Diário da Thais, GTD™, Rotinas, Criatividade, Propósito e felicidade, Vida Organizada, Mensal, Áreas da Vida

Revisão das minhas responsabilidades profissionais – Janeiro 2021

Notion.so

Gosto de fazer essa revisão mensalmente. Tinha feito no início de dezembro, então fazer agora no início do ano foi muito legal, pois o grande lance de revisar as responsabilidades profissionais é garantir que você esteja cuidando das suas responsabilidades direitinho, mas também questionar se realmente deve fazer tudo o que está ali. Talvez alguns papéis não façam mais sentido, ou algumas atividades possam ser delegadas. Somente essa revisão permite perceber isso.

Dois exercícios eu fiz desta vez e me ajudaram a ter mais clareza com relação às atividades que são (ou deveriam ser) prioritárias para mim:

  1. O que eu posso delegar
    (e não que necessariamente eu tenho como delegar agora);
  2. O que tem a ver com os meus valores.

Não necessariamente a gente tem como delegar atividades, mas só o fato de saber que PODERIA, se tivesse a quem delegar, faz muita diferença em termos de clareza sobre o que é prioridade, pois existem atividades que apenas você pode fazer. Essas devem ser prioridade, ou seja, devem vir primeiro no seu grau de escala de gerenciamento de afazeres no dia a dia. Simples assim. Porque, ao final do dia, você provavelmente não vai ter conseguido fazer TUDO o que você queria, mas pelo menos vai garantir que o que é prioridade você fez.

Com relação aos valores, é muito importante para cada vez mais você construir uma rotina que seja mais feliz para você em diversos aspectos. Essa é uma leitura um pouco mais de médio prazo, mas deve iniciar em algum ponto. Vendo quais são as atividades relacionadas aos seus valores, e aquelas que não são, você aos poucos vai tirando de um lado e colocando do outro.

Um exemplo simples no meu caso: escrever posts para o blog. Criatividade é um valor muito importante para mim. Então, se escrever para o blog está alinhado com esse valor, é uma atividade que tenho mais chances de manter justamente por esse alinhamento. No entanto, não significa que eu não possa delegar algumas atividades relacionadas, como edição de imagens, revisão final do texto e outros elementos relacionados. Com certeza você também deve ter papéis e responsabilidades que, quando revisados, te trarão esse tipo de insight.

2 Comments

  1. Bianca Pinto Freire de Moura Trigueiro says:

    O questionamento do que posso delegar, me trouxe muita clareza ao que é prioridade, de fato, para mim.

    A dica do exercício de observar quais responsabilidades tem a ver com meus valores. Amei! Já vou fazer também!

  2. Interessante… eu estava revendo prioridades para ver consigo economizar mais para investir em uma nova pós graduação este ano e estava pensando em dispensar minha diarista um dia na semana (ela vem 3 dias por semana). Porém, me dei conta que só poderei estudar se tiver alguém para cuidar da casa senão não teria tempo suficiente para estudar. Diante deste cenário, descobri que há outros custos que podem ser reduzidos e outras atividades que posso delegar (confesso que sou centralizadora…rs) sem impactar o bom andamento da minha casa, dando-me a tranquilidade necessária para estudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados