Como usar agenda diária de papel

Sim, ainda é possível usar agenda de papel. Isso não é demérito algum e muitas pessoas preferem usar ferramentas analógicas justamente para terem um momento de desconexão no dia a dia, especialmente no que diz respeito ao manejo da rotina.

Por isso, trouxe neste post como eu organizaria a minha vida se eu usasse uma agenda de papel hoje em dia:

Se for feriado, como no caso acima, você pode fazer um círculo vermelho em volta do número do dia para sinalizar.

Naquela parte de cima, onde temos informações sobre o dia da semana, você pode inserir informações que considere úteis, como a fase da lua, mood (como se sentiu), previsão do tempo e o que mais achar interessante.

A página do dia em si pode ser dividida em duas colunas. Dividi a lápis. Do lado esquerdo, onde estão os horários, você pode inserir os compromissos que precisam ser realizados em horários específicos. Como esse modelo de agenda que usei para o post vai só até às 20h, caso você tenha compromissos depois desse horário, pode valer a pena escolher uma agenda que tenha mais horários ou então simplesmente personalizar com seus melhores horários ali do lado.

Se você gosta de usar a agenda do Google, por exemplo, a agenda de papel ainda assim pode ser útil para você para fazer um registro / log de tarefas concluídas, por exemplo, diário ou registros gerais (de finanças, por exemplo, ou hábitos).

Na coluna da direita, você basicamente vai inserir ações. Ações pontuais, que precisam ser feitas uma única vez naquele dia, e ações recorrentes, que precisem ser realizadas outras vezes, em diferentes frequências. Você também pode usar um post-it para ações recorrentes se preferir, pois assim basta mudar de página quando concluir no dia em questão.

Eu usei ícones diferentes apenas para dizer que as informações de categorias diferentes, mas você pode usar os mesmos, se quiser, ou até criar os seus.

Na parte de baixo, você pode escrever observações sobre o seu dia em questão, se as tiver e, no rodapé da página, pequenos lembretes.

Vale dizer que, se quiser planejar compromissos ou ações, minha recomendação é que você faça a lápis, até mesmo para diferenciar do que está efetivamente agendado e também tornar mais fácil apagar, se tiver que.

Espero que o post tenha sido útil. Comenta aqui embaixo se você usa agenda de papel e qual sua experiência com o modelo? Obrigada!