Livro: “Como transformar a sua vida”

Este é um livro de Budismo que recomendo para quem não é budista e para quem tem interesse no Budismo. Ele não é um livro de auto-ajuda mas, se você gosta desse tipo de leitura mais reflexiva com foco em transformações pessoais, é o tipo de livro que pode te agradar.

O grande propósito do autor, Geshe Kelsang Gyatso, foi trazer o Budismo de maneira mais didática para o Ocidente. Ele está na Inglaterra, no momento, no Templo Kadampa Manjushri. A primeira edição deste livro em língua inglesa foi publicada em 2001 e, no Brasil, em português, em 2006. Essa minha edição é de 2019. Já tinha lido anteriormente, quando entrei na tradição (em 2013), mas tinha dado o livro de presente. Eu o comprei novamente para reler (como parte do meu projeto de estudo) e também porque, como quero ser professora de meditação, é importante ter os livros para estudá-los (eu pelo menos considero importante, não sei como os outros colegas fazem).

Em outro post mais recente eu comentei sobre o meu projeto de ler todos os livros da tradição e como me organizo para tal. Talvez a leitura te interesse. 😉

Por que eu quero recomendar esse livro aqui no blog?

Ele aborda aspectos do cotidiano que todos nós vivemos, independente de sermos budistas ou não, mas com orientações de conduta de acordo com o Budismo. Como lidar, por exemplo, com temas como:

  • paz interior
  • mente calma
  • morte
  • renascimento
  • carma
  • paciência
  • meditação
  • apreciar os outros
  • amor
  • compaixão
  • etc.

Que são, basicamente, temas de interesse a muitas pessoas atualmente.

Muitos leitores do blog me pedem recomendação frequentemente sobre livros de Budismo, e este é o que eu mais recomendo para começar.

Apesar de ele ser recomendado dessa maneira, mesmo praticantes há mais tempo podem tirar grandes insights, como foi o meu caso. Adorei fazer essa releitura e me deu muito mais embasamento para a leitura seguinte, que estou fazendo agora (o livro “Como entender a mente”, do mesmo autor).

Veja alguns trechos que gosto muito, para de repente entender se o livro vai te agradar ou não:

“Paz interior, ou paz mental, é a fonte de toda a nossa felicidade. (…) Felicidade e sofrimento são opostos; portanto, se algo for uma causa verdadeira de felicidade, não poderá fazer surgir sofrimento. (…) A causa da felicidade e a solução para os nossos problemas não se encontram no conhecimento das coisas materiais. Felicidade e sofrimento são estados mentais.”

“Todas as nossas ações de corpo, fala e mente são causas, e todas as nossas experiências são seus efeitos. (…) Cada pessoa tem um carma individual diferente. (…) Toda ação que fazemos deixa uma marca, ou potencialidade, em nossa mente muito sutil, e cada marca faz surgir, por fim, seu próprio efeito. Nossa mente é como um campo, e fazer ações é como plantar sementes nesse campo. Ações virtuosas plantam sementes de felicidade futura, e ações não virtuosas plantam sementes de sofrimento futuro. (…) A única maneira de destruir potencialidades negativas antes que amadureçam como sofrimento é purificá-las.”

“Não podemos ter a expectativa de mudar a nossa mente da noite para o dia mas, praticando de modo paciente e persistente (…), podemos substituir gradualmente nossa atitude comum de autoapreço pela atitude sublime de apreciar todos os seres vivos.”

Em resumo, é um livro não apenas para quem se interessa pelo Budismo, mas para quem se interesse em ser um ser humano melhor, desenvolver uma mente mais calma, ter mais paz interior mesmo.

O e-book dele é gratuito, tanto no site da Editora Tharpa quanto na Amazon. E você também pode comprar a versão impressa dele em centros budista kadampa, no site da editora ou na Amazon também.

3 COMMENTS

  1. Oiee 🙂
    Antes de terminar de ler o seu post, já fui pesquisar no Kindle e estava gratuito, já até baixei o ebook 🙂 aí logo após a leitura do post, vc informou que ele estava gratuito rs.
    Não sou budista, mas tenho grande interesse em ser uma pessoa melhor neste mundo 😊
    Obrigada Thais 😘

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Carta da Editora – Maio 2020

Todo mês eu escolho um tema para nortear os conteúdos que serão criados nos diversos canais do Vida Organizada e o tema de maio...
Ler

Veja Também

Sopa de inhame com espinafre e especiarias (vegana)

Seguindo por aqui na pegada de fazer receitas com base em cremes, caldos e purês durante a...

“Hábitos Atômicos” (James Clear)

Mais um livro da série “boas leituras para o período de quarentena”. Tenho lido alguns livros (e relido outros) que eu acredito...

Como eu estudo Ayurveda

Desde que comecei a estudar Ayurveda de maneira mais "oficial", sempre recebo comentários de vocês nas diversas redes sociais perguntando que curso estou fazendo...

O lance da água morna com limão todo dia de manhã

Alguns anos atrás eu publiquei aqui no blog um texto sobre o hábito de tomar água morna com limão pela manhã e até hoje...

Embaixadora Todoist 2020

Badge que você poderá encontrar nas minhas redes sociais e aqui no blog sobre o novo programa Em...

Outros artigos como este