Todoist Foundations

15
5521

Interrompemos a nossa programação para anunciar a novidade do Todoist: Foundations.

Todoist, para quem não conhece, é a ferramenta para gerenciamento de afazeres que eu costumo recomendar aqui no blog e para os meus alunos nos cursos, pois ela é muito intuitiva, com design simples, e ao mesmo tempo é bastante completa em termos de recursos.

Foundations é o nome dessa novidade, que na verdade dá para ver que foi um pacote de desenvolvimento de novos recursos úteis que eles colocaram em prática.

Dividir os projetos em seções

Isso já dava para fazer com um truquezinho, que era inserir um asterisco * e espaço antes da tarefa, que o Todoist tirava a bolinha e ela ficava como uma seção dentro do projeto. Mas agora o recurso é oficial e mais fácil de criar. Eu acho admirável essa sensibilidade dos desenvolvedores do Todoist de buscarem sempre formas mais amigáveis para as pessoas fazerem o que elas precisam dentro da plataforma.

Botão de adicionar tarefa mais dinâmico

Este é um pequeno detalhe, mas que pode fazer diferença no seu manuseio da ferramenta. O botão de adicionar tarefa pode ser arrastado e você pode inserir a tarefa em qualquer lugar do projeto, conferindo mobilidade a todas as suas inserções.

Adicionar tarefa se tornou mais completo

Ao adicionar uma nova tarefa, a janelinha que abre ficou mais dinâmica e com recursos mais inteligentes, apenas dando continuidade ao que a ferramenta já tinha antes. Por exemplo, se você digitar “comprar comida do gato amanhã”, ele te sugere inserir o “amanhã” como prazo. Outro recurso muito esperado é o de sub tarefas dentro da tarefa em si. Mais uma vez, soluções amigáveis para os usuários.

Etiquetas e compartilhamentos

Uma mudança que eu ainda não testei para falar para vocês, mas que eles implementaram a partir de hoje, é que, se alguém compartilhar um projeto com você (ou tarefa), as etiquetas atreladas a esses itens também são migradas. Não sei se isso é muito legal, porque uma vez o Evernote fez isso e bagunçou todo o meu esquema de etiquetas e não gostei. Mas como eu não costumo compartilhar listas pessoais, não vejo isso como um problema aqui. Mas, se você usa, tome cuidado. Verifique se não vai bagunçar sua estrutura de etiquetas.

O vídeo oficial da ferramenta está em inglês, mas dá para ver pelas imagens um pouco sobre as mudanças. Clique aqui para assistir ou veja abaixo:

Você já testou os novos recursos do Todoist? O que achou das mudanças? Deixe um comentário, se quiser. Obrigada!

15 comentários

  1. Eu sou uma testadora compulsiva de apps, e o único que nunca consegui deixar de usar foi o TODOIST. É simples e quase perfeito. Pra ser perfeito falta só disponibilizar a opção de escrever a mão. 😋

  2. Eu pensei que tinha saído minha sugestão deixada pra eles:

    O Todoist é realmente maravilhoso, recheado de funcionalidades e disponível até no Windows 10 como nativo. Porém, falta uma coisa nele que não me permite usá-lo como ferramenta de gerenciamento de próximas ações de projetos (GTD): Falta um atributo de filtro que, uma vez presente, deveria permitir visualizar apenas tarefas cuja respectiva tarefa antecessora nos projetos esteja concluída. Sem isso, sou forçado a entrar em modo de planejamento na hora em que eu somente quero executar as coisas.

  3. Olá, Thais…
    Pensei que você havia trocado o Todoist pelo Trello. Você ainda mantém conteúdo no Todoist?
    Essas mudanças foram para versão Premium? Tenho a comum e não apareceu nenhuma mudança ainda.
    Eu migrei tudo do Evernote para o Todoist e depois de umas tentativas falhas o Trello me conquistou pelo visual e (na minha opinião) uma praticidade maior que o Todoist.
    Então… estou fazendo minha mudança aos poucos e aproveitando para revisar tudo.

  4. Olá, Thais, só soube dessa novidade agora mesmo. Ainda não chegou a atualização pro meu Android mas vou testar hoje no App do desktop e web 🙂 super empolgada com essas funcionalidades. Estou usando todoist já tem um bom tempo. Eu sempre testo as ferramentas de lista junto com você porque adoro suas dicas, mas acredito que meu favorito seja todoist mesmo. Beijos. Adoro você e seu trabalho.

    E aproveitando a oportunidade haha, peço que você considere a possibilidade de um dia fazer o curso de planejamento de vida online, eu AMO a proposta desse curso, adoraria fazer, mas não moro no Brasil. Beijoooos, tenha um ótimo dia.

  5. Oi, Thais. Também curti muito a atualização, mas sempre sinto falta da dedicação na parte de relatórios. A ferramenta não é adotada oficialmente pela minha empresa, mas uso para organizar meu trabalho e preciso de respostas em forma de relatórios. Eu sempre tenho que criar projetos para as diferentes frentes de trabalho que atuo porque o registro de atividades não informa as seções de cada tarefa. Isso ainda não foi resolvido. Espero que esteja no farol deles. Obrigada por sempre trazer informações atualizadas para a gente. Abraços e sucesso sempre! Amo seu blog e acompanho há muitos anos. Sempre me surpreendo positivamente!

    • É que o forte deles a gestão das listas, não arquivos de referência. Nesse caso, talvez valha mais a pena você ter um registro pessoal em outro formato.

      Mas entendo, facilitaria horrores se eles melhorassem uma coisinha ou outra no relatório, né?

      (Obrigada por comentar!)

  6. Obrigado Thais! Vi que “algo havia mudado” mas foi no seu site que consegui ver quais eram as novidades.

  7. Thais,
    Essa semana mesmo comecei a migrar para o Trello para deixar a assinatura premium do Todoist, mas estou percebendo que os recursos do Todoist são bem mais dinâmicos. No Todoist eu verifico o meu progresso de conclusão das tarefas com os gráficos gerados. Com isso tenho clareza da quantidade de coisas que consegui resolver . Sabe informar se no Trello tem algo parecido ?

  8. Obrigada, Thais. Parabéns pelo o seu trabalho. Vou fazer o GTD nível 3 no dia 9/11 e estou super animada.

    Att.

    Laís

  9. Thais, tenho uma dúvida.. eu usava o todoist do mesmo jeito que vc usava (ex: colocava uma lista escrito “próximas ações” e colocava como subprojetos os contextos. Antigamente o todoist permitia que ao abrir o projeto “proximas acoes” eu visualizasse todas as outras separadas por contexto. Eu uso o premium e passei a usar etiquetas mas não me acostumo a nao ver meus contextos separados e acabo lendo todas as tarefas, todo momento 😣 Você tem alguma sugestão?

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui