Categoria(s) do post: Diário da Thais

Uma leitora do blog me pediu para escrever sobre esse tema. Ela disse que gostaria de aproveitar suas férias para adiantar algumas coisas da faculdade, já que quando está em ano letivo é muito difícil conciliar o trabalho com os estudos. Eu passei por isso na época da faculdade, depois na pós, no mestrado, então sei o quanto é difícil. Vou comentar o que estou fazendo antes do início do doutorado (mesma situação) e dicas para melhorar esse processo.

Pode parecer clichê o que vou dizer, mas aproveite as férias para descansar. Por mais leituras que você precise fazer, por mais que você tenha que escrever um TCC, faça isso, mas descanse igualmente. Não perca essa oportunidade de descansar a mente para conseguir voltar às aulas com uma qualidade melhor de energia.

Eu, no momento, tenho priorizado meu descanso, e me perguntei: como posso curtir essa preparação sem afetar a minha rotina, de modo que eu consiga descansar também? Talvez seja uma pergunta que você queira se fazer. A resposta vem!

Eu quis adiantar algumas leituras de livros clássicos das ciências sociais porque eu mudei de área do mestrado para o doutorado, então quero melhorar minha base teórica. Minha professora orientadora também sugeriu alguns, então criei uma organização básica com as leituras que quero fazer antes do curso começar. Dividi o número de páginas pela quantidade de dias e tenho uma média diária a seguir (não obedecer).

Penso que, se é possível adiantar algo nas férias, são essencialmente as leituras. Nada tende a acumular mais do que leituras e não há limites para o aprofundamento do conhecimento. Você também organizar ou reorganizar seus arquivos de referência, tanto em papel quanto digitais, e também suas pastas de e-mails. Digitalizar a papelada. Organizar seu cantinho de estudo em casa, garantir que tem todos os suprimentos necessários. Penso que sejam boas ideias para suas férias da faculdade. 😉

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Emerson Ferreira Nogueira comentou:

    Gratidão

    1. Orlandosilva comentou:

      Orlando silva

  2. Beatriz comentou:

    Tenho tentado fazer exatamente isso nessas férias, Thais! Tô organizando meu arquivo de referência (giganteesscooo) e tentando esquematizar estudo pras próximas semanas. No meu caso, quero revisar e aprofundar os fundamentos que já estudei até aqui… o quanto conseguir. Esse ano me encaminho para direcionar minha formação de forma mais específica, dentro da graduação. O post veio na hora certa! <3

  3. FABIANA FERREIRA comentou:

    Adorei as ideias recomendadas, o que eu tenho feito é por em dia as minhas leituras fora da faculdade, assuntos que deixei de lado durante o período letivo e me fizeram falta, como religião, espiritualidade e desenvolvimento pessoal. Andei até pensando em escolher poucos e bons artigos pra leitura sem prazo e correria só pra ir desenferrujando a mente…kkk mas ainda não tinha certeza só que queria ler bastante por gosto e dormir TB! Suas dicas são ótimas, tenho certeza que vou aproveitar o tempo melhor implementando algumas.

  4. Acho que quando você ama estudar (como eu) isso acaba fazendo parte da sua curtição das férias também, porque você estuda por prazer e não por obrigação. Mas aí vai de cada pessoa, né?
    Bjks
    Miss Biblioteca

    1. Orlando silva comentou:

      Orlandosilva

  5. comentou:

    Adorei as suas dicas, Thais.
    Vou aproveitar para organizar meus arquivos de referência, tinha esquecido completamente disso. No embalo vou rever as pastas do e-mail, tem algumas que não preciso mais deixar lá ocupando espaço.
    Estou animada que semana que vem vou participar do seu workshop! Gosto muito das suas lives, do seu conteúdo e você me inspira muito a levar uma vida mais tranquila.
    Abraço e até nossa primeira aula no workshop 💜