Como aproveitar melhor o último trimestre do ano?

Muitas pessoas têm dito que 2020 foi “o ano que nunca existiu”. Um ano vago. Um ano em que todos paramos, ficamos em casa. Empresas fecharam. Pessoas foram demitidas. Projetos e planos foram cancelados.

De alguma maneira, a vida continuou acontecendo. Não para todos. Muitas vidas foram perdidas. Familiares perderam pessoas queridas. Isso é muito difícil, e toda compaixão do mundo deve ser voltada a eles.

Mas, para nós, que continuamos com o privilégio da vida, as coisas continuaram acontecendo. Talvez em um ritmo diferente, mas precisaram continuar. Aos poucos, todo mundo foi se adaptando, criando novas maneiras de organizar suas atividades, estudar, trabalhar. Nesse contexto, como encarar o último trimestre? Espero que este post ajude.

Construa um mapa mental com as áreas da sua vida

Faça um mapa mental de todas as áreas de responsabilidade atuais em sua vida e reflita sobre a importância que você está dando a cada uma delas. Isso dá muito certo para mim, porque só de montar esse mapa mental eu já percebo que tem algumas áreas sendo mais privilegiadas que outras. Escreva suas reflexões para decidir o que fazer com elas mais tarde.

Garanta o equilíbrio dos períodos do dia na sua agenda

Como está sua agenda hoje? Ela reflete bem o que você precisa fazer ao longo da semana? É importante ter seus compromissos em ordem para saber quanto tempo você tem disponível para investir em outras frentes. Mas, além de um bom planejamento (aprenda como fazer aqui), você precisa observar o equilíbrio entre as diversas atividades. Tenho um post em que comento mais sobre isso. Vale a leitura.

Tenha um inventário de todos os seus projetos em andamento (e incubados)

Projetos são todos os resultados desejados que você quer concluir em até um ano (definição do GTD™). Uma lista de projetos traz todos os seus projetos em andamento. O ano não significa apenas o ano civil atual, mas o período de 12 meses entre o seu hoje e o ano que vem. Uma lista de projetos incubados traz tudo aquilo que simplesmente não está em andamento no momento. Ter uma lista com todos os seus projetos em andamento garante muita clareza, controle e foco.

Revise os seus objetivos de curto prazo

Objetivos de curto prazo são aqueles que você pretende alcançar de hoje a dois anos. Não costumo trabalhar com “resoluções de ano novo” porque o período de dois anos parece mais realista quando falamos de objetivos de curto prazo. O que a gente quer alcançar nesse período deve desmembrar projetos que podemos começar a trabalhar agora ou daqui a algum tempo (em breve). Analise seus objetivos de curto prazo, então, e verifique se seus projetos atuais refletem o que você pretende.

Faça uma lista do que quer finalizar até dezembro

Qual o seu foco? O que você pretende concluir ainda este ano? O que é realmente prioridade? Essa pequena reflexão é muito importante e pode te ajudar a deixar as prioridades ainda mais claras.

Pare de se cobrar tanto

2020 não está sendo fácil, mas é possível que você tenha tomado decisões e realizado algumas coisas nos três trimestres dele até aqui. Permita-se errar. Permita-se ir devagar. E, acima de tudo, permita-se agradecer e celebrar as suas conquistas, que seja o fato de estar vivo/a em um ano que tantos morreram. Você teve essa chance. Por favor, não a desperdice.

Fique em paz.