Categoria(s) do post: Anual

Após fazer uma revisão das áreas da minha vida em 2020 (uma visão mais abrangente além da revisão que faço todo mês), isso me deu uma noção mais clara do que eu gostaria que fosse prioridade em cada uma delas. Inclusive, se você quiser ver o exercício feito por uma aluna minha, convido você a assistir uma live que fizemos e que ficou gravada no IGTV do Vida Organizada, clicando aqui. Foi um bate-papo interessante e que traz esse mesmo exercício mas pela visão de outra pessoa que não eu, o que pode complementar o seu aprendizado.

Ainda não estamos falando em projetos, objetivos ou outras definições mais específicas. Estamos no terreno do brainstorm.

Você pode definir mais de uma prioridade para cada área, se quiser (não existem regras), mas tentar encontrar apenas uma é um exercício de foco. Não quer dizer que você só tenha uma coisa a fazer naquela área, mas que a que você escolheu é a mais importante no seu momento de vida, pensando nesse recorte de até um ano.

Para mim, serão as seguintes:

  • Saúde: ser um pouco mais rigorosa com a minha rotina diária de alimentação e exercícios.
  • Lazer: assistir mais séries na TV.
  • Estudos: o Doutorado.
  • Carreira: escrita do meu novo livro.
  • Casa: reforma da garagem.
  • Espiritualidade: leitura dos livros da tradição (continuar).
  • Família: ficarmos bem durante a pandemia.
  • Amor: mais momentos diferentes juntos mesmo em quarentena.
  • Contribuição: compartilhar mais para ajudar profissionais.
  • Plenitude: ficar bem, ansiedade sob controle.
  • Finanças: colocar tudo em ordem nessa área

Nem preciso dizer que a área que escolhi dar foco no ano que vem será finanças. 😉 É simplesmente a área que eu sinto que preciso alocar minha atenção no momento. Em posts futuros vou compartilhar o que costumo fazer ao escolher uma área. A título de curiosidade, em 2020 foi espiritualidade.

E você, já refletiu sobre as áreas da vida e suas prioridades para o ano que vem? Deixe um comentário, se quiser.

Deixe seu comentário

11 comentários

  1. Ana comentou:

    É um execício difícil… Mas vou fazer pela 1ª vez 🙂 Obrigada pelas dicas 😉

  2. comentou:

    Minha prioridade para 2021 é relacionada a minha individualidade
    ( auto / liberdade / conhecimento / marketing pessoal )

  3. comentou:

    ** Escrevi errado ,

    Minha prioridade para 2021 é relacionada a minha individualidade
    ( auto conhecimento/ liberdade/ marketing pessoal )

  4. Evelyn Dos Santos Mata comentou:

    Thais, e quando olhamos as áreas e ficamos pensando em como todas demandariam mais atenção?

    Em 2019 eu foquei em saúde mental e física, ou seja, minha individualidade como um todo… em 2020 com a pandemia eu me perdi completamente! Descobri que meu filho é autista, tiveram as aulas remanejadas para casa da filha mais velha, tive o profissional totalmente bagunçado e com isso minha saúde fisica e mental joguei tudo pra baixo do tapete… sabe quando algo que se estilhaça? Tipo isso que sinto olhando o todo da minha vida este ano… como se estivesse toda fragmentada e eu tivesse de catar os caquinhos espalhados sem me cortar.

    Alguma dica? Esse exercício ajudaria?

  5. Sabrina comentou:

    Fiz no ano passado e este ano acredito que realizarei o exercício novamente, talvez com períodos distintos (prioridades em cada estação, quem sabe). Gratidão, Thais!

  6. silvia comentou:

    Fiz no ano passado e escolhi como áreas prioritárias os estudos e financeiro. Deu super certo! Por um lado, por conta da pandemia, passei a ficar mais tempo em casa e não perdi tempo com deslocamento para o trabalho então acordo bem cedo e coloco minhas leituras em dia, meu inglês, foi e está sendo ótimo! E na área financeira defini metas mensais e estou conseguindo cumprir! Ter essa visão me ajudou muito a manter o foco nessas áreas que escolhi, fiquei bem animada para fazer o mesmo no próximo ano! Obrigada Thaís.

  7. Luísa comentou:

    Oi Thais! Muito boa essa reflexão!

    Uma dúvida, como você faz para alinhar as suas prioridades às prioridades do seu marido?
    Você faz essa reflexão e depois compartilha com ele, ou vocês têm um momento de fazer essa análise juntos, definindo as prioridades da família/casal?

    Beijos e obrigada!

    1. Oi Luísa, tudo bem? Vou responder a sua dúvida em formato de post nos próximos dias. 😉 Obrigada.

      1. Luísa comentou:

        oi Thais! Li a resposta, muito obrigada!
        Aqui em casa o marido não é muito organizado rs o que pretendo fazer é bem na linha do que você falou, o meu planejamento pessoal e alinhamos aquilo que impacta a família como um todo (como cursos que quero fazer e impactam a gente financeiramente, por exemplo). 😘😘

  8. vanessa comentou:

    Obrigada Thais em um video vc deixou claro que a roda da vida é instrumento e areas da vida são guias, essas prioridades com nome casa e carreira que nao necessariamente apresentam na roda da vida me ajudaram a ver como esqueci o processo e fiquei presa na ferramenta, acabei de estabelecer as minhas e algumas precisam de planejamento natural, mas isso é outro momento reflexivo obrigada