Coisas que eu estou fazendo para cuidar da minha coluna

No ano passado, eu comecei a sentir dores nas costas. Avaliando a minha situação, concluí que não estava cuidando da minha coluna com carinho. Uma amiga massoterapeuta me disse: “a coluna é um dos maiores bens dos seres humanos. Na velhice, ter uma coluna bem cuidada vai fazer toda a diferença. E não só na velhice, hoje também!” Essas palavras me tocaram profundamente e, naquele momento, eu decidi que cuidaria da minha postura com mais carinho.

A primeira coisa foi procurar um ortopedista para verificar que estava tudo ok. Estando, partimos para as próximas ações, que compartilho neste post e que fizeram toda a diferença na minha vida:

Travesseiro

A minha dor era no pescoço. Tem gente que tem dor na lombar, e então a abordagem é totalmente outra. Fique ligada/o! Eu comprei um travesseiro cervical na Amazon e demorei para me acostumar com ele, mas uma vez acostumada, ficou tudo bem!

Basicamente, ele ajusta a minha postura para eu não dormir toda torta. Depois de algumas semanas usando, melhorou demais a minha dor no pescoço, para não dizer que ela desapareceu quase por completo. Fez muita diferença, mas eu diria que é legal você testar! Tem gente que detesta esse formato de travesseiro.

Hoje em dia todo mundo pode ter dores no pescoço especialmente pela postura de ficar mexendo no celular.

Colchão

Já no ano passado eu troquei o nosso colchão porque estávamos com o antigo há quase 10 anos e eu queria trocar por um mais confortável, com pillow-top. Pesquisei, pesquisei, pesquisei e acabei comprando na Tok&Stok (Premium Pocket o modelo). Ele é muito confortável mas eu sinto demais meu marido mexendo a noite inteira. Se você tem sensibilidade com isso, talvez valha a pena procurar um colchão mais estável. Mas, para as costas, ele ajudou muito, pois é firme ao mesmo tempo que é confortável.

Cadeira para trabalhar

Primeiro eu investi no colchão e no travesseiro porque faço questão de ter um sono bom e reparador. Depois, fui para o móvel que eu mais usava no dia a dia: a cadeira de trabalho. Eu já tinha testado várias e a dor continuava. Depois de muito pesquisar e conversar com outras pessoas, comprei uma cadeira gamer na Mobly e estou gostando demais dela!

Ela fica no meu home-office. No escritório, tenho uma anatômica que compramos há cerca de dois anos que também funciona, mas nem se compara!

Colete para correção postural

Quando trabalho em casa, uso esse colete. Não lembro a marca dele. Comprei em uma loja de artigos médicos e ortopédicos. Já vi em lojas assim de shopping e pela Internet – é bem fácil de achar. Acho que ela é um pouco desconfortável mas faço questão de usar porque me corrige quando estou fazendo outras coisas em casa que não sentada na cadeira para trabalhar. É incrível como posso me descuidar da postura sem perceber.

Prestar atenção e sentar direito

Muito das dores que eu sinto no pescoço vem de olhar para trás no carro, virar a coluna de qualquer jeito, sentar torta no sofá etc. Então não tem muita escolha, sabe? É ter consciência corporal, prestar mais atenção mesmo.

Yoga

Praticar yoga duas vezes por dia e fazer alongamentos antes de dormir (na região das costas e do pescoço) me ajuda demais. Não faço nada complicado, apenas alongamentos simples. Para o yoga, recomendo a leitura de um texto meu mais detalhado sobre isso. A prática de yoga melhorou demais a minha postura em todos os sentidos.

Shiatsu

Quando comecei esse meu tratamento pessoal para cuidar da coluna, investi em shiatsu uma vez por semana. Em uma semana mais complicada, cheguei a fazer duas vezes. O bom de fazer assim é que você pode fechar um pacote e pagar um preço mais em conta, mas eu sei que não é para todo mundo. Me ajudou muito no entanto. Recomendo fazer vez ou outra quando estiver sentindo bastante dor.

Existem duas alternativas que podem ajudar e ainda hoje me ajudam já que não consigo fazer massagem com uma massoterapeuta sempre:

Colete massageador de pescoço

Esse eu me dei de presente há cerca de dois anos e é especialmente útil quando sento ao computador para responder e-mails. Só tem que tomar cuidado para não abusar muito e usar demais, pois pode inflamar seus músculos!

Auto-massagem

Já tem até post sobre isso aqui no blog. Todos os dias, antes do banho e antes de dormir, eu faço uma auto-massagem na região do pescoço, especialmente se tiver algum ponto mais tenso aqui ou ali. Depois que comecei a fazer diariamente, a dor praticamente sumiu.

Veja então que é um conjunto de práticas associadas a um estilo de vida e comprometimento para mudança que fizeram a diferença para mim. Compartilho porque acho esse assunto essencial e eu queria que todos se preocupassem mais com a própria postura.

Você já pensou sobre as suas costas, a sua postura e o modo como você se relaciona com o seu corpo? Quando você está estressada/o, sente o pescoço e os ombros ficarem mais rígidos? E o que você faz para relaxar esses músculos e nervos? Vale a pena trocarmos figurinhas. 😉