Categoria(s) do post: Diário da Thais, Anual

Chegamos em janeiro 2021. 🙂

Quem me acompanha há mais tempo sabe que eu inicio minhas reflexões para o ano novo no final de setembro, na época do meu aniversário, e nos meses seguintes vou refinando. O planejamento não se encerra quando vira o ano – ele continua sendo revisado e reajustado conforme a necessidade.

O resultado desse planejamento está no post de hoje. Atualmente, inseri essas informações no Notion.

Lema, 5 prioridades, área do ano e prioridades para cada área da vida já foram explicados em posts anteriores. 😉

Dentro da toggle Projetos, eu apenas “puxo” um database que está na página “projetos” e filtro pela propriedade “ano de conclusão – 2021”. (o mesmo vale para o toggle de objetivos)

Trimestres:

Dentro da toggle Projetos, eu apenas “puxo” um database que está na página “projetos” e filtro pela propriedade “planejando para o trimestre 1 – 2021”.

Meses:

Dentro da toggle Projetos, eu apenas “puxo” um database que está na página “projetos” e filtro pela propriedade “big rock – janeiro”. (planejo mensalmente)

Semanas:

Dentro da toggle Projetos, eu apenas “puxo” um database que está na página “projetos” e filtro pela propriedade “foco da semana 1 – 2021”.

Dias:

Ainda não fiz nenhum dia, mas a ideia é usar agenda (Google) e lista de ações (Todoist) para simplesmente executar, mas caso eu sinta a necessidade de ter um planejamento a mais, posso usar o Notion. Criei uma database de calendário para facilitar a visualização dos dias.

A ideia é entrar 2021 com o ano, primeiro trimestre e mês de janeiro planejados. Aí o restante vou planejando semanal e diariamente, conforme a necessidade.

Com o planejamento do ano, consigo ver o que será concluído no primeiro trimestre, por exemplo, ou que tenha um recorte que possa ser feito no primeiro tri. Isso vira o planejamento do trimestre.

Com o planejamento do trimestre, eu vejo tudo o que tem nele e consigo pensar: “o que posso fazer em janeiro?”. Além desse planejamento, ao pensar sobre o mês eu também vejo feriados, aniversários e eventos já agendados que entram como “big rocks”.

Com o planejamento do mês de janeiro, ao planejar a primeira semana do ano eu vejo o que é prioridade e consigo definir ações claras a serem feitas. Essas ações entrarão na agenda do Google (se tiverem que ser realizadas em um horário ou dia específico) ou no Todoist (todo o resto).

Eu ainda estou nessa transição para o Notion, para algumas informações, então ainda preciso fazer ajustes e testar durante algum tempo, mas é assim que entro em 2021 com ele planejado.

Só para constar, no ano passado esse mesmo planejamento foi feito no Bullet Journal, em papel. Veja então que não importa a ferramenta, e sim o raciocínio. Na ferramenta você apenas adapta como você organiza as informações.

Deixe seu comentário

19 comentários

  1. Livia Pinaud comentou:

    Olá, Thaís!!
    Antes de tudo… FELIZ ANO NOVO!

    Eu gostei MUITO dessa forma que você coloca todo o planejamento em um lugar só! Eu entendo que as informações “originais” ficam nos seus devidos lugares, mas você organiza em uma única página pra ter uma noção do todo. Muito legal!

    Eu já faço o planejamento anual há uns 3 anos, mas meio mais ou menos. Ano passado eu consegui fazer um recorte pra 10, 5, 3 anos e cada ano desses 3 anos (comecei com 2020, olha só!). Mas ainda é meio difícil de fazer, de ter uma ideia do todo. Vou tentar dessa forma que você fez!

    Muuuuito obrigada por compartilhar!

  2. suelane santana assunção comentou:

    Feliz Decada nova Thais, desde que começou o mês de planejamento, estou fazendo todos os exercicios no Evernote, Gratidão por todas as aulas, não perco uma.

  3. Rosana comentou:

    Thais, feliz 2021! Por “acaso”, estou aqui. Meio perdida com tanto conteúdo, mas com a certeza que aos 57 anos, preciso dar início ao meu processo de planejamento, resignificar minha vida. Gratidão por compartilhar algo tão significativo. Namaste!

  4. João Victor Oliveira comentou:

    Feliz Ano Novo, Thais!! Tudo de bom pra você em 2021 <3

  5. Lyzandra comentou:

    Oi, Thaís. Feliz 2021 pra você.
    Obrigada por compartilhar conhecimentos tão preciosos.

    Fiquei na dúvida sobre como organizar os Projetos no Papel. Coloco também só os nomes gerais e vou especificando as ações ao longo dos planejamentos trimestral, bimestral, mensal etc?

  6. Também fiz meu planejamento no Notion, seguindo suas recomendações de como planejar, mas organizei numa página que ficou mais com a carinha do seu planejamento no bullet journal :))
    Gostei tanto de como ficou visualmente que dá até mais prazer em revisar! heheh
    Agradeço pelas orientações das lives de fim de ano 🙏

  7. Oi Thais, um feliz ano para você e sua família! Será que você conseguiria fazer um vídeo mostrando essa estruturação Notion (principalmente como estruturou os projetos e depois “puxa” para o planejamento anual)? Eu comecei a usar mas ainda sou muito iniciante.

  8. Leandro Barbosa comentou:

    Feliz ano novo Thais,

    Adoro esse método de se organizar e se planejar para o ano e essa visão do planejamento que você fez no bullet journal é incrível.

  9. Natalia Lucciola comentou:

    Oi, Thais. Feliz ano novo pra você e sua família.

    Estou tentando começar no Notion, andei dando alguns googles pra entender a melhor forma de organizar meus projetos. Gosto da ideia de não usar o calendário da ferramenta, mas sim “tags” com os meses, trimestres, etc., como entendi que é o que você fez aqui, certo? Mas confesso que não acho a ferramenta tão intuitiva assim. Essa coisa de “puxar” projetos de 2021 de uma página geral de projetos, por exemplo, não consegui fazer. Reli outros posts seus aqui e não consegui achar nada que fosse mais ferramental, do tipo passo a passo no uso da ferramenta — até porque entendo que não é esse seu foco.

    Você indica algum site, referência para aprender a mexer no Notion?

    1. Vou fazer uma aula este mês no canal sobre o Notion. 😉 Fica de olho lá.

  10. DURIGA5180 comentou:

    Thank you!!1

  11. Marina Maria comentou:

    Também migrei meus projetos e horizontes elevados pro Notion e estou apaixonado há, mas ainda na fase de testes. Como ele permite muita coisa, vc às vezes fica um tanto perdida, mas acredito q seja a curva de aprendizagem. Ansiosa pela sua aula sobre. A live sobre o assunto com o professor médico foi ótima!

  12. Jessika Batista comentou:

    Oi Thaís! Vc coloca os objetivos de curto, médio e longo prazo todos dentro da tag Objetivos?

    1. Não uso tag de Objetivos. Não entendi a pergunta, poderia explicar melhor?

      1. DÉBORA comentou:

        Eu acho que ela quis dizer toggle

  13. Camila Herminio de Santana comentou:

    Oi Thais, como vai?
    Fiquei com uma dúvida: qual a ferramenta que vc está migrando para o Notion?
    Achei que os projetos, mesmo a longo prazo, vc registrava no todoist.

    Obrigada! =)

  14. Regina comentou:

    Olá. Que programa vc usa para fazer esta planejamento???