Pular para o conteúdo

Checklist Diária (novembro 2020)

A checklist diária é uma lista com todas as coisas que preciso ou posso fazer diariamente, tanto no trabalho quanto em âmbito pessoal.

A diferença entre uma checklist e uma lista de afazeres é conceitual, mas também prática. Em teoria, toda lista é uma checklist. Mas, para o que estamos usando aqui, checklist seria uma lista de verificação. Uma lista com coisas que você já faz normalmente, sem precisar de lembretes, mas gosta de verificar se está mesmo fazendo tudo.

Por exemplo, você pode fazer uma checklist de coisas para levar na mala toda vez que vai viajar. Quando for fazer a sua mala, você verifica essa lista, que é meio permanente, só pra garantir que não esteja esquecendo de nada que normalmente costuma levar.

App: Todoist

O conceito da checklist diária é o mesmo. Existem coisas que você já faz normalmente no seu dia a dia – não precisa de lembretes. No entanto, os dias podem ser corridos às vezes, e pode valer a pena você ter uma lista de verificação assim para bater o olho e garantir que esteja fazendo tudo o que precisa fazer.

Se você ainda tem coisas a fazer que precisa de lembretes, isso entra em uma lista de afazeres normal, para dar “check” e, se quiser, com recorrência diária, dependendo da ferramenta que usar (por exemplo: Todoist).

Se estiver em dúvida entre organizar uma ação em uma lista ou na agenda, leia este texto explicativo.

A checklist me ajuda a ter foco, especialmente naqueles dias em que ele parece ter sumido. Fico com a checklist aberta e vou apenas verificando se já fiz o que preciso fazer.

Um ponto importante na checklist diária é ela trazer o mínimo. Ou seja, não “tudo o que posso fazer”, mas “o mínimo que deve ser feito”. Você até pode ter itens como “se der tempo, fazer tal coisa”, mas tem que haver uma distinção clara.

A checklist diária não só pode como deve ser sempre adaptada à sua nova realidade. Você deve repensá-la sempre, pois é a espinha dorsal do seu dia. Logo, ela deve ser adaptada a todas as suas circunstâncias e será diferente de pessoa para pessoa.

Comece hoje mesmo a criar sua checklist e deixe-a em um lugar que conseguirá ver sempre – no seu caderno, no computador, no celular, não importa, contanto que você veja sempre.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

8 comentários em “Checklist Diária (novembro 2020)”

  1. Maria Gorete Teixeira Avelar

    Para mim isso hoje é primordial. Faço no celular nos dias da agenda. Funciona super bem. De eu não faço isso, torno-me improdutiva. Gratidão sempre, Thaís! Seus posts são ótimos e otimizados.. leio sempre.

  2. Se puder responder a minha curiosidade: Quando aparece Miracle Morning, você se refere ao livro? Acredita que os resultados que vem tendo profissionalmente deve-se a colocar em prática as orientações do livro? Comecei a ler, e me pareceu muito auto- ajuda. Quando mencionou o Mude seus horários, Mude sua vida , adquiri e fez mais sentido para mim os motivos por ele abordado para acordar seguindo o rítmo circadiano. Hoje tem acordado entre 5 e 5:30 h, meu nível de energia melhorou 100% e estou voltando a caminhar pela manhã com muita cautela. A mudança de hábitos sempre é um desafio. ( V.O t.4)

  3. Eu tinha parado de fazer essa checklist diária porque eu colocava como tarefa recorrente e me batia uma ansiedade por não dar um check. Achei uma boa ideia deixar apenas como uma lista simples para verificação quando preciso. Estou aqui criando a minha novamente 🙂 Obrigada pelo conteúdo!

  4. Estou há dias tentando criar/adaptar uma nova lista com recorrência diária. Embora seja somente identificar atividades que já ocorrem, me pego no micro gerenciamento tentando deixar o meu sistema bonitinho kkkkk

  5. As check Lists me ajudam muito quando estou com a energia baixa no escritório , eu simplesmente pego ela e vou fazendo as coisas uma por uma sem ter que ficar pensando muito .

  6. Obrigada por isso. Comecei a fazer a lista de próximas ações em substituição à lista diária. Em parte, tirou o peso de ter que resolver uma vida inteira em um único dia, mas ficou faltando uma maneira de lembrar dessas rotininhas que se repetem todos os dias.

    Fiquei perdida em algumas coisas. Mas agora tá perfeito.

    Que alívio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *