Pular para o conteúdo

39 anos

Hoje eu completo 39 anos de vida.

Todo ano, eu faço um post no dia do meu aniversário com algumas reflexões a respeito desse último ano que passou, entre um aniversário e outro. Compartilho com vocês no intuito de encorajar esse tipo de reflexão na época do seu.

Sempre leio o post do ano anterior para ver a mudança de vibração para o ano em questão. E, puxa vida, como eu estava chateada há um ano. 2019 foi um ano muito difícil, e 2018 já tinha sido difícil pacas também. Que bom que no momento eu consigo olhar para trás e ver como esse sentimento mudou, como melhorei, e como me sinto feliz intrinsicamente hoje.

Eu implementei novos hábitos na minha vida que foram uma grande mudança e que me proporcionaram uma saúde melhor, uma mentalidade melhor, uma calma, enfim, várias coisas boas. E eu acredito que este ano – metade dele passado dentro de casa, em isolamento social – tenha me ensinado muito em termos de “o que eu quero de verdade para mim”, pensar mais em mim, não tomar tantas decisões só pensando nos outros, o que sempre foi um desafio porque, como regra, eu sempre penso nos outros primeiro.

Durante todo o mês de setembro, eu gosto de fazer planejamentos em nível mais “macro”, pensando na minha vida a curto, médio e longo prazo. Eu guardo os materiais que usei para reflexão em anos anteriores, e essa análise toda me permitiu ver que, lá atrás, em 2016, 2017, quando eu iniciei algumas ideias, uma delas dizia respeito à “era” da vida em que me encontro, nesse período entre os 30 e 40 anos. Quando tomei a decisão de, lá atrás, passar por uma cirurgia tão complexa como a que fiz em 2017 (redução do estômago), eu estava disposta a mudar completamente o meu estilo de vida para abrigar essa pessoa que na verdade eu sempre soube dentro de mim que eu era. Meu plano era chegar aos 46 anos (10 anos desde os 36) com esse novo estilo de vida implementado, para sentir que estava chegando na metade da minha vida (estimativa, óbvio) preparada para enfrentar os anos seguintes, da velhice, deterioramento do corpo etc. E, revisando esse material, percebi que eu já tinha mudado 90% das coisas, e que levou menos tempo do que eu imaginava. Fiquei muito feliz e grata por isso.

Essa mudança de estilo de vida tinha foco na saúde e na minha longevidade de modo geral. Sono, alimentação, atividade física, estado mental positivo, calma, respiração, meditação, contemplação, rotina, hábitos. É isso. Ainda faço ajustes, e tenho coisas a melhorar, como todo mundo e sempre, mas me sinto muito satisfeita por estar caminhando em uma direção que me agrada.

O que eu mais mudei no último ano? Sem dúvida a questão de como eu encaro a minha saúde e a importância da minha rotina e alguns horários para a manutenção da mesma. Li o livro “Mude seus horários, mude sua vida” lá em março, mas só por volta de setembro ou outubro do ano passado que eu comecei a implementar o que estava ali e a querer me aprofundar mais na Ayurveda.

Ter me tornado vegana também foi um marco expressivo, ainda que tenha sido uma decisão tomada pouco antes do meu aniversário do ano passado (em agosto). Eu senti um encaixe perfeito dessa decisão sobre quem eu sou, quais são os meus valores. Foi maravilhoso. Em dezembro, eu também parei de consumir álcool, que era apenas um hobby boboca que não me agregava nada de útil ou legal, completamente desnecessário, e que também influenciava na minha saúde em diversos aspectos.

Quando eu penso em características que talvez eu tenha mudado em mim mesma, não consigo deixar de pensar na calma. Meu foco tem sido o trabalho nas seis perfeições do Budismo: paciência, generosidade, disciplina moral, esforço, estabilidade mental e sabedoria. Quando digo que tem sido o meu foco, me refiro a foco diário, de meditação e prática consciente mesmo. Sempre tive muita dificuldade com a questão da paciência, mas sinto internamente uma mudança enorme em mim de um ano para cá. Não por acaso, a área que escolhi focar mais este ano tinha sido “espiritualidade”, e mergulhei no Budismo com muita humildade e vontade de me aperfeiçoar nesse caminho. Foi acertado demais. Sinto que evoluí muito e ajustei meu foco realmente.

Gosto muito de refletir sobre os meus relacionamentos e amizades que mantive, melhorei, cortei, comecei no último ano. Eu tive que cortar algumas amizades e contatos. Outras, percebi que bastava eu gostar da pessoa e pensar nela com carinho, mas que para mim não era um relacionamento saudável de manter por perto. Aprendi a lidar melhor com as expectativas das pessoas. A entender que algumas precisam de mais atenção, enquanto que outras não. De uma maneira curiosa, aprendi a dizer mais “não” para pessoas queridas e sequer questionar o “não” dito àqueles que não fazem parte desse círculo mais íntimo. Me aproximei de pessoas que eu gosto, que estão com mesmos objetivos que eu, que têm os mesmos valores. É certamente um tema de foco para mim ao longo do próximo ano, especialmente por estar entrando em um ano pessoal 2, de acordo com a numerologia.

Quando eu penso em quem impactou mais a minha vida no último ano, muitas pessoas queridas me vêm à mente. Todo o pessoal da comunidade budista, que chamamos de “sangha”, ajudou muito. Meus colegas dos grupos de pesquisa. Meu professor orientador. O pessoal do Ayurveda. Amigos veganos. Alguns colegas de trabalho. Alunos. Muita gente legal MESMO.

Com a chegada do meu aniversário, fiquei me perguntado que tipo de presente eu gostaria de ganhar. Coisas materiais mesmo. Sempre faço uma compra generosa de livros da minha lista de desejos da Amazon. Eu fico absolutamente feliz me dando livros de presente. Depois, um investimento mais caro, que foi um smart watch. Levei anos pensando sobre a necessidade de um até concluir que seria excelente, com foco na saúde e esse controle todo derivado (ainda pretendo falar mais sobre isso, pode deixar). E uma última coisa, que é uma bicicleta. Essa ainda está em andamento, e falarei mais a respeito daqui a algum tempo, porque envolve contar um montão de outras coisas que preciso contar aqui antes para vocês entenderem a “narrativa”. rs

Trabalhando em casa em um dia comum

Eu sei que “coaching” é uma coisa que, aparentemente, todo mundo odeia hoje em dia. Mas a formação de coaching que fiz em 2016 foi muito importante para mim, com implicações bastante profundas, a partir daqueles exercícios que fiz e todo o processo. Foi ali que iniciei toda essa transformação que consigo sentir agora. Lembro de um exercício – e acho que até já falei sobre ele aqui no blog em algum momento, apesar de não me lembrar exatamente quando – de que visualizei como seria o meu dia ideal e como eu me via sendo “a pessoa que sempre senti que eu era”. Eu efetivamente me tornei aquela pessoa da minha visão, e ela era uma pessoa que parecia um ideal meio distante para mim. Eu me tornei. Isso gera um contentamento interior tão grande que acho impossível descrever em tão poucas palavras. A vida que estou vivendo hoje é a vida que sempre quis viver, e cada vez mais trabalhando para ajustar melhor o que quero vivenciar daqui em diante. Isso é maravilhoso. Sei que é um imenso privilégio.

5 coisas novas que eu implementei na minha vida e que foram determinantes no último ano:

  1. Tudo relacionado ao Ayurveda
  2. Veganismo
  3. Dizer NÃO sem culpa
  4. Treino das seis perfeições do Budismo
  5. Focar meu trabalho no online

E a maior lição que aprendi foi que, quando baseamos nossas escolhas em crenças corretas, quando há um alinhamento, fica menos difícil lidar com as implicações de todas essas decisões.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

92 comentários em “39 anos”

  1. Feliz aniversário, Thais. Acompanho seu trabalho há uns 5 anos, mas não sou de interagir e hj tive vontade.
    Olha, é muito legal ver quanta coisa mudou desse tempo para cá e certamente as coisas que você ensina nos inspiram muito! Obrigada pelo seu trabalho e por entregar um conteúdo tão honesto! Desejo um ótimo dia e um ótimo ano pela frente.

    1. Feliz Aniversário Thaís. Muita saúde, amor e paz para você. Continue espalhando seu jeito de ser, com muitos ensinamentos . Gratidão. Beijão.

  2. Parabéns, Thais. Você é uma inspiração todas nós. Gratidão por tanto. Estou gostando demais do seus posts irem ao ar cedo… tomo meu café acompanhando 😊

    1. Que legal, Camila, obrigada pelo feedback! Antes não estavam entrando cedo porque o layout estava com problemas. Eu agendava para 00:00 e entrava em um horário aleatório! Aparentemente foi resolvido. rsrs

  3. Feliz aniversário Thais! Parabéns pela sua vida e tantas conquistas! Vc me inspira muito. Passei a te assistir com mais frequência na pandemia, vc tem me sido uma boa companhia e influência. Passei a me alimentar melhor e a meditar todos os dias. E já me sinto melhor. Tô querendo te falar há alguns dias que a sua mudança fica evidenciada quando vejo seus vídeos antigos. Vc era mais agitada, talvez mais ansiosa, não sei. São vídeos maravilhosos, não é uma critica, pelo contrário, acho q fica clara a sua mudança interna, está mais plena. Gratidão pela parceria na jornada. Aproveite seu novo ciclo!

  4. Um aniversário cheio de paz…
    Que os sentimentos mais puros
    se concretizem em gestos de bondade,
    e o amor encontre abertas as portas
    do seu coração.
    Que você possa guardar deste aniversário
    as melhores lembranças.
    E que tudo contribua para sua felicidade.

    Abraços e Feliz Aniversário!

  5. Parabéns Thais !!! Que você tenha muito sucesso em sua vida.
    Adoro seu trabalho, e confesso que toda vez que leio uma publicação sua, me sinto mais motivada.
    Beijos!
    Simone Lopez

  6. Feliz Aniversário, Thaís! Que seu novo ano seja repleto de energia positiva e muita saúde. Obrigada por tudo. Você contribui para que o mundo seja melhor ; )

  7. Ver o relato de uma pessoa que conseguiu materializar o seu dia/vida ideal é mais do que inspirador: distribui fé pra quem ainda está o busca do seu ideal.
    Parabéns pelo nítido caminho de evolução que você persegue (e conquista). Aproveite sua vida!

  8. Ah, Thais!!
    Feliz aniversário!!!
    Fico cheia de felicidade de acompanhar seu amadurecimento e a progressiva conquista de seus objetivos grandiosos (mesmo quando simples)!
    Tenho sido uma voyuer em todos os seus canais, sem muita participação ativa, em razão do momento atual da minha vida vida… mas estou sempre celebrando as suas conquistas e vivenciando tudo o que você ensina, com sentimento enorme de gratidão e alegria!!
    Você é incrível e eu só tenho a agradecer por esse legado diário que vc nos deixa!
    Muitos beijos e aproveite seu dia!! \o/

      1. Parabéns Thais! Felicidades, saúde e muitas bençãos! ( desculpe o atraso)
        Saiba que o passar da idade está lhe deixando a cada dia mais bonita: tanto ” por fora”😊 e ” por dentro” , porque você está a cada dia mais sábia e compartilhando esta sabedoria conosco.Agradeço- lhe grandemente por isso🥰 🙏

  9. Minha querida ❤ parabéns 🎊 Que nesse novo ciclo que se inicia em sua vida, só o bem chegue até você 💖 Felicidades 🌟 sempre 🎁🎉🎊🎈🎂🍰💖😘

  10. Muitos parabéns Thais! Que este dia especial, tão só seu, possa ser celebrado com paz, tranquilidade e muita alegria! Um abraço e parabéns pelas conquistas no último ciclo! Cris (Porto, Portugal) 🙂

  11. Parabéns Thais, sabia que hoje era teu aniversário por conta do Telegram rs.
    Desejo muita felicidade para você!
    Obrigada por esse belo trabalho que desenvolve com muito carinho.
    Bjs

  12. Parabéns, Thaís!
    Este é o único blog que sigo e que leio regularmente. Parece que te conheço pessoalmente e fico muito feliz com as suas conquistas!
    Feliz Ano Novo!

  13. Feliz aniversário lindona. Seus posts, testos, aulas, cursos, enfim tudo o que você faz é inspiração pra nós. Feliz novo ciclo de vida pra você!

  14. Parabéns Thais, nossa e você já fez tanta coisa né, neste pouco tempo, eu acompanho o blog não com frequência, mas há bastante tempo e sempre há novidades, mudanças, revoluções. Que você tenha muita saúde, continue tendo muitas experiências ricas e siga sendo fonte de inspiração e sabedoria para as pessoas!

  15. Parabéns Thaís! Feliz aniversário!
    Adorei a sua reflexão. Penso que estar próxima dos 40 e conseguir refletir sobre o que já passou e o que pode ser mudado e estar presente em nossas próprias vidas no aqui e agora. Parabéns pelas suas conquistas e por compartilhá-las conoscos. Você nos inspira a melhorar! Um abraço com carinho especial para a aniversariante do dia! Katt.

  16. Feliz aniversário, Thais! Que você tenha muita paz e muita saúde!
    É incrível ter a oportunidade de acompanhar sua evolução ao longo dos anos!
    Obrigada por tanto. Um abraço bem forte e carinhoso :*

  17. O aniversário é seu, mas o presente a tempos é nosso! Obrigado por seu trabalho e por compartilhar tantas coisas boas. Desde as mais simples até as mais complexas, contribuindo, ajudando a nos tornarmos pessoas melhores. Assim como você também tem se tornado. Obrigado por tudo! Parabéns!!!

  18. Parabéns! Que toda a Luz e sabedoria que vc doa retornem em dobro a vc! Adoro acompanhar o blog desde o início e já acho que vc faz parte da minha rotina! Gratidão! bjs

  19. Um feliz novo ciclo, Thais!
    Te acompanho há dois anos e acho incrível a maneira como você reflete sobre sua vida e como vai implementando os objetivos que quer alcançar. É uma grande inspiração para mim.
    E como sempre você me traz muitos insights não poderia deixar de comentar alguns com esse texto:
    1. Nessa pandemia tenho refletido sobre muitas coisas, dentre elas sobre os ambientes que eu frequentava (e frequento ainda, como o trabalho) e as relações com as pessoas. E quando eu li o trecho que você citou em que “bastava gostar da pessoa e pensar nela com carinho, mas que não era um relacionamento saudável de manter por perto”… uau!!! Eu, enfim, entendi o que eu estava sentindo. Portanto, gratidão ao Universo e a você por ter escrito isso.
    2. A respeito do “não” eu lembrei de uma frase que muitas vezes eu recorro e acho que foi você que falou ou citou (não lembro agora com certeza se foi você, me corrija por favor se não tiver sido): É mais ou menos assim: “Quando você tem um sim muito forte dentro de você é mais ‘fácil’ dizer não.” Estou na saga de aprender a dizer “não” até para o meu próprio sim (“Não vai dizer sim, Cristina, mesmo querendo dizer não”) kkkkk
    3. Quando você disse: “Eu fico absolutamente feliz me dando livros de presente”. Eu me vi falando comigo mesma e vejo que não estou sozinha nessa.
    4. Quando você se referiu ao coaching – eu estava realmente saturada com essa questão de coaching na internet, mas ao ler que você fez cursos nessa área e percebendo agora a forma como você implementa os aprendizados do coaching, percebi que preciso rever meu conceito sobre isso.
    5. Sobre “visualizar o dia ideal” eu fiz esse exercício no seu curso Vida Organizada e estou batalhando diariamente para viver o meu dia ideal. Eu também vou conseguir me tornar a pessoa do meu dia ideal.

    Um abraço e gratidão por tanto.

  20. Parabéns pelo seu dia querida muitas felicidades e realizações com saúde paz e amor !!! Agradeço a Deus por te acompanhar desde 2006 qdo escrevi no Google ” organizar a vida ” . Obrigada por tudo Thais.

  21. Eu me tornei. A melhor frase de todo texto. Parabéns, pelo aniversário e pelo auto reconhecimento de “ter se tornado”. Como é importante ter pessoas falando isso, sem culpa, sem “tenho que”, ainda mais pessoas como você tão especiais. Obrigada por tudo.

  22. Feliz (seu) ano-novo, Thais! Que consigas implementar teus objetivos densos e sutis nesta nova volta ao Sol! Ṇo aplico o m̩todo GTD, tampouco outros m̩todos complexos, por̩m, aprendo muito com voc̻, suas reflex̵es, experi̻ncias e narrativas honestas Рcoisa ṭo rara hoje em dia na internet. Obrigada por isso <3 Carpe diem!

  23. Feliz Aniversário! Feliz Vida! Feliz Caminhada!
    Desejo a você tudo de bom e de melhor!

    Parabéns pela jornada única e inspiradora e pelo texto maravilhoso! Obrigada por compartilhar!!

    Abraços,

  24. Feliz aniversário, Thais!!!!!! Que alegria ler o texto dos seus 39 anos e saber que venho te acompanhando desde quando tudo isso aqui era mato! Sua evolução é coisa linda de se ver <3

    Um grande abraço e feliz idade nova!

  25. Ana Luisa de Oliveira Ribeiro

    que post delicioso de ler!!
    só alegria e contentamento em acompanhar essas “conquistas” para a vida sonhada…
    beijo com carinho

  26. Que vontade de te dar um abraço, Thais… Parabéns por tudo que você alcançou, por toda sua luta e toda evolução que você alcançou até aqui. Você é uma inspiração enorme! Ler você é um privilégio é um presente muito especial. Obrigada pela sua vida, sua história, suas partilhas. Obrigada por tanto ensinamento, sabedoria… “Você é uma peça fundamental na construção do tão propagado MUNDO MELHOR”! Te sigo desde 2006 e estarei sempre aqui. Feliz aniversário!

  27. Parabéns, Thaís!! Que lindo relato de ano <3 Fico muito muito feliz que você tenha alcançado esse "eu" que você já sabia que existia em você. Te admiro muito e tô sempre fazendo propaganda dos seus cursos, livros e blog pra todo mundo que converso rsrsrs. De tanto aprender com você e os valores que você traz no blog, um dia apresentei seu post do seu blog para um colega e ele perguntou se tinha sido eu quem escreveu!! kkkkkkkkk Quem me dera!! Obrigada por compartilhar sua trajetória, eu realmente me emociono e fico muito muito feliz com suas conquistas. Abraço forte e gratidão sempre <3

  28. Parabéns Thais! Te acompanho a um tempo, mas apenas esse ano eu consegui entender a grandiosidade do GTD e do seu trabalho! Como eu fico feliz em ler esse post e perceber que é possível sim se tornar a pessoa que queremos ser, mesmo aparentando ser muito distante do que somos atualmente. E, obviamente, o GTD faz parte desse processo! Feliz vida, desejo que você realize todos os seus sonhos, que tenha muito mais sucesso e seja muito feliz nesse caminho! Um abraço carinhoso de uma fã!

  29. THAÍS, felicidade. Veja que interessante. Você na numerologia cabalística está iniciando o ano 2. Eu estou iniciando meu ano 1, encerrando o ano 9. Você nasceu em 25 de setembro de 1981, eu no dia 24 de setembro de 1981 – prematuro. Ano passado você estava irritada em seu aniversário. Ontem, confesso, passei o meu. Curiosidade que processei agora a ler seu post.

    Parabéns pelo trabalho e pelo aniversário.

  30. Feliz aniversário Thais!
    Agradeço por sua imensa gentileza! Agradeço por ser minha professora querida!
    E fico feliz por eu tb fazer aniversário dias depois de vc! Somos librianas!! 🙂

  31. Feliz aniversário! =^o_o^=
    Sobre a bicicleta, recomendo comprar bermuda/calça de ciclista que é aquela que vem com um “bumbum”. Sei que parece deprimente, mas acredito que vc será o tipo de pessoa que irá viciar em bicicleta e começar a fazer aqueles percursos de vários kms e afins e bumbum de silicone (o melhor e dura muito mais que de espuma) é vida!
    Acho que seria sua cara aquelas competições de mountain bike em trilhas, não sei na capital como funciona, mas no interior, fazem em parte rural, principalmente em umas estradinhas de terra com paisagem legal. Mas competições, vc participa para concorrer apenas se quiser, tem bastante gente que vai pela aventura e passeio, na maioria, tem até criança participando.
    Rola colocar aqueles transportes de bicicleta no carro e ir de carro em algum lugar menos urbano e sair para pedalar, se for o caso.
    Instale o aplicativo Strava desde o começo para verificar seu avanço, a maioria dos relógios comunicam com o aplicativo. Ele faz mapa do percurso e mede quanto tempo levou.
    Sempre leve água com vc e se for fazer percurso grande, barra de proteína ou docinho ou banana ou isotônico. Eu gosto de uns isotônicos em pó que uso pra emergência, tem versões com glicose e uns badaluques.
    Obs faltou citar o doguinho
    Beijos

  32. Feliz aniversário Thais! Para nós, leitores do blog, é um prazer aconpanhar a sua jornada pelo autoconhecimento e ainda de quebra sempre dando dicas tão valiosas pra gente!
    Eu tb posso dizer que graças ao seu blog incorporei o habito da organização em minha vida e hoje me sinto tão melhor, tão produtiva e feliz!
    Vida longa a vc e ao Vida organizada 😉

  33. Ana Beatriz Figueira Malavasi

    Thais , querida! Parabéns, tudo de melhor para você, que você continue sendo essa pessoa inspiradora que é ! Você me ajuda todos os dias perder o medo de me planejar! Sabe planejamento é uma lição que preciso aprender , e que meu pai desaprova….louco isso …ele sempre fez tudo ,mas tenho certeza que se ele tivesse se planejado teria feito muito mais !
    Gratiḍo por toda sua entrega! Bjs Рvoce faz a diferen̤a no mundo !

  34. Feliz Aniversário Thaís. Acompanho seu blog e canal há alguns anos e não tenho hábito de comentar.
    Porém obrigada por todas as dicas.

  35. Oi Thais, falei na live sobre saúde mental, que te conhecer foi o melhor para a minha saúde e cada dia me sinto melhor pelas coisas que tenho aprendido. Faço aniversário em dezembro e quero começar a fazer esse planejamento macro. Que Deus continue te abençoando em seus objetivos e que acima de tudo tenha muita saúde para buscar novos a cada ano. Felicidades!!

  36. Eu rezo por voce continuar melhorando e conquistando tudo que deseja.Pode existir melhor pessoa que vc por ai mas Thais e unica de coracao e alma.Todo amor do mundo a voce!Seja Feliz!

    p

  37. Thaís, feliz aniversário, atrasado mas de coração. Taambém fiz 39 anos, dia 26 de setembro, e fiquei super feliz em saber que nascemos quase no mesmo dia rss. Sua reflexão foi muito importante e me ajudou a pensar sobre meus 39 também. Este ano foi bem difícil pra mim mas estou muito contexnte porque consegui concluir meu mestrado em Portufal, entreguei minha dissertação antes de ontem, conquistei meu objetivo principal deste ano. Agora é planejar, olhar pra frente e seguir adiante. Parabéns por esse trabalho maravilhoso que você faz e tudo de melhor nesse novo ano. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *