Pular para o conteúdo

Revisão das minhas áreas da vida – novembro 2020

Todo mês eu gosto de revisar as minhas áreas da vida. Isso inclui revisar três materiais:

  • Roda da vida, para poder avaliar meu nível de satisfação referente a cada uma delas
  • Painel com as áreas da minha vida, hoje no Notion, para identificar pendências, reavaliar o equilíbrio (ou desequilíbrio, se houver)
  • Painel com as minhas responsabilidades no trabalho, também no Notion, com os mesmos propósitos acima

Outubro passou voando para mim, pois tive muitos eventos. Por outro lado, muitos acontecimentos e projetos em andamento que deram uma mudada nas minhas áreas. Por isso a revisão mensal é tão importante – permite que eu não perca de vista o que acontece na minha vida e me permite sempre manter o equilíbrio.

Como eu não estou mais usando o Bullet Journal, tenho feito a análise da roda da vida no meu commonplace book. Foi interessante fazer a análise este mês.

Essas foram as áreas que eu dei nota máxima de satisfação:

  • Propósito
  • Contribuição
  • Social
  • Lazer

Essas foram as que não dei nota máxima:

  • Saúde: pós COVID
  • Estudos: ritmo do curso de Ayurveda + estudos Doutorado
  • Emocional: controle da ansiedade
  • Finanças: ter planejamentos melhores para investimentos
  • Família: preocupação com a minha mãe
  • Amor: mais tempo de casal
  • Plenitude: querendo entrar logo no Doc
  • Espiritualidade: resolver sobre retorno às atividades do centro budista

Não dar nota máxima não significa que estejam “ruins” – significa apenas que não estou plenamente satisfeita com elas, porque preciso fazer ajustes. Mas para nenhuma eu dei nota muito baixa, conforme vocês podem ver na imagem. Então são pequenos ajustes, o que é sempre é mais animador (listei tais ajustes acima).

A revisão das áreas da vida foi bastante tranquila porque eu tinha feito belas revisões de projetos antes de revisá-la, o que sempre traz mais clareza. Não identifiquei nada de diferente que eu tivesse que providenciar.

Já na parte de responsabilidades profissionais, existem muitas reflexões profundas sobre este trabalho porque, em outubro, eu trouxe algumas pessoas para começarem a trabalhar comigo e esse processo está sendo construído aos poucos e leva tempo. Até estar “em estado de cruzeiro”, traz atividades adicionais para mim. Eu preciso ter ciência desse volume e da dedicação que preciso ter. Faz parte. Logo, preciso me concentrar em desenvolver tudo para que na verdade me libere tempo para as atividades essenciais (criar conteúdo, produzir aulas, escrever, pesquisar).

Nem sempre o tempo de um mês entre uma revisão das áreas da vida e outra é suficiente para ter mudanças significativas, mas fazer essa revisão nesse intervalo de 30 dias é muito importante, porque me permite avaliar justamente essa necessidade.

Rapidão sobre a ferramenta: estou mantendo o Notion, mas sentindo falta do Mind Meister e de organizar em formato de mapa mental (as áreas). Mas vamos para mais um mês assim, testando. 😉

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

2 comentários em “Revisão das minhas áreas da vida – novembro 2020”

  1. Thais, gratidão por compartilhar tuas experiências pessoais e profissionais…a revisão mensal, no meu ponto de visto, é um hábito essencial! Nos permite manter o controle do andamento das tarefas e também o nível de estresse e/ou ansiedade baixos! Ter conhecimento de tudo o que está rodando atualmente em nossa vida e saber que está sob “certo” controle gera tranquilidade e paz!!! Tenho notado que, assim como um dia é totalmente diferente de outro, assim também são os meses! Creio que faz parte da dinâmica de funcionamento do Universo e da nossa própria natureza: o contínuo auto-conhecimento! Provavelmente, uma diversidade de experiências nos permite uma diversidade de dias, meses e anos diferentes…não é mesmo? Namastê!!!

  2. Olá querida! Acompanho você faz um tempinho e gosto muito do seu trabalho!
    Tenho at̩ o Diagrama do Fluxo de Trabalho РProcessamento colocado bem na minha frente para me ajudar a direcionar as coisas do dia a dia. Sou muito grata pelos seu trabalho e adoro seu blog! Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *