
Gosto de fazer essa revisão mensalmente. Tinha feito no inÃcio de dezembro, então fazer agora no inÃcio do ano foi muito legal, pois o grande lance de revisar as responsabilidades profissionais é garantir que você esteja cuidando das suas responsabilidades direitinho, mas também questionar se realmente deve fazer tudo o que está ali. Talvez alguns papéis não façam mais sentido, ou algumas atividades possam ser delegadas. Somente essa revisão permite perceber isso.
Dois exercÃcios eu fiz desta vez e me ajudaram a ter mais clareza com relação à s atividades que são (ou deveriam ser) prioritárias para mim:
- O que eu posso delegar
(e não que necessariamente eu tenho como delegar agora); - O que tem a ver com os meus valores.
Não necessariamente a gente tem como delegar atividades, mas só o fato de saber que PODERIA, se tivesse a quem delegar, faz muita diferença em termos de clareza sobre o que é prioridade, pois existem atividades que apenas você pode fazer. Essas devem ser prioridade, ou seja, devem vir primeiro no seu grau de escala de gerenciamento de afazeres no dia a dia. Simples assim. Porque, ao final do dia, você provavelmente não vai ter conseguido fazer TUDO o que você queria, mas pelo menos vai garantir que o que é prioridade você fez.
Com relação aos valores, é muito importante para cada vez mais você construir uma rotina que seja mais feliz para você em diversos aspectos. Essa é uma leitura um pouco mais de médio prazo, mas deve iniciar em algum ponto. Vendo quais são as atividades relacionadas aos seus valores, e aquelas que não são, você aos poucos vai tirando de um lado e colocando do outro.
Um exemplo simples no meu caso: escrever posts para o blog. Criatividade é um valor muito importante para mim. Então, se escrever para o blog está alinhado com esse valor, é uma atividade que tenho mais chances de manter justamente por esse alinhamento. No entanto, não significa que eu não possa delegar algumas atividades relacionadas, como edição de imagens, revisão final do texto e outros elementos relacionados. Com certeza você também deve ter papéis e responsabilidades que, quando revisados, te trarão esse tipo de insight.
O questionamento do que posso delegar, me trouxe muita clareza ao que é prioridade, de fato, para mim.
A dica do exercÃcio de observar quais responsabilidades tem a ver com meus valores. Amei! Já vou fazer também!
Interessante… eu estava revendo prioridades para ver consigo economizar mais para investir em uma nova pós graduação este ano e estava pensando em dispensar minha diarista um dia na semana (ela vem 3 dias por semana). Porém, me dei conta que só poderei estudar se tiver alguém para cuidar da casa senão não teria tempo suficiente para estudar. Diante deste cenário, descobri que há outros custos que podem ser reduzidos e outras atividades que posso delegar (confesso que sou centralizadora…rs) sem impactar o bom andamento da minha casa, dando-me a tranquilidade necessária para estudar.
Sou muito desatenta com horários, foco, prioridades, etc, porém essa pandemia me deu um upgrade de informações e desejos de mudanças. Fiz um curso ultimamente de organização residencial que me ajudou bastante na organização, mas tenho dificuldade com as prioridades. Boa sorte para nós. Gratidão
Caso o meu e-mail não esteja bom use esse juliovargues1952@gmail.com
Bacana. Caso eu deixe de fazer uma aula, tenho como assisti-la no dia seguinte?
Olá Thais!! Há muito venho em busca de uma melhor forma de organizar minha vida, nas múltiplas funções e responsabilidades. Neste mês conheci seu trabalho, e estou disposta a te seguir aqui pra aprender o q preciso, e praticar! Muito Obrigada!! Vc é fantástica!!
Preciso muito de ajuda
Thais, este foi o último post postado aqui no blog? Pois, no meu notebook ao acessar o blog não aparece mais nenhum e, como eu sou seguidora a muitos anos do blog, estou achando que há alguma coisa errada em relação a atualização do mesmo (nem que seja apenas no meu notebook!) 🙁
Estamos mexendo no servidor e por isso não podemos fazer muitas atualizações. Em breve normalizará. 😉
Adorei o texto e, inspirada por ele, fiz pela primeira vez uma lista (comentada) das minhas responsabilidades. Agora que finalizei, vi que me trouxe muita clareza!! Realmente é fundamental fazer essa revisão. A única dificuldade que tenho é na compreensão dos meus valores…. Vou procurar mais textos no blog sobre isso. Mesmo no curso que fiz do Vida Organizada, sempre tive dificuldade de definir meus valores. Então fica o pedido para mais textos sobre isso no blog!
Adoro você e o seu trabalho Thais! Beijos
Fiz um curso ano passado e esse método que você fala é realmente muito importante.
Método Eisenhower, envolve bastante reflexão, mas é muito eficiente.
A estrutura do blog ficou incrÃvel! Complexo e cheio de conteúdo assim, ficou muito bem organizado, arrasou <3