Diário da Thais, Plenitude & Felicidade, Criatividade, Estudos, Livros, Diário

Leituras diárias recorrentes

Existem alguns livros que eu leio todos os dias. Este post é para mostrá-los e explicar porque eu os leio todos os dias e como essa leitura me ajuda a ter uma vida mais organizada.

Os “livros” (nem todos são exatamente livros, como você verá) são os seguintes:

  • O livro da tradição Kadampa que estou lendo ou relendo no momento, para focar a minha meditação da leitura que fiz dele no dia;
  • “The Daily Stoic” – Ryan Holiday
  • “Atitude Mental Positiva” versão de bolso – Napoleon Hill
  • “1001 pérolas de sabedoria budista” – Publifolha
  • Deck de cards do GTD
  • “Luz sobre o Yoga” – Iyengar

Eu tenho um objetivo de médio prazo (leva anos de vida) de ler e estudar todos os livros da tradição budista que eu sigo, que é a Nova Tradição Kadampa. Essa tradição tem (até o momento) mais de 20 livros publicados e, como você pode imaginar, são leituras cíclicas, pois o que eu leio hoje terá um sentido diferente amanhã. No momento, quero ler todos os livros na ordem recomendada pela editora e, por isso, minha maneira e encaixar a leitura de uma maneira significativa é ler um trecho todos os dias e usar esse trecho como objeto de meditação. O trecho pode ser tanto um parágrafo quanto um capítulo inteiro (depende). Então essa é uma leitura que faço todos os dias, que eu posso até fazer uma analogia com quem é cristão e reza com a bíblia diariamente, pois tem a ver com a minha espiritualidade e quietude interior.

“The Daily Stoic” é um livro que leio e releio diariamente já há alguns anos, que eu tinha na versão Kindle e este ano me dei a versão impressa de presente. O livro traz uma compilação de trechos de livros escritos pelos chamados “estóicos” (Seneca, Marco Aurélio, Epíteto), com uma reflexão por dia usando o trecho + reflexões levantadas pelo autor da compilação. Eu adoro ler a reflexão do dia. Leio sempre que faço o “check-in” (rs) no meu home-office.

“Atitude mental positiva” é um dos meus livros preferidos com ensinamentos do Napoleon Hill e, no ano passado, comprei essa versão de bolso para literalmente carregar comigo sempre que sentir necessidade. No dia a dia, eu abro e leio uma frase, um parágrafo, que me ajuda a manter esses conhecimentos sempre presentes.

“1001 pérolas de sabedoria budista” é um livrinho pequeno, da Publifolha, que comprei lá atrás, quando comecei a estudar meditação (entre 2007 e 2008), e até hoje gosto de abrir e ler uma frase por dia. Faço a qualquer momento do dia, entre uma atividade e outra.

Esse deck de cards do GTD foi um presente do Jacques, também instrutor de GTD na Call Daniel, que só é vendido nos Estados Unidos (talvez dê para importar pela Amazon). Os cards trazem perguntas e reflexões relacionadas ao método GTD, tais como: “toda decisão para agir é intuitiva – o desafio é migrar de um estado de ‘espero que seja a coisa certa’ para um estado de ‘confio que é a coisa certa’ a ser feita”. São insights diários legais que ajudam a manter o método fluindo e sendo aperfeiçoado.

Muitas vezes os insights que tenho lendo esses trechos me ajudam a implementar práticas de imediato na minha rotina ou a criar conteúdos para todos os canais do Vida Organizada inspirados por eles.

“Luz sobre o Yoga” é um livro MARAVILHOSO de estudo da prática de yoga. Traz fotos e orientações passo a passo para as posturas (asanas), assim como seus efeitos. Eu costumo estudar uma ou mais posturas todos os dias e treiná-la nas minhas práticas diárias. Geralmente na prática do final da tarde, quando encerro meu expediente.

Esses são os livros (ou leituras) que leio diariamente e que me ajudam a manter uma rotina tranquila através da organização. O que quero encorajar com esse post é você se perguntar: que leituras eu poderia fazer diariamente para me ajudar a ser cada vez mais a pessoa que eu quero ser? Ou fortalecer cada vez mais aquela pessoa que eu já sou?

15 Comments

  1. Oie!
    Atitude Mental Positiva, do Napoleon Hill, está na minha lista de próximas leituras há meses e meses. Eu costumava ler diariamente, antes de dormir, mas não está rolando. Escrever a redação final da minha tese está sugando todo e qualquer fio de energia. Quando deito na cama, apago imediatamente rsrs Mas, tendo ser compassiva comigo mesma: é só uma fase!

    Thais, sério, você me inspira muito no quesito organização e uso racional e funcional do tempo. É tipo uma mentora para mim (de verdade!) rsrsrs A quantidade de projetos com diferentes focos que você consegue manter em andamento e concluir é no mínimo impressionante!

    Beijo!
    Renata

  2. Gostava de ler um trecho de “O livro dos espíritos” ou “o evangelho segundo o espitismo” mas ando meio brigada com Deus e parei de lê-los rs. Ando meio órfã de uma leitura desse tipo, q dê para ler uma frase por dia… Queria encontrar algo mais filosófico sem religião!

    1. recomendo um livro chamado A lógica da fé :))

      1. Obrigada pela dica!

  3. Evelyn Dos Santos Mata says:

    Thais, como ler e prender a atenção em livros já lidos? Por ex, sinto vontade de reler o Quem pense, enriquece do Nap também. Já o li e foi ótimo. Também tem outros títulos ‘eternos’. Porém sempre que me pego pensando em reler, mesmo que um trechinho, fico refletindo se vou me entediar fácil… Não sei se consegui expor uma linha de raciocínio.

    1. Depende do propósito da leitura. O “leis do triunfo”, por ex, ele mesmo diz que é um curso e vai orientando ao longo dos capítulos. Mas essencialmente depende do propósito da leitura e do livro. 😉

  4. GTD cards e AMP pocket a caminho @@

    1. Oi Luca, voce conseguiu pela Amazon mesmo ? Desculpe se estou sendo invasiva…

  5. Jessika Batista says:

    Thais, vc lê os livros na prática da manhã ou nos seus estudos pessoais pós expediente? Fico meio na dúvida de como encaixar esses estudos mais pessoais fora do meu horário comercial.

    1. Comentei no post!

  6. Boa noite Thais,
    Acho incrível sua capacidade de trazer para a vida cotidiana gestos e práticas que são, ao mesmo tempo, singelas e transformadoras.
    Aos meus olhos, parece que de seu projeto pessoal – que transbordou para levar e partilhar conhecimento – está nascendo um movimento. É linda essa inovação social que você está promovendo! E por isso celebro sua existência.
    Um abraço

    1. Concordo demais com voce, Ruth! Missao linda a dela! Voce escreveu lindamente tambem!

  7. Aline Schick says:

    Muito bom Thais! Adorei o post. Te conheci há 9 anos mas só nesse ano com todo esse cenário que estamos vivendo é que estou engajada em todo seu conteúdo. Ouço o Telegram todos os dias e assisto todas as lives possíveis. Atualmente tenho 4 livros que leio quase que diariamente..estou me sentindo cada vez mais realizada. Próximo passo é implementar 100% o GTD. Obrigada!

  8. Minha leitura diária que me lembra da pessoa que eu quero ser: Vida Organizada. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados