Rotinas, Criatividade, Vida de Escritora, Blogging

Como eu organizo a minha produção de conteúdo

Ultimamente essa pergunta tem aparecido muito para mim, tanto nas lives quanto aqui no blog. Eu já criei alguns posts sobre esse assunto, mas acredito que valha a pena trazer uma versão mais atualizada, porque os processos mudam o tempo todo.

Vale dizer que a configuração que tenho hoje só existe porque eu vivo deste trabalho. Durante quase 10 anos, eu conciliava a minha criação de conteúdo com um emprego convencional, então tinha menos tempo para dedicar a isso.

A criação de conteúdo é o meu trabalho principal. Seja o conteúdo gratuito, seja o conteúdo pago, através dos cursos. Assim o considero porque em ambos os casos considero meu conteúdo de teor educacional, apenas ajustando a linguagem de acordo com as pessoas, o comprometimento e a didática requerida (no caso dos cursos).

O Vida Organizada tem quatro canais onde posto conteúdo diariamente: o blog, o YouTube, o Instagram e o Telegram. E outros canais onde posto com outra periodicidade: a newsletter, o Pinterest, o Twitter e o Facebook.

Para produzir diariamente, em primeiro lugar eu preciso ter um lugar para armazenar ideias de conteúdos. Ando com um bloco de notas para cima e para baixo o tempo todo comigo, onde anoto algo que alguém me sugira ou ideias. Depois, tenho um “banco de ideias” no Trello, onde passo essas anotações. No Trello, eu também tenho um quadro chamado “catalogação de conteúdo”, onde estou, aos poucos, catalogando tudo o que já produzi nos diversos canais do Vida Organizada.

Do meu ponto de vista, cada canal é como se fosse algo completamente diferente, porque não é todo mundo que me acompanha em todas as redes. Logo, o momento do Vida Organizada no YouTube é um momento diferente do blog. Lá eu ainda estou conquistando território, conhecendo muitas pessoas novas, que muitas vezes não sabem que eu tenho um blog. O público do blog é quem prefere ler a ver vídeos e, em geral, já me acompanha há mais tempo. E por aí vai.

Com esse entendimento, tenho uma linha editorial para cada um dos canais, que costuma ter uma definição anual. Por exemplo, para este ano, a minha linha editorial para o YouTube era “back to basics”, porque percebi que, se só postasse conteúdo mais avançado de organização, sobre discussões que já vinham sendo tratadas no blog há mais tempo, o pessoal não entendia. Então meu papel lá este ano foi o de consolidar a base do que ensino sobre organização com o Vida Organizada. E é tanta coisa que é provável que essa linha continue para 2021.

Todos os dias eu produzo conteúdo. É simples assim. Tem dias em que escrevo um post – tem dias em que escrevo três ou quatro. Tem dias em que eu faço uma live no YouTube – tem dias em que gravo 12 vídeos. Tem dias em que posto uma foto da minha rotina no Instagram – tem dias em que faço uma sessão de fotos para o banco de imagens. Depende. Mas todo dia eu produzo.

Algumas mudanças vêm sendo feitas para ajudar nesse processo.

Meu marido começou a trabalhar comigo fazendo a edição dos vídeos. Eu ainda edito alguns, mas a maioria é ele que faz. Isso já aliviou bastante a minha carga de trabalho, porque editar leva tempo. Este mês também começará a trabalhar comigo uma pessoa que vai me ajudar com a parte mais “acessória” da criação de conteúdo, que é, por exemplo: organizar os destaques no Instagram, criar capas para os vídeos, divulgar um post novo do blog nas diversas redes etc. Isso também vai me ajudar bastante a focar no que apenas eu posso fazer: a criação do conteúdo em si.

Quando eu trabalhava em outro emprego e conciliava com o blog, foi apenas em 2011 que passei a publicar um post diariamente. O blog foi criado em 2006, e não tinha uma rotina definida de posts. Foi só a partir dali que resolvi postar diariamente, para habituar as pessoas a acompanharem este conteúdo. Deu muito certo. Em 2017, foquei em fazer isso com o Instagram. Também funcionou bem. E, a partir de 2018, peguei mais forte com o YouTube, a princípio fazendo um vídeo por semana e, depois, pelo menos um vídeo por dia. Em dezembro 2019, iniciei meus áudios diários no Telegram. Então veja que foi uma construção, e que fui abrigando à medida que ia delegando outras funções para poder produzir esse conteúdo.

Algumas pessoas ficam espantadas com a quantidade de conteúdo que eu produzo, mas isso não me sobrecarrega de maneira alguma. Eu AMO fazer isso. E, com organização, fica muito mais tranquilo.

A organização do calendário editorial se faz na agenda do Google hoje. Tenho um calendário separado para isso, e estou considerando criar um para cada rede em algum momento.

Procuro trabalhar com temas mensais e semanais – não que o conteúdo gire inteiro em torno disso, mas me ajuda a delinear. Eu faço um brainstorm de temas para o assunto do mês, levanto ideias de conteúdos, vejo no meu banco de ideias o que tenho, e sempre tem mais tema do que dias para postar, então acaba sempre sobrando assunto para os meses seguintes.

Eu também faço uma distribuição de categorias e temas que eu falo para alternar nas redes, de modo que, se eu falar sobre trabalho hoje no blog, no Insta vou falar sobre casa, por exemplo. Isso ajuda a tornar o conteúdo mais dinâmico para quem acompanha.

Vale dizer que esse planejamento é super flexível. Ele funciona mais como um direcionamento. Porém, caso eu tenha uma ideia espontânea que queira aproveitar para escrever, eu gero esse conteúdo e faço substituições sem problemas. não é algo “engessado”. Não deixo de compartilhar algo que seja espontâneo porque eu já tenho esse planejamento. Eu também já deixei de postar quando percebi que estava gerando conteúdo demais e as pessoas não estavam “acompanhando” (geralmente nos eventos que faço algumas vezes ao ano rola uma imersão nas comunidades e o pessoal acaba não acompanhando muito os outros canais e esse conteúdo acaba “se perdendo”).

É claro que a redação dos posts, por exemplo, não se limita a sentar e escrever todo o conteúdo de uma só vez. Tem conteúdos que eu apenos gero um parágrafo, depois desenvolvo mais. Tem textos que escrevo inteiros. Tem textos que precisam de mais pesquisa, então eu deixo algumas partes para escrever mais posteriormente etc. Varia bastante, mas todos os dias eu cuido desse conteúdo. Muitas vezes, quando estou em outros lugares, tipo ponto de ônibus, faculdade, avião e outros, eu aproveito para desenvolver textos e ideias em um bloco de papel que levo sempre comigo, pois assim aproveito momentos de escrita inspirada no dia a dia para desenvolver esses diversos conteúdos.

Ter um planejamento me ajuda a focar, ter um direcionamento, mas não me limita de maneira alguma – pelo contrário, me ajuda a colocar ordem nas ideias, que são tantas (ainda bem).

Se você tiver alguma dúvida sobre esse tema, que não foi respondida neste post, deixe um comentário! Obrigada.

32 Comments

  1. Olá Thais, tudo bem?
    Tenho uma questão para você. Normalmente escreve seus posts a papel e depois passa para o digital?
    E como faz esse processo? Escreve num google docs, no card do trello ou diretamente na plataforma de publicação?

    Obrigado

    1. Obrigada pela pergunta. Depende. Muitas vezes escrevo direto no WordPress, outras vezes escrevo no papel.

  2. Oi, querida. Seu curso de organização pra produção de conteúdo vai voltar a ficar disponível (acho que chama organização pra bloggueiros, se não me engano “. Tenho muito interesse nele.

    1. Ele teve uma reformulação e virou o curso “Jornada”, no menu. 😉

  3. Emerson Ferreira Nogueira says:

    Bem bacana.

  4. Maravilhoso, Thais. Acompanho vc faz muito tempo e é incrível como o seu conteúdo sempre tem algo novo, nunca é mais do mesmo, tem sempre algo legal pra aprender e aplicar. Obrigada por todas as dicas e inspirações.
    Tbm admiro a sua capacidade de produzir tanto sem ser monótona ou repetitiva rsrs. Bj

  5. Oi, Thais, tudo bem?
    Você também produz conteúdo (sem ser anotar as ideias) nos domingos e feriados? Ou tem algum Day off semanal?
    Beijos e obrigada

    1. Escrevo todos os dias mas, se não quiser escrever, tenho essa liberdade também. 😉

  6. CELIA REGINA ALMEIDA DE OLIVEIRA says:

    Thais, você é minha inspiração!
    Comecei a te seguir no YouTube e depois nas outras redes e te agradeço profundamente. Hoje tenho a vida mais organizada graça a você.
    Bjs de luz

  7. Thais, boa noite
    Estou te conhecendo hoje…e são tantas coisas para se ver! Uma pergunta básica: por onde devo começar?
    Um abraço.

    1. Temos uma página chamada “comece aqui” 😉
      http://vidaorganizada.com/comece
      Bem-vinda!

  8. Oi Thais tudo bem? você agenda conteúdo? se sim? mais ou menos para quanto tempo? como funciona essa dinâmica pra você?

    Produzo conteúdo, mas não vivo disso, então é bem corrido hehe

    1. Costumo agendar de 1 a 4 semanas.

  9. Oi Thais, obrigada por compartilhar! Uma pergunta…a newsletter vc envia com qual periodicidade? E o que vc pensa sobre esse formato hoje? Ainda considera o email um canal eficaz?

    1. Envio semanalmente. É muito eficaz para o meu negócio.

  10. Olá Thaís, tudo bem? não é uma dúvida o que eu tenho, mas sim, uma curiosidade. Por usar diferentes redes de comunicação, como que você se organiza ou o que pensa quando tem que produzir um conteúdo para alguma delas em específica? Por exemplo, para o Insta você leva conteúdo menores, mais rápidos e depois trabalha com eles de forma mais detalhada no site e YouTube?
    Um grande beijo!

    1. Cada rede demanda um tipo de conteúdo. 😉 Um mesmo tema deve ser produzido de forma diferente para cada uma delas.

  11. Camila Ferreira says:

    Thais.
    Obrigada pelo post, é muito gratificante receber seus conteúdos em minha caixa de e-mail, são aprendizagens diárias, parabéns e gratidão!
    Hoje, trabalho com conteúdos e confesso que se faz necessario muito planejamento, criatividade, mão na massa e estar com a mente sã, não é mesmo?
    Grande beijo

  12. Oi, Thais! Minha maior dúvida é como vc “acha” seus conteúdos. Por exemplo, às vezes vc se pergunta: “eu já fiz algum post sobre como eu organizo minhas viagens, enfatizando espaço em mala?” Aí como vc faz essa busca? Estou sempre acompanhando seu trabalho. Parabéns!

    1. Procuro no blog mesmo, mas estou construindo uma catalogação no Trello para todos os canais (leva tempo).

  13. Eu amei Thais, eu tenho um blog de viagens e tento conciliar com minha rotina punk do meu trabalho full-time, tem sido muito difícil encontrar inspiração e energia para criar conteúdo, pois o trabalho suga muito essa energia e o que sobra é preguiça e cansaço. Você tem alguma dica para ter uma rotina em que eu tenha um momento, ao menos que curto, para criar constantemente conteúdo?

    1. Ter sempre um bloco de notas com você para anotar ideias e escrever um pouco todos os dias.

  14. Juliane Martins says:

    Oi, Thais!

    Quando você organiza seu calendário de conteúdos, você já coloca qual será o post?
    Por exemplo, segunda será X no blog, terça será Y, quarta Z etc?

    Estou tentando montar um calendário editorial para mim e sinto essa dificuldade, não sei se assim é a melhor maneira de fazer ou escolho no próprio dia o que postar.

    Obrigada por dividir seus conhecimentos conosco 🙂

  15. Thais tudo bem?
    Como você sabe há vários formatos que de alguma forma devemos produzi para que nossas empresas possam se destacar no mundo virtual.
    Porém fica a questão: é necessário produzi tudo de uma só vez ou produzi aos poucos cada um deles. Qual abordagem seria melhor?
    Por exemplo: no meu caso eu me deparei com essa questão porque eu costumo escrever os artigos, crio as fotos, e em alguns casos eu acabo gravando um vídeo sobre o assunto escrito. Porém a gravação dos vídeos não é uma constante e isso muitas vezes me deixa chateado porque vejo que eu deveria ter gravado o vídeo e publicado junto ao artigo. Mas há uma grande questão aqui que limita a produção que é o tempo. Eu imagino que você sabe o quanto a produção de vídeo leva tempo. O que você faz com relação a isso ou recomenda que eu faça.
    Agradeço desde já por sua ajuda.

    1. Você precisa criar uma rotina de produção que se encaixe no tempo disponível e de acordo com o seu planejamento de publicações. 😉

  16. Maria Tereza R Maranhão Casado says:

    Thais, nem sempre comento mas acompanho seu blog há muito muito tempo e adoro |!!!Parabéns por tanto conteudo interessante sempre e há tanto tempo! Te admiro!!!👏👏👏

  17. Anna Duque says:

    Thais, você aconselha algum material ou site para estudar sobre como avançar nas redes sociais? Pois administro um site e um Instagram, e olhando as métricas fico sempre confusa qual rumo seguir. Você teria dicas quanto as questões de como avançar nas redes sociais?

    1. Oi Anna, tudo bem? É ter consistência. Tem muitas outras coisas que eu poderia escrever, mas essa é a principal. Não é um trabalho rápido, mas de longa distância.

  18. Rose Guedes says:

    Estou migrando para ilustração e essa organização super se adapta para a minha rotina hj, temas que surgem para desenhar, pesquisas a fazer como referências, estudos e tals. Confesso que da com um aperto no peito quando não consigo abrigar tudo e fico com desenhos não terminados enfim, escrever e ilustrar de certa forma seguem um caminho parecido. Obrigada pelo conteúdo maravilhoso. (Sou parte do seu público que prefere ler a ver videos, seguidora antiga) Bjus

  19. A parte da anotação das ideias eu tenho conseguido colocar no papel, mas fica espalhado, então estou me organizando para por tudo num lugar só, para poder desenvolver depois. Eu tenho um blog literário, que mesmo que não tenha muita visualização hoje eu gosto de escrever nele, pois é um hobby que curto muito. Gosto de ver essas ideias de organização pois mesmo que a gente não consiga colocar tudo em prática dá para adaptar para a nossa rotina, seja de casa, ou trabalho ou estudo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados