Pular para o conteúdo

Como ter foco em uma única atividade em um mundo de distrações?

Quando defini o título deste post, o comentário que me veio à mente foi: “uau, essa é a pergunta do século!” rs Porque se tem algo que faz parte da realidade de todo mundo hoje em dia é o excesso de distrações, informações e coisas a fazer. Neste post, vou trazer minhas principais estratégias então para te ajudar, como se estivesse conversando com uma amiga tomando um café!

Desligue todas as suas notificações

Já li alguns textos e pesquisas que dizem que, uma vez que a gente se distraia, leva mais ou menos uns 20 minutos para se concentrar de novo. Isso se a gente não tiver nenhum distúrbio de déficit de atenção, o que piora ainda mais o quadro.

Hoje a gente vive em um momento da humanidade em que existe tanta notificação que, se a gente levar a informação acima a sério, entende que, basicamente, não fica concentrado em nenhum momento, porque a cada 15 segundos aparece uma notificação nova no celular ou no computador.

É por isso que eu desabilito todas as notificações do meu computador (e-mail, calendário etc). Só deixo a de atualização do sistema, e mesmo assim acho ela meio chatinha (mas suporto). No celular, tiro todas. Deixo apenas para Uber e serviços de entrega, pois considero úteis. Todo o resto – especialmente mensagens – eu tiro.

Acho que o que faz as pessoas ficarem receosas de tirar as notificações é o medo de receber algo importante e não ver de imediato. Pela minha experiência, o que funciona é olhar nos intervalos. Se tiver algo importante, eu vou responder. Mas toda a massa do não importante, que é a maioria, não vai me atrapalhar. Esse é o ponto.

Na prática, funciona assim: estou escrevendo este texto aqui para o blog. Estou concentrada. Quando acabar a primeira versão, eu levanto, pego algo para comer ou beber e dou uma olhada no celular. Nada urgente? Sigo trabalhando. É isso. Ou seja, eu olho direto as minhas mensagens, mas sou eu quem julgo o que é urgente e o que precisa da minha resposta imediata. E respondo quando puder.

Claro que, devido ao meu trabalho, por entender que tenho clientes que precisam de respostas imediatas, eu tenho algumas estratégias, que são:

  • Tenho uma pessoa que trabalha de segunda à sábado, em horário comercial, atendendo clientes e me repassando o que precisa da minha intervenção ou o que for mais urgente.
  • Coloco uma resposta automática em todos os meus e-mails, dizendo que não trabalho com a caixa aberta e que responderei assim que possível. Se for urgente contate X e Y de pessoas.
  • Vou educando as pessoas que trabalham diretamente comigo sobre a minha política de comunicação e, aos poucos, todo mundo vai conhecendo e respeitando.

Desligue as notificações e veja a paz que passará a reinar no seu dia. Fica até parecendo que tem algo estranho ou errado. Teste.

Depois que desliguei as notificações de maneira geral, meu foco aumentou em uns 300%.

Tenha paz sobre tudo o que você NÃO está fazendo

Nada tem o poder de me distrair mais do que ficar lembrando de coisas que preciso fazer ou ficar preocupada com coisas que eu deveria estar fazendo.

Existem muitas técnicas para que eu possa analisar tudo o que eu tenha para fazer e, momento a momento, escolha no que vou focar. Tudo o que escrevo aqui no blog tem essa finalidade, e eu não poderia resumir em uma frase ou post. Mas, uma vez que eu tenha decidido realizar uma atividade, quero estar completamente presente nela, focada. Para isso acontecer, eu dependo de duas coisas:

  1. Deixo meu Bullet Journal aberto do meu lado, enquanto estou no computador trabalhando ou fazendo alguma atidade offline (tipo ler um texto ou livro), porque tudo o que eu me lembrar de fazer, eu apenas anoto ali para lidar com a demanda mais tarde. Eu não paro o que eu estou fazendo para executar outra atividade, a não ser que a casa esteja pegando fogo, obviamente.
  2. Tenho que ter um painel com um inventário completo de todos os meus afazeres. Compromissos, ações, rotinas, projetos, tudo. Isso no GTD a gente chama de “sistema”. É um conjunto de listas e ferramentas que têm um foco diferente cada uma – ou seja, olho quando tenho que olhar, e não tudo ao mesmo tempo – que me permite olhar todo esse inventário de coisas a fazer e saber que tudo o que não estou fazedo está ali, sob controle. Toda semana, faço uma revisão para que as listas estejam atualizadas, e diariamente as alimento.

Uma técnica que me ajuda a ter foco momento a momento é: acabei uma atividade, eu me pergunto qual é a coisa mais importante que eu tenho para fazer agora. Muitas vezes, é comer, beber água ou fazer xixi. E, enquanto estou comendo, bebendo água ou fazendo xixi, eu já me pergunto qual é a próxima, que pode ser “finalizar arquivo para enviar para a impressão”. Finalizando o arquivo, eu já penso na próxima, que pode ser ënviar o contrato pelo motoboy”. Assim, ao longo do dia, tendo base em um sistema que me mostre tudo o que preciso fazer, consigo focar nas escolhas intuitivas do que for mais importante.

Veja suas mensagens e e-mails nos intervalos e processe tudo diariamente, apenas uma vez

Como eu deixo as notificações desligadas, sempre que termino alguma atividade concentrada, eu dou uma olhada em todas as minhas caixas de mensagens para ver se tem algo urgente que precisa de resposta. Se sim, respondo. Se não, deixo para responder depois. Que depois? No final da tarde, ou do meio da tarde para o fim do dia, gosto de zerar todas as minhas caixas.

“Zerar” uma caixa de entrada não significa resolver tudo o que chegou ali, mas endereçar corretamente. Abrir um e-mail, ver se ele demanda ação ou não e, se sim, decidir quando vou executar. Simples assim.

Existem alguns posts aqui no blog onde explico como fazer com mais detalhes. Vale a pena aprender, porque é uma prática diária que muda a vida e a maneira como nos relacionamos com as pessoas.

Outra prática que tenho sobre e-mails é: antes do almoço, gosto de disparar as mensagens. Ou seja, tudo o que tenho que solicitar a alguém, envio nesse horário. Depois de alguns testes, percebi que é o melhor horário, pois geralmente a pessoa volta do almoço e vê seus e-mails – e ela já tinha visto o montante pela manhã, quando começou a trabalhar. Então ela consegue focar melhor nos e-mails novos.

Outra dica que gosto de dar é a de agendar as mensagens. Eu trabalho em horários alternativos, mas já percebi que as pessoas gostam ou preferem receber mensagens em horários específicos – como na hora do almoço. Por isso, se eu responder um e-mail às 20h ou às 9h, eu prefiro agendá-lo para ir em um horário de preferência, pensando até em como quero receber essa resposta. No Gmail, existe uma extensão chamada Boomerang que permite isso (vale a busca). No Outlook, até onde eu sei, também dá para agendar mensagens.

Duas coisas atrapalham pacas: centralizar e querer ser perfeccionista

Sempre fui ambas as coisas, e isso sempre me atrapalhou muito.

Quando percebo que estou demorando muito para fazer algo (porque simplesmente não cabe na minha rotina), eu considero delegar para alguém. Se sou eu mesma que preciso fazer, eu penso melhor em como poderia executar, ou incubo a atividade (veja aqui um post recente sobre esse lance).

Sempre fui perfeccionista. E isso me fez sofrer muito, porque às vezes eu nem queria começar uma atividade porque “não ia fazer do meu jeito”. Ou então eu nunca conseguia concluir algum projeto porque achava que “nunca estava perfeito”. Quando eu me libertei disso, minha vida começou a andar! Porque eu aprendi um conceito que é sobre o “produto mínimo viável” (vem da cultura das start-ups), em que a gente define um resultado mínimo que a gente concorde para finalizar uma primeira versão daquilo, e depois vai melhorando. Meu lema hoje é “feito é melhor que o perfeito não feito”.

Ter na cabeça o princípio de que continuaria melhorando algo mesmo depois de supostamente tê-lo concluído me libertou e abriu o mundo para novas possibilidades.

Conclusão…

A organização existe justamente para que a gente não precise perder tempo ou se estressar com algo que, se a gente pensou e planejou antes, vai tornar tudo mais tranquilo, mais fácil e mais prático.

Ter foco não depende de ter algo simples, tipo uma lupa, e pronto, seus problemas foram resolvidos. É algo que você cria. Tem que ser pró-ativo. Não é algo que simplesmente acontece.

Espero que, com este post, eu tenha trazido dicas e técnicas que realmente te ajudem. Como eu comentei no início do post, tentei escrevê-lo como se estivesse dando essas dicas para uma amiga em um café. Por favor, deixe um comentário caso você já use algumas dessas técnicas, pois isso pode encorajar os outros leitores a tentarem também! Muito obrigada!

Marcações:
Autor

29 comentários em “Como ter foco em uma única atividade em um mundo de distrações?”

  1. Adorei as dicas, elas foram ótimas para me sentir motivada e tomar a atitude de colocar em prática.

    Este lema do “Feito é melhor do que perfeito não feito” eu ouvi do CFO de uma empresa que eu trabalhei, faz todo sentido!

    Muito obrigada por compartilhar suas dicas e ideias.

  2. Aqui no departamento organizaram um retiro de escrita. Eu sempre fui rápida em produzir, mas estava com dificuldades de fazer as coisas de uns tempos pra cá. Uma das regras era desligar as notificações do celular e a internet. É impressionante como rende! Eu fiquei boba com a quantidade de notificação vazia q eu recebia (mesmo tendo desligado 90% delas) e o quanto a internet atrapalha a escrita. A minha regra foi q eu não ia abrir o webwhatsapp, só os sites de pesquisa científica. Fiquei impressionada como deu certo! Também tínhamos um tempo certo p ficar concentrados e 30 min de intervalo no meio da manhã e a tarde, mais 2h de almoço. Me senti mega produtiva e adotei p vida desligar tudo qdo for fazer algo. Economiza dias de trabalho fazer isso!
    Tem um artigo a ensina as técnicas, vou deixar o nome pq talvez você goste de ler:
    Writing retreat as structured intervention: margin or mainstream? È da Rowena Murray, publicado em 2009. Se vc não achar me manda um email q te passo.
    Amei o post

  3. Bom dia Thais!! Obrigada por mais esse post. De fato desligar as notificações me ajudou muito. Também gosto de zerar minha caixa de entrada até o fim do dia. São ações simples mas que ajudam muito!!

  4. Nossa Thaís, já ouvi várias vezes a frase “feito é melhor que perfeito”. Mas sempre relutei. Como assim feito pode ser simplesmente melhor que perfeito? Minha cabeça perfeccionista simplesmente não entendia! Mas agora a ficha caiu, com o complemento “feito é melhor que O perfeito NÃO FEITO”. Frase pra vida! Obrigada!

  5. Gostei muito das dicas. É uma forma de estar mais presente, sentir mais o dia também. As mensagens vindas de forma excessiva me deixam mentalmente cansada. Deixei o meu celular fora da mesa (com notificações desativadas) e vou desativar as notificações de e-mail.
    Obrigadaaaa

  6. obrigada por esse texto. estou escrevendo a dissertação de mestrado e tenho dificuldades em manter o foco. a parte que mais serviu pra mim foi: CENTRALIZAR E QUERER SER PERFECCIONISTA. preciso me desapegar disso URGENTE.

    sou fã do seu trabalho.
    bjs

  7. As vezes chegar ao foco se parece com uma verdadeira luta, temos que sair nocauteando toda a interrupção que aparece. Dizer várias vezes “não”, silenciar muitos barulhos, colocar o fone de ouvido, mudar de ambiente, até que finalmente eu entro no fluxo e vem a paz de espírito…rsrs

  8. Excelente como sempre Thais! Só não desligo todos os whatsapps porque meus filhos usam muito para me mandar mensagem (as vezes até durante a aula porque não daria para ligar, mas precisam me avisar de algo etc). Como vc faz com seu filho e seu marido? Pq nem sempre dá pra ligar né?
    Meu lema tb é feito melhor que perfeito!! Amo. Parabéns pela fase super produtiva e tranquila. Ta passando isso em todos os seus canais. 💕 Beijinhos

  9. Adorei!
    Aprendi sobre gerenciamento de notificações com você. Hoje deixo praticamente tudo desligado.
    TB gostei muito da técnica do “produto mínimo viável”. Vou aprofundar essa reflexão. Creio que será útil pra mim.
    Obrigada!
    Abraço!

  10. Thais, muito chato ser centralizadora e perfeccionista! Vivo tentando melhorar nesse aspecto, acho até que melhorei um pouco, mas bem pouco! Kkkk! Obrigada pela dicas!
    Ah, há uns 10dias desliguei as notificações, no começo olhava toda hora e até me atrapalhou mais do que antes, mas aos poucos foi passando, diminuindo a ansiedade em olhar, e acho que agora estou começando a sentir os benefícios desse ato.

  11. Estou amando o tema de foco desse mês.
    Essa parte do texto é crucial:

    “Ter foco não depende de ter algo simples, tipo uma lupa, e pronto, seus problemas foram resolvidos. É algo que você cria. Tem que ser pró-ativo. Não é algo que simplesmente acontece.”

    E talvez seja exatamente a parte mais difícil: tomar a decisão de deixar outras coisas de lado e não ficar cedendo a todas as demandas que o mundo nos traz a cada segundo.

    Sem dúvida, é a minha maior dificuldade hoje.
    Fiquei maravilhado quando li “Trabalho focado” do Cal Newport, nesse sentido.

    A questão das notificações realmente é problemática! Algumas dicas que podem ajudar numa transição para desativá-las são:
    1. Assim como antes já dava para fazer com grupos, hoje é possível silenciar notificações de pessoas específicas. Algumas pessoas podem sentir menos ansiedade em ficar checando toda hora, se só silenciarem grupos/pessoas menos importantes e manter notificações de cônjuge, filhos etc.
    2. No Android, dá para desativar todas as notificações e colocar um widget do WhatsApp e do e-mail (caso sinta necessidade) na tela inicial pra ter um panorama rápido e geral do que está chegando sem precisar abrir o app.

  12. Tem um aplicativo de celular que eu gosto muito chamado Forest. Nele você estipula um tempo em que não pode usar o celular, e, se cumprir certinho, aparece uma arvorezinha, e, se mexer antes da hora, aparece a arvorezinha morta (dramático kk). Ele mostra o seu “quintal” com as plantinhas. Acho bem fofo e intuitivo.

  13. Ótimo post Eu desabilitei os dados em segundo plano do Whatsapp, então, mesmo que eu ligue os dados, só recebo as mensagens quando entro no app. Achava insuportável pesquisar alguma coisa ou assistir algum vídeo com mensagens chegando o tempo todo, ainda mais daquelas pessoas insistentes que mandam uma atrás da outra!!! Meu celular, inclusive passa a maior parte do tempo no silencioso. Detesto barulho de qqr bipezinho!!! 😂

  14. Sobre desligar notificações eu já faço a um bom tempo, principalmente de redes sociais, quando dá vejo quando não dá, simplesmente não deu!
    Todo o restante preciso muito colocar em prática porque infelizmente sou a pessoa mais procrastinadora e desorganizada que conheço.
    Te digo, é duro ser eu!😕
    Mas as dicas dadas são otimas!

  15. Eu sou outra pessoa depois que escolhi ter apenas 2 redes sociais e desativei as notificações. Recomendo! Post muito TOP 👏🏻

  16. Thais,
    Seu trabalho é muito bom. Suas dicas são práticas e aplicáveis. Resultados rápidos e efetivos. Parabéns!!!
    Att.
    Gustavo.

  17. Oi Thaís tudo bom?
    Dúvida: lendo seu material, me analisei e percebo que funciono melhor se eu for lembrado do que preciso fazer. Dentro desse arsenal de apps, você poderia recomendar algum que lembre a gente de nossas tarefas através de notificações da área de trabalho e no próprio celular? De maneira que eu possa me programar antes incluindo a quantidade de tempo que vou gastar com cada tarefa? Assim qdo essa notificação chegar sei que devo largar o que estou fazendo (sem peso na consciência kkk ) e ir para uma outra tarefa.

  18. Relutei muito para desativar as notificações do meu WhatsApp. A primeira semana foi complicada, me empolgava nas execuções, imersa nas atividades e esquecia de checar… Acabei “ignorando” involuntariamente meu chefe por quase 48h. Rsrssrsrsrs! Mas agora que consegui, minimamente, adquirir o hábito de conferir nos intervalos as urgências e deixar uma pequena mensagem de que diz algo como “urgente = ligue ; importante = e-mail ; pode esperar = whatsapp” minha produtividade e meu foco é outro!! Fico agradecida a mim mesma por ter me dado essa chance e a coragem de ao menos tentar! <3

    Sobre o perfeccionismo, também é uma das minhas sombras, que sempre atrapalhou minhas atividades. Tenho conseguido melhorar na terapia, e adotei sua frase como lema na primeira vez que vi! Virou meu papel de parede do computador pra não esquecer jamais o quanto o perfeccionismo me trava de evoluir! <3

    Em breve, meu próximo passo é testar o esquema de contextos bases para os dias da semana. Vou verificar se funciona pra mim!

    Mais uma vez, obrigada pelas dicas Thais!

  19. Muito legais as dicas Thaís! Uma coisa que eu uso, e não vejo quase ninguém falar, é que no Android tem uma opção onde o celular só toca se a pessoa ligar 2x num intervalo de 15min. Como não tenho filhos, nem chefe, uso meu celular 24h no silencioso (:D), e treino as pessoas, que se elas querem muito me achar naquele exato momento, basta me ligar 2x! Tem funcionado muito bem!

  20. Boa tarde. Queria somente dizer obrigada pelo artigo 🙂 Infelizmente na minha opiniao, tenho problemas com o foco no trabalho 🙂 Odeio dizer isso, mas nao consigo concentrar me sem kanbantool.com. Kanban ajuda me cumprir todas terafs e atingir os meus objetivos na vida profissional:) Obrigada mais uma vez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *