Anual

5 prioridades para 2021

Em 2017, eu li o livro “Ponto de equilíbrio”, e uma das coisas que a autora recomenda e que eu adorei fazer desde então foi definir 5 prioridades para o ano. A ideia é que ter essas prioridades claras pode ajudar em termos de escolhas mais macro e escolhas do dia a dia. Neste post de hoje vou compartilhar quais as 5 prioridades que elegi para o meu ano de 2021.

Todo esse exercício faz parte de outros exercícios que venho realizando para o planejamento do ano que vem e encorajo você fortemente a fazer também. O planejamento não é uma previsão, mas um caminho. E esse caminho é feito de revisões de exercícios anteriores, como este.

Prioridade 1
Tudo relacionado a finanças

A área que escolhi dar foco em 2021 foi finanças e, por isso, natural que ela apareça em primeiro lugar desta lista. Quando falo em “tudo relacionado a finanças”, significa que essa área será tão importante que efetivamente a prioridade dentro dela será colocar tudo em ordem, rever, reorganizar. Será um ano em que definitivamente essa área estará no meu foco e quero chegar ao final de 2021 com uma série de projetos concluídos, essencialmente sobre organização. Organizar investimentos, rever orçamento, aprender mais, crescer profissionalmente com responsabilidade, investir em pessoas, enfim.

Prioridade 2
Ficarmos bem durante mais um ano de pandemia

Já comentei em um post anterior, de agosto, a decisão que tomei internamente sobre a maneira como encaro a pandemia, para não ter ansiedade. Mas, além de mim, tem a minha família – tanto nosso núcleo doméstico aqui quanto a minha mãe e outros parentes que moram em outro lugar. Quero que todos fiquem bem. Portanto, isso será uma grande prioridade.

Prioridade 3
Melhorias no MVO e no processo de trabalho

2020 foi o primeiro ano em que me dediquei integralmente a este trabalho que realizo com o Vida Organizada. A coisa acontece onde você coloca sua atenção, e isso foi muito real com relação ao Método Vida Organizada – a partir do momento que foquei nele, a impressão é que foi aberta uma represa e que tinha toda uma demanda ali atrás esperando esse momento. Trabalhei muito este ano, atendi demandas diversas para ajudar a galera desde o início da pandemia, e agora sinto que é o momento de melhorar o curso, os processos, a equipe, eu mesma, os equipamentos, enfim, tudo relacionado a este trabalho.

Prioridade 4
Doutorado e tudo o que for relacionado

Independente de passar no processo seletivo agora ou não, o ano que vem terá o meu Doutorado como prioridade. Se eu não passar no processo seletivo agora, dedicarei o primeiro semestre a fazer ajustes no meu pré projeto de pesquisa e às leituras. Se eu passar, iniciarei toda uma nova fase da vida com disciplinas a serem cursadas, novo grupo de pesquisa e outras atividades, especialmente de leitura e estudo. Por isso o Doutorado como um todo será uma das minhas prioridades para o ano que vem.

Prioridade 5
Minha rotina pessoal

Eu venho construindo nos últimos anos uma rotina muito personalizada e adequada à mim, tanto com relação ao trabalho quanto com relação à vida doméstica, família, estudos, atividade física e tudo o mais. Assim como quero melhorar os processos de trabalho, penso que um grande foco de 2021 seja melhorar e fazer ajustes na minha rotina como um todo. Por exemplo, em 2020 eu finalmente encontrei minha melhor qualidade de sono da vida. Como fazer ajustes na rotina para que ela continue sendo? O que mais posso fazer na minha rotina como um todo para refiná-la? Será um dos meus focos para 2021.

Perceba que, aqui, a gente está fazendo mais uma exploração mesmo do que é prioridade, que surgiu da análise das áreas da vida este ano e de definir uma prioridade para cada área para o ano que vem. Analisando ambos exercícios, eu consegui imaginar que essas cinco coisas seriam prioridade para mim. Delas, eu posso pensar em projetos focados para o ano e outras ações, mais adiante.

Recomendo fortemente que você faça também essa reflexão para entender como será a sua relação com elas nos próximos meses. Se você já fez essa reflexão e quiser, compartilhe comigo aqui nos comentários quais serão suas cinco prioridades para o ano que vem. 😉 Obrigada!

17 Comments

  1. Thais, sempre pertinentes essas reflexões.Em dez/19 fiz um trato comigo mesma de cuidar da saúde e de mim, como um todo. Aí explodiu a pandemia, engordei, parei a atividade física, comi os problemas….e em setembro voltei a pedalar, a comer melhor(e menos) e me cuidar com leituras produtivas e relacionamentos não tóxicos. Uma dúvida: suas atividades físicas são em casa mesmo? Quanto tempo diário?

    1. O conceito de saúde que trago para a vida, com o Ayurveda, é de diariamente me analisar e me entender para saber e prover ao meu corpo o que ele precisa. Tem dias que faço duas horas de atividade física, como tem dias que faço 15 minutos. Depende.

  2. Para mim, tem feito uma enorme influência, estar a fazer o curso MVO. Já seguia aqui as indicações do blogue mas a estrutura está a ajudar bastante. Assim fiz as 5 prioridades no meu mês de aniversário, também em setembro, mas com vontade de rever. Afinal, a Vida flui e nós fluímos com ela, com constantes reajustes 😉 Grata por seu trabalho, sigamos neste caminho de constante equilíbrio.

  3. Show 🙂

    As minhas 5 prioridades de 2021:
    – Casa -> Construir a minha casa
    – Saúde -> Ficar com minha perna/quadril/coxa 100%
    – Carreira -> Definir a causa justa do meu trabalho
    – Autoconfiança
    – Relacionamentos interpessoais -> Minimizar interações ruins (esperadas) com pessoas

    1. REGINA SHIMIDT VALENTINO says:

      Amei Luca… ❤️ sou sua seguidora no Yt. Pena que tem vídeos tão curtinhos…

      1. Oi Regina, que legal!

        Estou lidando com essa questão para poder oferecer um conteúdo mais legal, muito obrigado pelo comentário, de verdade 🙂

  4. REGINA SHIMIDT VALENTINO says:

    Minhas 5 prioridades para 2021.
    Saúde/ disposição/ energia – Focar na atividade física
    Desenvolvimento intelectual/ Estudos – Mestrado
    Finanças – Reserva financeira
    Plenitude/felicidade – Ikigai
    Diversão/ lazer – Cachoeiras e praias da região – Palmas/To

    1. Show 🙂

  5. Júlia Paula Motta de Souza says:

    Oi Thaís, sou uma grande admiradora sua. Participei de um workshop em abril e resolvi me inscrever para o seu curso MVO e foi a melhor decisão que eu podia ter tomado esse ano, pois está mudando minha vida!
    De tudo o que você escreveu aqui neste texto uma coisa me chamou muito a atenção: “Por exemplo, em 2020 eu finalmente encontrei minha melhor qualidade de sono da vida.”
    Tenho problemas com insônia desde adolescente. Hoje estou com 50 anos e a insônia piorou! Com certeza essa será uma área de foco pro ano que vem. Preciso muito resolver essa situação que já está insustentável faz tempo. Já tentei muitas coisas e estou com vontade de tentar um tratamento Ayurvédico (que não conheço nada), de tanto ouvir vc falar bem dessa linha. *Minha pergunta pra vc é*: vc acha que a melhora da sua qualidade de sono tem a ver com a adoção de práticas da medicina ayurve´dica? Ou seja, quero saber se vc acha que investir num tratamento nessa linha poderá me ajudar a dormir melhor?

    1. Total. Indico a leitura do livro “Mude seus horários, mude sua vida”.

  6. Júlia Paula Motta de Souza says:

    Vou investir nessa linha de tratamento! Estou animada e cheia de esperança. Agradeço pela indicação do livro. Abraços e grata por tudo de bom que você vem trazendo para nós!

  7. REGINA APARECIDA SHIMIDT VALENTINO says:

    😘

  8. Ter descoberto o seu blog agora nesse final de ano foi uma BENÇÃO que eu não sabia que eu precisava. Obrigada por esse conteúdo tão rico e incrível!

  9. Rogério de Lima Felícissimo says:

    Minha prioridade para 2021
    Finanças
    Profissional
    Saúde
    Desenvolvimento intelectual e pessoal

  10. YWANOSKA GAMA says:

    Thaís,
    você me inspira muito. Confesso que tenho dificuldades em acompanhar tanta coisa que você produz. Seu ritmo é muito interessante, porque apesar de intenso, passa leveza e organização. Isso mostra muita coerência com o que você se propõe com o Vida Organizada. Parabéns e muito mais sucesso. continuo alimentando meu projeto de fazer um curso com você!

    1. Gostei, compartilho da mesma opinião 👏👏👏👏

  11. Dani Mores says:

    Adorei Thais. Obrigada por compartilhar. 😀
    Eu determino 4 prioridades para o ano. Em 2021 são:
    – Saúde e Disposição Física -> Iniciei em 2020 um processo de mudança de estilo de vida, que me sentir mais vibrante, energizada e saudável, então agora é continuar esse processo.
    – Hobbies e Recreação -> Em 2020 me dei conta do quanto eu precisava respeitar o descanso e o sono e o quanto hobbies e recreação estavam fazendo falta em minha vida, então comecei a me permitir mergulhar mais nisso e foi realmente muito transformador, agora é continuar esse processo.
    – Finanças -> Organização, Reserva financeira focada em metas a longo prazo, Separar rendas minha e do marido para tentarmos uma administração diferente do dinheiro e ver como isso impactará nossas vidas.
    – Profissional -> Parcerias, Abertura do Patreon, Criar uma identidade para minha marca.😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados