Mensal

Planejamento Janeiro 2021

Leia: Planejamento 2021 para uma visão mais abrangente do meu ano e Planejamento Trimestre 1, 2021, para uma visão geral do trimestre.

Neste post, vou compartilhar como fiz o planejamento de janeiro. Sim, ele é feito com base no planejamento do trimestre, acrescentando outros elementos que só fazem sentido na visualização mês a mês.

No planejamento 2021, tenho uma database com todos os meses do ano.

Clicando em janeiro, abre a página do mês.

Começo com uma frase que gosto de ler todo mês. Enquanto ela ainda fizer sentido, vou copiar e colar mês a mês. 🙂

Depois, vem a database de Projetos, filtrada pela propriedade Big Rocks – Janeiro 2021.

Se você reparar, é exatamente o mesmo esquema que eu fazia no Bullet Journal, anteriormente.

Ou seja, não importa a ferramenta, mas sim seu processo pessoal, o método, o raciocínio. Eu fazia antes no Bullet Journal, agora faço no Notion.

Mais para baixo (assim como eram as páginas seguintes no Bullet Journal), eu tenho outras informações que, para mim, são importantes de serem revisadas mensalmente.

Check-in, que é a análise da minha roda da vida feita no primeiro dia do ano, justamente para saber como estou entrando naquele mês mesmo. Eu costumava fazer desenhada mas, desta vez, fiz usando este site, que me dá uma versão online bonitinha.

Eu gosto de fazer essa análise mês a mês porque me permite refletir sobre por que não dei nota 10 em determinadas áreas. Elas podem até estar indo bem, mas de certa maneira têm me preocupado. Por quê? Refletir sobre essas perguntas é essencial para eu me entender, definir projetos, trazer soluções que vão deixar a minha rotina – e a minha mente – mais tranquilas.

Criei um Mood Tracker desta maneira para testar e ir marcando diariamente. A ideia é ir fazendo um registro de como me senti ao longo dos dias do mês. Em fevereiro eu vejo se vale mais a pena manter um mesmo database com filtros ou criar um novo.

Na sequência, um Habit Tracker. Aqui eu coloco o que faz sentido no momento, coisas que são importantes para mim, para que eu possa fazer esse acompanhamento. São basicamente hábitos de saúde que quero manter.

Na sequência vem o dabatase de limpeza detalhada da casa, que eu ainda não tenho muita certeza se vou deixar em aberto sempre, ou se a propriedade “feito?” pode ficar por mês (pode ser uma boa). Em fevereiro decido. 🙂 Por hora, vou usando para janeiro.

Na sequência, tenho um painel semelhante com reuniões e conversas que preciso agendar este mês. Não preciso colocar o print aqui porque todos são mais íntimos e não faria sentido mostrar tudo com tarja. rs Mas é semelhante ao database acima, só com o nome das pessoas ou da reunião e uma propriedade de “agendado?”.

Aí vem a parte de finanças. Em vez de usar uma planilha no Google Drive, pela primeira vez vou tentar fazer no Notion. Vamos ver.

Gosto de pagar as contas do mês tudo de uma vez no primeiro dia do mês mas, como em janeiro é feriado, ficou para o dia 4 (segunda). Coloquei qual a conta, a data de vencimento (para controle geral aqui, mas também está no calendário – agenda do Google), se foi paga, valor previsto e valor real (consigo ver quanto economizei ou quanto gastei a mais no final do mês). Também coloco se é receita ou despesa, o tipo (fixa ou variável) e a categoria (lazer, saúde, educação etc).

Tenho uma planilha para as finanças como pessoa física e outra para as finanças da empresa (como pessoa jurídica).

Compras do mês, de lugares onde compro apenas uma vez por mês, todo mês, se necessário:

Eu faço tudo isso no primeiro dia do mês, ok? E, se não conseguir, ou não puder, eu simplesmente defino a ação e coloco no meu Todoist ou agenda do Google, dependendo da natureza da ação.

Por fim, eu crio um link (bookmark) para os painéis de planejamento de conteúdo que tenho Trello em “calendário editorial”, e tá tudo certo.

Eu reviso sempre o planejamento do mês para planejar cada semana. 🙂

Faço o planejamento do mês seguinte por volta do dia 15 de cada mês e, no dia 1, reviso e faço reajustes.

Se tiver alguma dúvida sobre esse planejamento, pode deixar um comentário. Obrigada!

15 Comments

  1. Thais querida, em primeiro lugar: feliz ano novo! Desejo, sinceramente, que esse ano seja repleto de saúde e realizações para você e sua família. Que, no futuro, vocês se recordem de 2021 com muito amor e gratidão pelos ótimos momentos vividos. <3

    Agora, sobre o post: Inspirada por você, resolvi usar o Notion esse ano. Ainda estou me familiarizando com a ferramenta, mas já posso dizer que estou gostando bastante do (pouco) que já aprendi.

    Um grande abraço!
    Renata

  2. Oi, Thais! Obrigada pelo post. Na imagem do Bullet Journal, aquelas Big Rocks eram de um trimestre ou para um mesmo mês? Tenho dificuldade em alocar as Big Rocks semanalmente. Obrigada!

    1. É referente ao mês, pois é o tema do post. 😉

  3. caramba!!!! será que chego neste nível ?????

  4. Olá Thais, qual aplicativo você está utilizado para gestão de tarefas nesse post?

    1. Notion. Recomendo ver os posts anteriores da série, onde explico em detalhes. 😉

  5. thais o link da roda da vida só redireciona e não permite acessar o instrumento, alguma dica?

    1. Como o site não é meu, não sei o que dizer. Pois para mim funcionou normal. Recomendo fazer no papel mesmo. 😉

    2. Pelo Chrome não funciona mesmo. Fiz pelo Edge e deu certo

  6. Tatiana Tavares says:

    Thais, o site da roda da vida fica entrando em sites aleatórios… bet365, e outros. Fica redirecionando e eu não consigo ver a roda da vida… o site funciona mesmo?

    1. Pra mim funcionou normal… não sei o que pode ser.

  7. CLAUDENICE PASSOS PALACI says:

    Thais, gratidão por compartilhar conosco teus pensamentos, ideias, alternativas, projetos, conhecimento…! Eu me planejei para, neste ano, aprender a trabalhar com as ferramentas digitais de forma que, em 2022, já inicie o ano trabalhando mais com os recursos digitais. Eu AINDA prefiro o papel! Comprei um caderno lindo (400 páginas) para o Bullet e ganhei um Planner maravilhoso de presente! Já estou trabalhando com a Agenda do Google…a maioria das ferramentas e aplicativos do Gmail e do meu celular AINDA não sei utilizar! Estou bem com esta constatação e como me planejei para aprender, ao longo do ano, bem processualmente…tô tranquila! Nada de pressão! Foquei na lógica, no esquema do Notion…bem interessante e prático! A minha dificuldade, neste mês, tem sido com o microgerenciamento: tenho gasto muito tempo com o planejamento e quase nada com a implementação…o sistema tem que rodar! Como eu retorno ao trabalho amanhã, imagino que essa sensação de “férias” vai passar e vou engatar a segunda-marcha…Kkkkke acelerar o carro!!!

  8. ISABELA DOS SANTOS KRONING says:

    Infelizmente o link da roda da vida está redirecionando para sites maliciosos 🙁

  9. Oie Thais, achei fantástico a forma como fez o planejamento no Notion (era o que eu precisava)! Apenas uma dúvida, porque você optou por fazer as Tabelas “inline”, e não um database externo e “puxado”?

    1. Pra poder inserir outras informações na página se eu quiser. Mas na verdade eu acho que tanto faz, daria pra fazer com o database “puxado”. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados