Trimestral

Como aproveitar melhor o último trimestre do ano?

Muitas pessoas têm dito que 2020 foi “o ano que nunca existiu”. Um ano vago. Um ano em que todos paramos, ficamos em casa. Empresas fecharam. Pessoas foram demitidas. Projetos e planos foram cancelados.

De alguma maneira, a vida continuou acontecendo. Não para todos. Muitas vidas foram perdidas. Familiares perderam pessoas queridas. Isso é muito difícil, e toda compaixão do mundo deve ser voltada a eles.

Mas, para nós, que continuamos com o privilégio da vida, as coisas continuaram acontecendo. Talvez em um ritmo diferente, mas precisaram continuar. Aos poucos, todo mundo foi se adaptando, criando novas maneiras de organizar suas atividades, estudar, trabalhar. Nesse contexto, como encarar o último trimestre? Espero que este post ajude.

Construa um mapa mental com as áreas da sua vida

Faça um mapa mental de todas as áreas de responsabilidade atuais em sua vida e reflita sobre a importância que você está dando a cada uma delas. Isso dá muito certo para mim, porque só de montar esse mapa mental eu já percebo que tem algumas áreas sendo mais privilegiadas que outras. Escreva suas reflexões para decidir o que fazer com elas mais tarde.

Garanta o equilíbrio dos períodos do dia na sua agenda

Como está sua agenda hoje? Ela reflete bem o que você precisa fazer ao longo da semana? É importante ter seus compromissos em ordem para saber quanto tempo você tem disponível para investir em outras frentes. Mas, além de um bom planejamento (aprenda como fazer aqui), você precisa observar o equilíbrio entre as diversas atividades. Tenho um post em que comento mais sobre isso. Vale a leitura.

Tenha um inventário de todos os seus projetos em andamento (e incubados)

Projetos são todos os resultados desejados que você quer concluir em até um ano (definição do GTD™). Uma lista de projetos traz todos os seus projetos em andamento. O ano não significa apenas o ano civil atual, mas o período de 12 meses entre o seu hoje e o ano que vem. Uma lista de projetos incubados traz tudo aquilo que simplesmente não está em andamento no momento. Ter uma lista com todos os seus projetos em andamento garante muita clareza, controle e foco.

Revise os seus objetivos de curto prazo

Objetivos de curto prazo são aqueles que você pretende alcançar de hoje a dois anos. Não costumo trabalhar com “resoluções de ano novo” porque o período de dois anos parece mais realista quando falamos de objetivos de curto prazo. O que a gente quer alcançar nesse período deve desmembrar projetos que podemos começar a trabalhar agora ou daqui a algum tempo (em breve). Analise seus objetivos de curto prazo, então, e verifique se seus projetos atuais refletem o que você pretende.

Faça uma lista do que quer finalizar até dezembro

Qual o seu foco? O que você pretende concluir ainda este ano? O que é realmente prioridade? Essa pequena reflexão é muito importante e pode te ajudar a deixar as prioridades ainda mais claras.

Pare de se cobrar tanto

2020 não está sendo fácil, mas é possível que você tenha tomado decisões e realizado algumas coisas nos três trimestres dele até aqui. Permita-se errar. Permita-se ir devagar. E, acima de tudo, permita-se agradecer e celebrar as suas conquistas, que seja o fato de estar vivo/a em um ano que tantos morreram. Você teve essa chance. Por favor, não a desperdice.

Fique em paz.

11 Comments

  1. Priscilla Harada says:

    Obrigada por esse post, Thais! Eu estava um pouco desanimada aqui, pensando que 2020 está quase no fim e eu não consegui realizar tanto quanto gostaria esse ano. Mas seu post foi um lembrete para não me cobrar tanto, e que o ano civil não deve ser meu foco ou minha bússola. Era exatamente o que eu precisava ler nessa véspera de final de semana.

    1. Que bom, Priscilla. Fico contente por ajudar.

  2. Oi, Thais! Eu vou trabalhar nessa organização do último trimestre de 2020 ainda hoje. Pretendo fazer o inventário de todos os projetos em andamento (basicamente, artigos acadêmicos que preciso finalizar), esclarecer melhor o projeto da compra de uma nova casa e da mudança (oremos!). Mas, acima de qualquer outro objetivo, o foco da reta final de 2020 vai ser inteiro na conclusão da minha tese. A defesa ficará para o ano que vem, mas o texto quero deixar pronto.

    2020 veio como um trator para cima de todo mundo. Mas, por alguma razão que eu desconheço, estou muito esperançosa de que 2021 vá nos devolver toda a tranquilidade a qual fomos subtraídos. Bons tempos virão, Thais, para todos nós!
    Um grande abraço!

  3. Achei muito interessante vc esclarecer que os projetos para um ano não tem a ver com o ano civil. Muita gente podia estar fazendo esta confusão, e nos dá ânimo tbem. Obrigada pelo conteúdo!

  4. Obrigada por este post Thais! Ele foi uma “injeção de ânimo” para este restinho de 2020 que temos e para uma revisão geral dos projetos. Mesmo com Marte Retrógrado, vou me dedicar a isso neste final de semana! Obrigada

  5. Eu amei esse post. Hoje mesmo eu falei com minha psicologa e ela me disse exatamente isso, pra eu não me cobrar tanto, ainda mais agora sabe?! Eu confesso que tenho muito privilégio de ter conseguido um estágio no meio dessa pandemia, então meio que é tudo novo… Além das aulas na faculdade que resolveram voltar de forma online.

    Amei essa sua dica de revisar as metas de curto prazo, to precisando mesmo fazer isso e vou fazer ainda hoje.

    Ah! Quero agradecer por aquela live da Semana da Vida Organizada pq ela me ajudou muuuuito nisso tudo.

    Super beijo 💖
    Carol Justo | Justo Eu?!

  6. O post perfeito para dar um ânimo nesse finalzinho de ano. Farei!
    E além de tudo, o baque: último trimestre!
    Como esse ano foi bizarro.

  7. Thais,

    Obrigada pelo post. O meu planejamento para o trimestre é somente descansar, ter paz e saúde. Projetos pessoais e profissionais só em 2021. Depois de 24 anos ininterruptos de muito estudo e trabalho, resolvi me proporcionar esta pausa. 🌹🌹

  8. Julio Menezes Silva says:

    Vc é muito gentil compartilhando visões de mundo organizadamente. Valeu!

  9. Fiz essa revisão hoje, me deu uma alívio incrível! Muito obrigada, de verdade.

  10. Adorei o post Thais. Atrasei muitas coisas em minha vida por falta de organização. Estou decidida a colocar em prática tudo o que você ensina! Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados