livros, porque mesmo dentro das cores eu procuro deixar juntos os livros de assuntos similares. E, em muitos casos, fica mais fácil encontrar pela cor da lombada que pelo nome mesmo. É isso.

Você pode se perguntar se essa reorganização não dá trabalho ou faz “perder tempo”. Bem, sim, claro. Toda coleção demanda cuidado, e cuidado é tempo. Por isso que a gente precisa avaliar que coleções que valem a pena ser mantidas ou que tipo de objetos queremos ter. No meu caso, cuidar dos livros, limpar as estantes, reorganizar, é um processo terapêutico. E, como tenho que limpar tudo de tempos em tempos, aproveito para repensar a organização.

Eu não gosto de fazer com pressa, mas também não gosto de ficar muito tempo com o escritório em casa bagunçado, então eu costumo levar um final de semana para fazer, em média. Começo em um dia, limpo e organizo até ficar cansada, paro e recomeço no dia seguinte.

Filmei um pouco desse backstage em uma live no Instagram que teve participação especial do Paul.

Algumas coisas que faltam para o escritório em casa ficar do melhor jeito possível no momento:

  • Me ajeitar com a cadeira. Eu levei a cadeira gamer para o escritório e trouxe uma daquelas cadeiras tipo “presidente” para casa, mas está me dando muita dor nas costas. Talvez eu traga a cadeira gamer de volta. Ela não é tão bonita, mas é muito mais confortável e, no momento, conforto é uma das coisas mais importantes.
  • Levar algumas coisas que estão aqui em casa e que devem ficar no escritório (caixas, pastas, documentos, equipamentos). Meu marido pretende levar de carro na próxima semana.
  • Comprar mais uma estante de canto na Evolukit para complementar a outra parede. Sim, eu já tenho as duas estantes das fotos acima, mas elas estão cheias. Vou fazer uma nova limpa nos livros antes, mas de modo geral acredito que, visualmente, ainda falta essa outra estante no canto.

Tudo coisa para fazer sem pressa nas próximas semanas. Quando finalizar, pretendo fazer um “tour” pelo home-office, mostrando como ficou.

Deixe seu comentário

17 comentários

  1. Fabiana comentou:

    As estantes ficam lindas assim, Thais! Inserir esses respiros de beleza e poesia na nossa rotina/casa vale ouro 🧡 e a participação do Paul tb foi um plus de afeto! Bjo!

  2. Adriel comentou:

    realmente, as organização por cor fica muito linda! <3

    eu organizado por gosto, sabe?! os q mais amo ficam de um lado, os de estudos do outro e por aí vai. qualquer dia vou tentar organizar por cores. essas imagens me inspiraram demais.

    bjs!

  3. Emerson Ferreira Nogueira comentou:

    Sensacional.

  4. Cristal Muniz comentou:

    Eu acho bem mais harmônico por cor, mas acho difícil depois pra achar os livros, fico sofrendo com isso o tempo todo rs.
    Essas estantes que tu tem agora são da Evolukit também?

    1. Sim, são todas da Evolukit. 🙂

      Uma maneira de achar é agrupando por assunto dentro das cores também. Eu acho bem tranquilo!

      1. Cris comentou:

        Alguma chance de xavecar eles para desconto pros seguidores?
        Estou no modo pobre de estante de aço.

  5. Mafalda Rodrigues comentou:

    Olá querida Thais
    Não prefere prateleiras fechadas, tipo armário, daquelas com portas de vidro?
    Pergunto isto pois aqui em casa “sofro” com o problema do pó, acho sempre que dentro de algo fechado os livros ficam mais protegidos e não dá tanto trabalho limpar.
    beijos aqui de Portugal

    1. Prefiro sim, mas são caríssimas aqui. Por hora funciona bem como está. 😉
      Obrigada pelo comentário.

  6. Fabine comentou:

    Não tenho ainda minha biblioteca, ela está começando a ser formada ainda hehehe
    O que costumo organizar por cores são os apps do celular. Uma bobagem que facilita bastante no dia a dia!

  7. ANA PAULA MAGRI comentou:

    Só queria dizer duas coisas:

    – Ficou lindo!!!!! 😍

    – O que é de gosto regala a vida!!!

    Abraço e fiquem bem!

  8. Thais comentou:

    Nossa, é de encher os olhos mesmo. Acho que vou implementar quando voltar pra casa (em isolamento no sítio, no momento). Não tenho tantos, mas vai dar um conforto também…

    Beijos e boa semana!

  9. Laila Avelino comentou:

    Thais, depois pode falar um pouco sobre a cadeira, marca e modelo e qual motivo escolheu?
    Não é por consumismo é que vc indicou o fone bose e ele meio que (depois do kindle e celular) é o meu bem mais precioso tanto pra focar e ler quanto para quando durmo em um lugar e tem alguém roncando, haha!

    Inclusive: obrigada pela dica, e também do livro a Arte do silêncio.

    1. Que legal, Laila. Eu comprei uma máscara de olhos com fone bluetooth pra dormir kkk quando chegar eu comento no blog.

      1. Laila Avelino comentou:

        Eu simplesmente não acredito pois pensa na logística pra dormir com o Bose! Ansiosa já pelo post, se bem que leio todos desde 1800 e bolinha (exagerada) só não sou muito de comentar, mas deveria, pois você é incrível! Seus livros aqui em casa são todos marcados (alguns mais até que minha bíblia) chamamos aqui de “manuais da família Brito” hahaha. Beijos lindona!

      2. Cris comentou:

        Deve ser maravilhoso para colocar barulho de chuva e afins!

  10. Roselim Xavier da Silveira comentou:

    Depois que organizei por cores, nunca mais tive vontade de mudar, dá uma paz ver eles assim bonitos. Thais, vc já leu o livro Joyful: The Surprising Power of Ordinary Things to Create Extraordinary Happiness, da Ingrid Fetell Lee? Leio pouco inglês, mas consegui uma versão e-book em espanhol. É muuuito bacana, acho q vc se identificaria com a ideia de colocar “beleza” nas coisas “pequenas” do dia a dia como forma de se sentir feliz. Bjo!