Pular para o conteúdo

Minha defesa do mestrado

Na semana passada, eu concluí uma das etapas mais importantes do meu mestrado, que foi defender a minha dissertação. Fui aprovada, sou oficialmente mestra em Comunicação e tirei 10 no trabalho. Fiquei muito feliz e satisfeita no dia, grata ao universo e a todo mundo que esteve relacionado nesse processo. A gente não faz absolutamente NADA sozinho, então eu só tenho realmente a agradecer.

Na foto acima, estão os meus professores: Marcelo (à esquerda) e Luis Mauro (meu orientador). Ainda tínhamos na banca a professora Ana Paula, da UNISINOS, que participou via Skype.

Eu fiquei nervosa SIM, não vou negar. Claro que um nível de nervosismo “Thais Godinho”, com calma, gerenciado com muita meditação e foco, mas ainda assim fora do meu eixo. O que considero absolutamente normaaaaal, visto que nunca tinha defendido um trabalho para uma banca antes na vida e tinha medo do que pudesse acontecer, dos questionamentos etc.

A qualificação aconteceu no meio de dezembro. Os professores me falaram MUITA coisa. Eu anotei tudo. Depois, conversando com o meu orientador, priorizamos as alterações. Algumas caberiam, outras ficariam para explorações futuras. Eu descansei no final do ano e reservei o meu mês de janeiro para trabalhar na dissertação e fazer as mudanças. Teve um capítulo inteiro novo, além de trechos grandes adicionais. Foi ótimo fazer, mas “pesado”. Eu confesso que já estava um pouco de saco cheio do meu trabalho! Sério, não aguentava nem olhar mais para ele, de tanto que já tinha escrito, mexido etc.

Meu professor estaria de volta no dia 27, e no dia 26 à noite, o texto estava na caixa de entrada dele.

Meu professor revisou, pediu uma ou outra adição, que eu fiz, e assim levei o trabalho para a gráfica, pois ele precisaria ser entregue na secretaria antes do dia 15/2 (entreguei com folga alguns dias antes). Esse dia foi o melhor de todos. Fui viajar no dia 17 e a única coisa que precisava fazer era aguardar o meu professor agendar a defesa, que aconteceu no dia 5 de março.

Pesquisei muito sobre como é uma defesa de mestrado. Em vídeos mesmo. Revisei a apresentação que fiz para a qualificação, tirei algumas coisas, coloquei outras, mais assertivas. A apresentação ficou super bonita. A dissertação, quando publicada, vou divulgar aqui junto com a apresentação. Também quero explicar melhor como foi essa pesquisa e os resultados obtidos, pois ela foi importante para validar questões essenciais de sobrecarga e ansiedade do uso de aplicativos como o What’sApp no trabalho.

Já sabendo que eu ficaria dedicada a esse assunto mentalmente, procurei deixar a minha semana relativamente livre para pensar só nesse assunto. Claro que tive que trabalhar em outras coisas mas, de modo geral, adiantei e adiei o que pude e, no dia da defesa e no dia seguinte, tirei folga do trabalho. Foi a melhor coisa que eu fiz, mesmo porque na segunda-feira anterior eu tomei chuva e fiquei sem voz durante quase dois dias. Precisava descansar.

A sensação de ter concluído essa etapa foi muito curiosa. Me senti feliz mas, acima de tudo, aliviada, pois eu realmente achei que não fosse conseguir concluir esse mestrado. Achei simbólico tê-lo feito na semana do Dia da Mulher.

Eu me senti muito segura apresentando o meu trabalho porque estou imersa nesse tema há mais de dois anos e também tenho experiência em oratória. Isso me ajudou demaaaais, pois do contrário certamente seria um fator adicional de nervosismo. Depois que eu apresentei (durante uns 15 a 20 minutos), os professores fizeram observações sobre o trabalho. Observações essas que preciso discutir com meu orientador o que devo fazer na versão final ou não, que deve ser entregue em 30 dias, naquela versão encadernada bonitona, que ficará na biblioteca da faculdade.

Este post é mais uma expressão emocional minha e para compartilhar a felicidade por ter concluído esta etapa! Pretendo elaborar um montão de conteúdos ainda sobre o mestrado, e se você tiver alguma dúvida específica, por favor, deixe aqui nos comentários. Quero ir escrevendo e gravando vídeos a respeito, pois tenho certeza que é uma fase da vida em que toda dica é bem-vinda. Obrigada! <3

Marcações:
Autor

43 comentários em “Minha defesa do mestrado”

  1. Oi Thais!
    Parabéns pela sua conquista! Fico muito feliz com a sua vitória!
    Eu iniciei minhas aulas do mestrado ontem! Hoje já tenho a segunda aula e estou muiiito feliz!
    Por favor compartilhe mais conosco sobre o seu mestrado! Com certeza irá nos ajudar muito!
    Abração

  2. Tamiris Vilas Bôas da Paixão

    Thais, querida!!!

    Parabéns, parabéns e parabéns!!!

    Como também estou vivendo essa experiência do mestrado, os seus textos sobre o assunto sempre me tocam, inspiram e encorajam a passar por essa fase com tranquilidade, e a, principalmente, manter a minha saúde física e mental.

    Então, se sinta abraçada por mim!!! Estou genuinamente feliz pela sua conquista!!!
    Beijo grande

  3. Parabéns Thaís! Estou em minha tese de doutorado, não pare de produzir temas sobre o fluxo de trabalho acadêmico, pra mim é ótimo! Meu GTD está em prática desde a minha graduação e seria um caos sem ele. Se for publicar um artigo, mostra para a gente como são as etapas aplicadas ao método 😉 Tudo de bom pra você.

    1. Parabéns Thais!

      Que alívio!
      Não vejo a hora de ver a publicação!
      Será maravilhoso como tudo que você faz!

      Um forte abraço!

  4. “Eu confesso que já estava um pouco de saco cheio do meu trabalho! Sério, não aguentava nem olhar mais para ele, de tanto que já tinha escrito, mexido etc.” Minha nossa, me identifico totalmente uhahuah Estou prestes a entregar e ser mestra também, se Deus quiser! Tô no caminho também, Thaís <3 Gratidão por compartilhar, seus relatos vê me ajudando muito

  5. Parabéns Thais acompanhei todo o seu processo pelo blog e fico feliz demais de saber que esse dia chegou e deu tudo muito certo para você. Agora é aproveitar! Parabéns mesmo.

  6. Parabéns, Thaís!

    Já passei por isso e sei o quanto exige de nós e o quanto o final dessa etapa traz alegria e alívio.

    Espero que essa experiência tenha sido muito proveitosa pra você.

    Um abraço e mais uma vez: parabéns!!

  7. Parabéns, Thais! \o/ Você merece!! [2967351x]

    Apesar de eu provavelmente parar os estudos na graduação, gosto muito dos seus textos acadêmicos e aguardarei os novos posts!

  8. Parabens Thais muito feliz por vc.Nossa vc e uma inspiracao p nos esposa mae trabalhadora.Parabens q vc consiga muitas e muitas mais vitorias e conquiste muitos mais objetivos,vc e um exemplo de garra e determinacao.Obrigada po tudo q vc tem feito com relacao a nos encentivar e buscar novas conquistas e objetivos,vc tem me ajudado muito.Q Deus possa te recompensar todo o bem q vc tem feito a todos nos ou a mim posso falar por mim mais leio os comentarios e sei q muitos se sentem assim tb.

  9. Thais, sei o quanto é gratificante a nossa defesa de mestrado e a conclusão desta etapa. Parabéns pela conquista, tenho certeza que seu trabalho será de imensa contribuição para a comunicação no Brasil.

  10. Parabéns, Thais! Sei bem como é essa sensação de não aguentar mais olhar o texto no final. Quando foi a minha vez, a banca sugeriu algumas alterações e tals. Uma das professoras da banca foi minha professora na graduação. Eu conversei com ela sobre as alterações e ela disse que não é obrigatório. Que na verdade, quando a gente entrega para a banca, nós já colocamos no texto tudo o que achamos importante. Como minha dissertação recebeu a recomendação de publicação, ela disse que se eu publicasse mesmo, daí sim eu olharia com calma essas sugestões. Afinal, a gente realmente não consegue nem olhar mais mesmo rsrsrs

  11. Parabens Thais! Através desse mestrado você nos mostrou na prática a importância da organização e do gerenciamento de projetos, pois mesmo num período super turbulento da vida, como vc mesma disse em outros post, Conseguiu finalizar isso com êxito!

  12. Oh, Thaís. Fico super feliz por mais essa etapa concluída e meio que sinto parte disso, rsrs. Brincadeiras à parte é que te acompanho já tem tanto tempo, ainda do tempo que você estudava para concurso público, e fico tão feliz em ver alguém se realizando profissionalmente que você só inspira. Por vários motivos, eu acabei durante um tempo afastada dos seus conteúdos, mas pela necessidade de me reencontrar na vida, uma das primeiras decisões foi voltar a ler seus textos e isso acabou me deixando muito segura para comprar o curso Organize-se em 2020. E para mim, umas das minhas decisões mais acertadas. No meio do caos, o curso está ajudando a manter meu equilíbrio, a minha casa está melhor, eu estou melhor. Sou muito grata por todo o conteúdo que você produz (não tenho como acompanhar tudo, mas para mim o blog é o melhor, então sempre priorizo a leitura). E quando digo que estou feliz por você é porque estou mesmo, afinal sei o que é lutar pela realização de sonhos. Muito obrigada por tudo! E que bonito ter sido nessa semana da Mulher, pois Março também tem sido um mês muito significativo para mim, em especial porque será um mês que me levará a completa falência em razão do corona vírus, mas está tudo bem. Não estou sendo dormir ou comendo desesperadamente e sim agarrando em tudo que pode me fazer bem: exercícios, leitura, estudos e principalmente planejamento, pois quando isso acabar eu estarei recarregada e pronta para a batalha do renascer.

  13. Thais, parabéns!
    Só quem já passou pelo mestrado consegue entender o alívio que é defender 😆
    Te desejo muito sucesso 😍

  14. Felicitações, Thaís! Estou, também, em processo de organização do trabalho de mestrado. Caso possa, nos dê dicas de como procedeu com a pesquisa, compilação e organização das leituras, cronograma, etc. Me vejo em um furacão onde tenho que administrar o trabalho, demais compromissos e o mestrado; e seus vídeos e textos sempre me ajudam muito.
    Grande abraço!

  15. Parabéns por essa conquista! Eu li suas postagens justamente porque estava procurando uma crítica ou comentário sobre o livro do Umberto Eco. Estou lendo ele, estou no segundo semestre( interrompido) do mestrado em Literatura, na Estadual do Rio de Janeiro, estava buscando inspirações para driblar a procrastinação. Estou ainda muito empolgada em pesquisar sobre meu tema, mas já entendo bem esse sentimento que você descreveu sobre chegar um momento em que nem quer olhar para o texto. Meus livros base estão no quarto, em uma estante especialmente comprada para me organizar pro mestrado, fiz um grande investimento me cercando dos livros que me ajudariam a criar o corpo da pesquisa rs. Mas, as vezes, me dá insônia, pois parece que os livros estão ali me cobrando que termine de fichá-los rs. Adorei suas dicas, vou tentar me organizar melhor para não desistir. Mais uma vez parabéns pelo tão almejado momento do “depósito da monografia”.
    .

  16. Pingback: Minha dissertação do mestrado – vida organizada

  17. Pingback: Como foi este ano – entre o mestrado e o doutorado – vida organizada

  18. Pingback: Meus posts preferidos do blog em 2020 – vida organizada

  19. Pingback: Minha rotina de estudos no momento – Abril 2021 – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *