Estudos, Ayurveda

Sobre a formação que eu estou fazendo em Ayurveda

Tenho recebido muitas perguntas parecidas sobre o mesmo assunto, então eu percebi que tinha chegado a hora de criar um post nesse estilo. Quero fazer uma atualização de todos os meus projetos de estudos atualmente.

Vamos falar rapidamente sobre a formação em Ayurveda.

Eu decidi em fevereiro que gostaria de fazer o curso de formação. Porém, eu não entrei nesse curso visando uma transição de carreira para trabalhar como terapeuta ou pesquisar academicamente, formalmente, o Ayurveda, mas para me aprofundar em nível pessoal, e eu sabia que um curso de formação me daria isso justamente pela responsabilidade de formar profissionais que atuem nessa área.

O Ayurveda é um estudo para toda a vida. Não quero me tornar médica pois, para isso, seria necessário estudar e morar na India, onde um médico formado pode atuar assim (no Brasil a regulação para o Ayurveda é de que é vista como terapia integrativa). Não é meu objetivo de vida.

Eu tive problemas de saúde complicados nos últimos anos e foi o conhecimento e a implementação de práticas ayurvédicas que mudou completamente o meu estilo de vida. Eu quero me aprofundar para levar esse conhecimento para toda a vida, e também para a minha família e pessoas queridas próximas, conforme apropriado. Logo, o curso de formação que eu estou fazendo é apenas um aprofundamento, e não algo com foco de atuação profissional (apesar de obviamente tudo o que eu aprendo se reflete aqui no Vida Organizada).

Muitas pessoas me perguntam onde estou fazendo o curso, então vamos lá. Inicialmente, eu optei por fazer dois cursos com abordagens diferentes. Um era presencial, na Escola de Ayurveda, e outro semi-presencial, com muitas aulas online, no Instituto Naradeva Shala. Com a pandemia, o primeiro passou para o online, e meu motivo de fazê-lo era justamente ter aulas presenciais mensalmente (imersões). Para mim, não fazia sentido fazer dois cursos online, então saí do primeiro e me mantive no segundo. Mas eu pretendo retomar à “Escola” quando terminar este, pois meu interesse é na imersão presencial. E pretendo estudar a vida toda esse assunto, juntando formações, pois entendi que o conhecimento é para toda a vida.

Além desses, tenho feito vários outros cursos “acessórios” em outros lugares, no próprio Naradeva e também acabei de terminar um com a Laura Pires, sobre saúde intestinal, nutrição e Ayurveda. Acompanho o canal do Matheus no YouTube, o Vida Veda, e o conteúdo dele é tão aprofundado que o considero como um curso também.

O Ayurveda demanda um estudo sério, reflexivo e respaldado em prática e observação, e eu estou nessa fase de compreender bem a base para avançar. Estou estudando os samhitas, fazendo as vídeo aulas (que são quase infinitas, pois tem muito material), além de acompanhar uma imensa extensão de materiais gratuitos pela Internet. Fora os outros livros que tenho que, dos que já li, já quero ler de novo porque sei que minha percepção sobre os assuntos será diferente. Enfim, estou imersa no tema.

Pretendo postar mais sobre os cursos e sobre os conhecimentos como um todo à medida que for avançando e eu sentir necessidade ou vontade mesmo de compartilhar algo. no momento, tem sido algo mais interno. Mas vocês me conhecem. Em breve começam a aparecer mais posts sobre isso por aqui. 😉

1 Comment

  1. Thais, li o livro que conta a historia da cura de Laura Pires e fiquei muito interessada no assunto….Se puder compartilhar alguns links de videos e materiais gratuitos……E indicar algum livro mais simples, de receitas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados