Categoria(s) do post: Roupas

Eu gosto de usar a técnica do armário-cápsula para organizar o meu guarda-roupa. A adaptação que faço é criar uma cápsula de peças para um perí­odo de tempo em que ela faça sentido para mim – não necessariamente por estação, mas uso as estações como direcionamento. Ultimamente, tem feito sentido organizar por mês e, para quebrar um pouco do tédio do looping da quarentena, eu achei divertido estabelecer um tema para cada armário! O último que fiz e postei no blog 1 mês em Paris. Entre novembro e dezembro fiz 1 mês na Toscana, rsrsrs, mas não deu muito certo porque choveu e fez frio, então tive que usar outras peças. Para janeiro, o tema é Santorini, na Grécia.

Só para reforçar, caso eu não tenha escrito com clareza: eu não vou viajar! Estamos em uma pandemia ainda! Mas justamente para trazer um pouco de criatividade, leveza e humor para o dia a dia, eu estou fazendo isso com o meu guarda-roupa.

Santorini é essa cidade na Grécia com céu e mar com um azul estonteante e as casas na costa todas branquinhas, com toques coloridos, especialmente o amarelo! Por conta disso, a paleta de cores do armário ficou fácil. Optei por azul marinho, azul royal, azul jeans, amarelo, bege (areia) e branco.

Depois disso, fiz uma análise geral de todas as minhas roupas separando as peças que eram dessas cores mas que também combinassem com o clima (calor e chuva, janeiro em São Paulo) e com o estilo da cidade (praiana, então listras e referências náuticas são bem-vindas).

Na sequência, usei como referência a orientação da querida Ana Soares sobre buscar ter uma parte de baixo que combine com pelo menos cinco partes de cima. Se essas cinco partes de cima combinarem com outras partes de baixo escolhidas, ainda melhor! Significa que o armário está combinando bem. Claro que não é uma obrigatoriedade, mas é uma orientação mesmo que me ajuda a pensar sobre quantidades e necessidades.

Eu separo as peças que compõem o armário e elas serão organizadas em uma parte mais acessí­vel do guarda-roupa, para ficar fácil de manusear no dia a dia. As peças da estação, mas que não foram “selecionadas” para a cápsula, ficam guardadas em outra porta do guarda-roupa, ainda acessí­vel, porém não tão visí­veis (em caixas de tecido). E as peças de outra estação completamente oposta (peças pesadas de frio) ficam guardadas na parte de cima do guarda-roupa, o famoso “maleiro”.

Partes de baixo:

  • 3 calças jeans: uma pantacourt escura larguinha, uma calça reta mais clara e uma calça pantalona de cintura alta jeans escuro.
  • 1 calça de linho bege pantacourt.
  • 1 calça de algodão branco pantacourt.
  • 2 bermudas jeans (uma clara mais surrada e uma mais escura, com um laço na cintura).
  • 1 bermuda bege de alfaiataria.
  • 1 short de sarja branco.
  • 1 macacão bege.
  • 1 kaftan curto com as cores da cartela.
  • 1 vestido branco de sarja e botões.
  • 1 vestido de malha nas cores da cartela.

Parte de cima:

  • Camisetas brancas.
  • Camisas brancas.
  • Camisa jeans.
  • Cardigan bege.
  • Suéter marinho de lã fininha.
  • Suéter listrado de lã fininha.
  • Regatas variadas (brancas, estampadas).
  • Blusinhas estampadas nas cores da cartela.
  • Camisetas listradas.
  • Camiseta azul marinho.

Calçados:

  • Sandália tipo Birken amarela e outra bege.
  • Havaianas branca (off-white).
  • Sandália de dedo de palha com pedrarias azuis.
  • Mocassim caramelo.
  • Sandália em tons variados de bege (de tiras).
  • Tênis branco.

Já estou usando essas peças há alguns dias e a escolha foi muito acertada, pois até agora atendeu absolutamente todos os climas e temperaturas feitos em São Paulo, desde os dias desérticos até os dias de chuva com vento frio.

Você já usou essa proposta de armário-cápsula? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário, se quiser. Obrigada!

Deixe seu comentário

20 comentários

  1. Dalva comentou:

    Amei, Thais, e essa paleta de cores seria meu guarda-roupa para a vida inteira… eu viveria de azul e mostarda para sempre! hahhahah

    As duas pantacourt bege são maravilhosas! Adorei!

      1. Nayany Ramos F Feio comentou:

        Parabéns Thais você tem um bom gosto…

  2. Ana comentou:

    Adorei a ideia. E já tinha gostado muito quando o tema foi Paris. Nunca fiz ármário-capsula mas o facto de ser um ármário apenas para um mês é uma ideia que até me pisca o olho 🙂 Talvez venha a fazer… está em aberto 😀
    Sigo o seu trabalho nas várias plataformas e gosto muito. É uma fonte de inspiração e motivação para fazer melhor 🙂

  3. Achei bastante divertida pensar em tema de viagem para um mês de roupa! Vou experimentar. Aqui em Portugal estamos a passar por uma vaga de frio então acho que vou escolher…Copenhaga! 😀 Tenho usado também a estratégia de imaginar que o meu armário faz parte de uma loja e que quando vou escolher a roupa para o dia seguinte penso: Que roupa vou “comprar” para amanhã? É divertido e faz ter um novo olhar sobre o que há!

  4. KR_LAPA comentou:

    Adorei as dicas e o modo como você pensa sobre as roupas. Ajudará muito a arrumar a mala para a futura viagem… que certamente todos queremos fazer quando tudo estiver mais liberado.
    Obrigada por compartilhar!

  5. Ana comentou:

    Amei a ideia e as peças !!!

    1. Jakeline comentou:

      Eu AMEI essa proposta de armário com vínculo com esse lugar lindão. Tenho uma das peças do seu guarda-roupa (a bata florida meio indiana)

  6. Amei a ideia de colocar um pouco de criatividade nesses dias sem fim em casa! 💙

  7. Juliana comentou:

    nunca fiz armário cápsula, mas gostei muito do exercício de criatividade de pensar num tema e separar peças pra um mês. adorei o tema escolhido e os looks. beijo!

  8. Emerson Ferreira Nogueira comentou:

    Sensacional

  9. Jessika Batista comentou:

    Adoro este tema de moda consciente por aqui. Todo mês merece um post 🙂

  10. Rogelma comentou:

    Adorei Thaís essa ideia de temas e a periodicidade de que m mês do armário cápsula. inspirador! Gratidão 🌻

  11. Maria Tereza R Maranhão Casado comentou:

    ai que delicia essa ideia de deixar tudo mais leve…amei !!
    e amo essa paleta de cores… moro em Maceió AL q é verão 98% o tempo de sol o ano todo… kkk então vou me basear na sua ideia !!!
    amei !!! seu blog venho sempre há muuuuitos anos !adoro

  12. CLAUDENICE PASSOS PALACI comentou:

    Thais, moro em Palmas, Tocantins há 18 anos! Nunca pensei que pudesse viver em um lugar tão quente! Sobrevive!!! Aqui, mesmo agora, no período mais chuvoso do ano, a temperatura não cai! Eu sou brasiliense, filha de pioneiros! E, em Brasília, eu conseguia identificar as estações um pouquinho melhor…Kkkkk!!! O fato é que, basicamente, são as mesmas peças ao longo do ano! O que me permitiu organizar bem melhor o meu guarda-roupa. Tenho péssimo gosto para as combinações de roupas, acessórios e calçados! Sempre pedi socorro às irmãs e agora às filhas. Porém, estou passando por uma transição fantástica e muito maravilhosa em minha vida, em todas as áreas! E descobri que eu me descobri! Simples assim! Ou seja, eu sou o que sou! E a forma como eu escolher me vestir tem haver com quem sou (personalidade) e em como estou! Adorei a ideia da paleta pensando em um ligar legal para ir! Exige muita criatividade e imaginação! Gratidão! Namastê!

  13. Vanessa Ferraz comentou:

    Gostei demais, amanhã vou separar as roupas que quero usar nas férias – sou dona de casa mas não tenho ficado um relaxo só pq não saio – e tem roupas esquecidas. Obrigada pela postagem

  14. Elessandra comentou:

    Amei! Poxa, como é prático pro dia-a-dia…Vai me ajudar bastante a não perder tempo. Tudo já separadinho e combinando…E esse link com um lugar de férias – Uauuuuuu!!!! Muito estimulante e divertido.

  15. Anne comentou:

    Vendo as fotos das peças no cabideiro e a descrição, não achei grandes coisas… Mas vendo as fotos de você vestida com algumas composições: Uau!! Adorei!!
    Acho que eu sempre gostei desse tema náutico (das cores e de listras), sem saber que era um tema… Já fiquei apaixonada, e pensando em investir mais nessas peças para o dia a dia, quando precisar de roupas novas.

  16. Vinicius comentou:

    Muita praticidade nessa ideia, mas gostaria de saber como organiza as roupas que estão fora da “cápsula”?