Categoria(s) do post: Trimestral

Leia: Planejamento 2021 para uma visão mais abrangente do meu ano.

Neste post, vou compartilhar como fiz o planejamento do primeiro trimestre do ano.

Com base no planejamento anual, eu reflito sobre o que faz sentido concluir ou avançar no primeiro trimestre. Posso concluir projetos inteiros, assim como posso concluir partes de projetos maiores.

Eu faço esse planejamento mais ou menos na metade de cada trimestre, o que significa que, no meio de fevereiro, farei o planejamento do segundo trimestre do ano, que será reajustado na virada de um tri para o outro (final de março).

O mais importante dos planejamentos é a revisão regular e em épocas apropriadas. Não é pra revisar tudo o tempo todo, só o que precisa, senão a gente perde mais tempo planejando e revisando do que efetivamente fazendo.

Página do ano no Notion:

Database dos trimestres:

(veja mais no post anterior que publiquei sobre o planejamento de 2021)

Abrindo a página do primeiro trimestre, eu tenho dois databases: projetos e objetivos de curto prazo.

Eu coloco um filtro no de projetos para que ele me mostre apenas os projetos planejados para o primeiro tri.

Ou seja, é o mesmo database geral de Projetos, mas me mostra apenas o que eu determinei planejando para o primeiro trimestre de 2021. Isso é uma propriedade dentro dos projetos.

Por enquanto eu não criei a propriedade de todos os trimestre. Para mim, basta colocar que o ano de conclusão estimada é 2021, e vou planejando trimestralmente.

Embaixo da database linkada dos projetos fica a database linkada dos objetivos, igualzinho, mas sem filtro, pois gosto de ver todos os objetivos de curto prazo quando entro no planejamento do trimestre.

Vale sempre uma reflexão sobre cada um dos objetivos para amadurecer se são realmente objetivos, se são projetos para o ano, se são hábitos ou resoluções. É o que faço aos poucos. Pretendo publicar um post com essas reflexões. 😉

Para finalizar o planejamento do trimestre em si, eu penso: o que, desses projetos, ou como parte deles (e dos objetivos), eu posso fazer em janeiro? Essas serão as “big rocks”. Falarei em um próximo post. 🙂 Leia mais sobre big rocks aqui, enquanto isso. 🙂

Se tiver alguma dúvida sobre o meu planejamento do trimestre, deixe um comentário. Obrigada por estar aqui!

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. van comentou:

    Olá Thais,
    Muito bacana ver o planejamento do ano bem minimalista, se posso dizer assim, resume bem e deixa mto clean
    obrigada por compartilhar

    feliz 2021 vamos juntas!

  2. Ana Paula Sobral Cardoso comentou:

    Não sei usar o Notion, mas as 2 últimas imagens parecem ser a mesma… Se for um erro meu não precisa publicar.

  3. Georgia Molina comentou:

    oi Thais! eu só não entendi como você montou o planejamento no Notion… achei interessante, mas estou bem perdida lá hahha

  4. lucas bayo comentou:

    Olá Thais,

    Eu uso apenas o Todoist, lá criei uma lista de METAS para 2021 e dividi em trimestres. Fiz a roda da vida e lá estabeleci todas as minhas metas para cada área da vida. Espalhei essas metas que eu estabeleci ao longo dos trimestres. Você acha que tá ok esse jeito que eu fiz? Fiquei em dúvida se estou fazendo certo pois lendo aqui vi que você faz o planejamento ao longo do ano, né?

    1. Oi Lucas, tudo bem? Você já fez o curso do MVO? Só pra eu entender a base que você tem. 🙂 Porque o planejamento é um todo, né?

  5. Andrea Cestari comentou:

    Oi Thais! Se você faz o planejamento mais ou menos na metade de cada trimestre, então, quando você faz a revisão trimestral?