Leituras diárias recorrentes

Existem alguns livros que eu leio todos os dias. Este post é para mostrá-los e explicar porque eu os leio todos os dias e como essa leitura me ajuda a ter uma vida mais organizada.

Os “livros” (nem todos são exatamente livros, como você verá) são os seguintes:

  • O livro da tradição Kadampa que estou lendo ou relendo no momento, para focar a minha meditação da leitura que fiz dele no dia;
  • “The Daily Stoic” – Ryan Holiday
  • “Atitude Mental Positiva” versão de bolso – Napoleon Hill
  • “1001 pérolas de sabedoria budista” – Publifolha
  • Deck de cards do GTD
  • “Luz sobre o Yoga” – Iyengar

Eu tenho um objetivo de médio prazo (leva anos de vida) de ler e estudar todos os livros da tradição budista que eu sigo, que é a Nova Tradição Kadampa. Essa tradição tem (até o momento) mais de 20 livros publicados e, como você pode imaginar, são leituras cíclicas, pois o que eu leio hoje terá um sentido diferente amanhã. No momento, quero ler todos os livros na ordem recomendada pela editora e, por isso, minha maneira e encaixar a leitura de uma maneira significativa é ler um trecho todos os dias e usar esse trecho como objeto de meditação. O trecho pode ser tanto um parágrafo quanto um capítulo inteiro (depende). Então essa é uma leitura que faço todos os dias, que eu posso até fazer uma analogia com quem é cristão e reza com a bíblia diariamente, pois tem a ver com a minha espiritualidade e quietude interior.

“The Daily Stoic” é um livro que leio e releio diariamente já há alguns anos, que eu tinha na versão Kindle e este ano me dei a versão impressa de presente. O livro traz uma compilação de trechos de livros escritos pelos chamados “estóicos” (Seneca, Marco Aurélio, Epíteto), com uma reflexão por dia usando o trecho + reflexões levantadas pelo autor da compilação. Eu adoro ler a reflexão do dia. Leio sempre que faço o “check-in” (rs) no meu home-office.

“Atitude mental positiva” é um dos meus livros preferidos com ensinamentos do Napoleon Hill e, no ano passado, comprei essa versão de bolso para literalmente carregar comigo sempre que sentir necessidade. No dia a dia, eu abro e leio uma frase, um parágrafo, que me ajuda a manter esses conhecimentos sempre presentes.

“1001 pérolas de sabedoria budista” é um livrinho pequeno, da Publifolha, que comprei lá atrás, quando comecei a estudar meditação (entre 2007 e 2008), e até hoje gosto de abrir e ler uma frase por dia. Faço a qualquer momento do dia, entre uma atividade e outra.

Esse deck de cards do GTD foi um presente do Jacques, também instrutor de GTD na Call Daniel, que só é vendido nos Estados Unidos (talvez dê para importar pela Amazon). Os cards trazem perguntas e reflexões relacionadas ao método GTD, tais como: “toda decisão para agir é intuitiva – o desafio é migrar de um estado de ‘espero que seja a coisa certa’ para um estado de ‘confio que é a coisa certa’ a ser feita”. São insights diários legais que ajudam a manter o método fluindo e sendo aperfeiçoado.

Muitas vezes os insights que tenho lendo esses trechos me ajudam a implementar práticas de imediato na minha rotina ou a criar conteúdos para todos os canais do Vida Organizada inspirados por eles.

“Luz sobre o Yoga” é um livro MARAVILHOSO de estudo da prática de yoga. Traz fotos e orientações passo a passo para as posturas (asanas), assim como seus efeitos. Eu costumo estudar uma ou mais posturas todos os dias e treiná-la nas minhas práticas diárias. Geralmente na prática do final da tarde, quando encerro meu expediente.

Esses são os livros (ou leituras) que leio diariamente e que me ajudam a manter uma rotina tranquila através da organização. O que quero encorajar com esse post é você se perguntar: que leituras eu poderia fazer diariamente para me ajudar a ser cada vez mais a pessoa que eu quero ser? Ou fortalecer cada vez mais aquela pessoa que eu já sou?