Organização no Notion: como estou fazendo atualmente (Fevereiro 2021)

Aparentemente me entendi com o Notion e, depois de alguns meses, consegui até sair do Todoist para organizar minhas listas nele. Sempre considerei o Todoist imbatível para essa função, e ainda é excelente, mas os testes que eu tenho feito no Notion me deram vontade de levar essas informações para lá também.

Atualmente, toda a minha divisão é feita assim:

Eu faço uma distinção fundamental entre o que são informações organizadas e aquelas que uso para fazer planejamentos. Essa distinção mudou completamente a maneira como eu me organizo e delineia grande parte do que eu ensino com o meu método de organização.

Vale dizer que o meu método NÃO É GTD, mas nada do que eu ensino com ele vai contra o GTD, de modo que tanto eu quanto qualquer pessoa que use o GTD consegue conciliar ambos, se quiser. Tomo um super cuidado com isso em primeiro lugar por respeito à criação do David, em segundo porque acredito que o MVO possa complementar o GTD em algumas frentes, especialmente no que diz respeito ao planejamento.

Como todo sistema, o meu está em constante construção mas, hoje, é assim que o Notion está configurado.

A ideia desses ícones veio da Marie Poulin, que tem um canal bem interessante (em inglês) no YouTube, com muitos conteúdos sobre Notion. Ela usa essa distinção de ícones para mostrar quando a página é um database (banco de dados), quando é uma página comum, ou quando é uma página com databases dentro. Isso fez muito sentido para mim e apliquei.

Sobre calendários, quero falar que, para mim, a agenda padrão é a do Google. Ainda não sinto a necessidade de migrar para cá (até fiz um post sobre isso), mas na página de calendário dentro do Notion eu mantenho os calendários editoriais, pois fazem sentido para mim. Já tentei usar no próprio Google, e fazia assim até o ano passado, mas sentia a falta de deixá-los em uma ferramenta com mais recursos para subir imagens, visualizar por categorias etc.

Penso que cada item mostrado aqui valeria um post ou vídeo por si só, e é o que eu pretendo fazer daqui em diante. Tem bastante conteúdo vindo por aí mostrando como eu faço. Agora me sinto amadurecida com o programa para ensinar coisas que vêm dessa vivência e não de testes rápidos que não mostram como ser consistente.

A página de próximas ações está bem legal e eu coloco alguns datasses dentro dela: próximas ações em si, rotina diária, lista de compras, conversas, ler / ouvir / assistir e follow-up. Como eu falei acima, pretendo fazer conteúdos em breve sobre cada um desses elementos, pois sei que geram curiosidade.

Este foi apenas um post inicial para mostrar como tenho usado, mas, como falei, ainda tem bastante coisa para mostrar. Se você tiver curiosidade sobre algum aspecto ou quiser sugerir algum conteúdo relacionado ao Notion, poderia sugerir nos comentários? Assim vou me organizando para postar o que for mais prioritário para todos. Obrigada!