Pular para o conteúdo

Contextos da semana: ainda uso?

Já postei algumas vezes aqui no blog sobre a ideia de aplicar um contexto a cada dia da semana, visto que tenho muitas frentes profissionais. Inclusive apenas recomendo se esse for o seu caso. Pode também ser útil para quem tem empresa (ou “eumpresa”) se organizar com as diversas frentes de atividades.

Respondendo a pergunta do post, SIM, eu ainda uso, e achei que valia a pena escrever sobre isso porque vejo o contexto como um foco que dou a cada dia. Isso me ajuda a ter a mente mais clara sobre as coisas que devo focar em cada dia da semana.

Claro que esses contextos são uma orientação, e não uma obrigatoriedade, e tem vezes que eu tenho outras coisas para fazer que não se relacionam com o contexto do dia em si. Organização não é rigidez, mas praticidade.

Hoje os meus contextos estão assim:

  • SEG: Mentoria, Consultoria, Certificações, Estratégia
  • TER: Learning, Suporte, Materiais, Traduções
  • QUA: Conteúdo
  • QUI: Mestrado, Aulas, Materiais
  • SEX: Administrativo

Eu mudei o administrativo para sexta porque estou em um momento em que não estou fazendo agendamentos nas sextas-feiras para conseguir organizar melhor os cursos que acontecem aos finais de semana, e minha vida ficou mais tranquila depois dessa configuração. Muitas vezes eu trabalho em casa, na sexta, ou resolvo algumas coisas na rua, então faz sentido manter esse dia com esse foco. Eu também gosto de fazer o meu planejamento semanal e a revisão semanal do GTD na sexta. Enfim, são vários assuntos relacionados e tem feito sentido manter assim.

Este semestre é, em teoria, o meu último do mestrado, e eu participarei ocasionalmente de uma aula às quintas à noite (como aluna ouvinte, sem a obrigatoriedade de entregar trabalhos etc). Por isso, mantive o tema “mestrado” na quinta, quando vou cuidar da minha pesquisa e outros assuntos relacionados a “dar aulas”. Por exemplo, se eu quiser formatar meu currículo para enviar para alguma universidade, faço na quinta.

Gosto de colocar conteúdo na quarta-feira não porque seja o único dia que eu produzo conteúdo (produzo diariamente), mas porque é o dia da semana que eu paro, olho o todo, planejo conteúdos, capturo sugestões dos leitores etc. Eu gosto de fazer isso no meio da semana. Antes era de sexta, e funcionou durante algum tempo, mas agora faz mais sentido deixar na quarta.

O maior volume do meu trabalho está no learning, no educacional, então por isso essas atividades estão basicamente divididas entre três dias (segunda, terça e quinta), em categorias diferentes. Terça é o dia que agendo gravações de aulas e faço atividades relacionadas aos cursos de maneira geral, especialmente os cursos online. Estamos fazendo uma transição de ferramentas e isso gera bastante volume, então faz sentido dedicar um dia inteiro para esse tipo de “tarefa”.

Segunda é o dia que gosto de dedicar à mentoria, que é o nosso grupo avançado de organização, e além disso trato de outros assuntos e clientes que também sejam mais “VIP”, como consultoria em empresas e outros do tipo. Por esse olhar elevado, também é um bom dia para ler, estudar estratégia, fazer planejamentos e pensar no todo mais a longo prazo.

Tenho um painel no Trello que é como se fosse uma checklist (portanto, referência) em que descrevo os tipos de atividades que faço em cada dia.

Sábado e domingo mantenho a configuração anterior – sábado mais dedicado à casa, domingo mais individual. Mas é uma abordagem mais leve, sem tantas atividades, especialmente porque uma ou duas vezes por mês eu ministro cursos aos finais de semana.

Você já testou essa configuração? Acha que faz sentido para o seu trabalho hoje? Por favor, deixe nos comentários. Obrigada!

Marcações:
Autor

15 comentários em “Contextos da semana: ainda uso?”

  1. Meu trabalho é bem específico e quando testei essa abordagem achei que não rolou muito bem. Eu acabava engessando com atividades muito específicas como “ler sobre X coisas nas quartas”.

    Mas mantenho essa possibilidade em mente para algumas atividades. Por exemplo, já percebi que meu dia preferido de Revisão Semanal é nas sextas também, então tento organizar minha semana em relação aos compromissos em que tenho ingerência sobre dia/horário para possibilitar isso.

    Abraço, Thais!

  2. Esse semestre dividir a semana por contextos das disciplinas de mestrado /avanço da dissertação está me ajudando muito a não me perder. É uma dica muito boa.

  3. Oi Thais, eu já testei essa configuração graças aos seus outros posts. Funcionou bem para mim na época, hoje não faço mais assim pois não tenho mais tantas frentes que demandem tanto. Basicamente tenho uma coisa só por vez que demanda mais e/ou é mais importante e o restante meio que se encaixa nos momentos de menor energia.
    Beijos.

  4. Não consigo, pq no final da semana embora eu tenha feito um pouquinho de cada coisa, sinto como se eu não tivesse feito nada. Pra mim funciona melhor ir terminando as tarefas uma por vez

  5. thais, foi a melhor coisa que fiz, sou empresário e se muitos contextos e projetos assim puder focar mais em determinadas áreas determinados dias. por exemplo hoje é dia de estudar gtd e organização do tempo, não faço só isso mais hoje vou revisar a parte que mais preciso ou me chama atenção.

    muito bom

  6. Já testei essa configuração, mas não funcionou muito bem, muito mesmo pela minha falta de disciplina em conseguir focar prioritariamente num contexto durante o dia. Atualmente eu estou usando checklists de atividades diárias, semanais, quizenais e mensais, com algumas indicações do dia ou semana em que cada “tarefa” deve acontecer. Ainda espero me configurar para criar os contextos diários, pois julgo que este método seja mais eficiente.

  7. O uso de contextos super me fez bem, tanto no trabalho como na vida pessoal. Me auxiliou a focar e concentrar energia em ações e projetos. Uso checklists de suporte, para me manter conectada ao que quero e preciso dedicar tempo. Andei meio desorganizada, por conta de contextos atípicos e uma rigidez que eu havia assumido para mim mesma e que não me auxiliava. Nada como aprender o que é ser firme e o que é ser rígido.

  8. Olá Thais,

    Tenho seguido muitas dicas suas para a instalação do GTD como material extra ao livro, o que tem me ajudado muito. Estou usando o Trello na minha instalação e, hoje, tenho uma pergunta simples: Qual o power-up que você usa para contar os cartões das suas listas?

    Obrigado

  9. Adorei o post, Thais!
    Para o meu trabalho não se ajustaria tanto, mas acho que poderia usar essa dica para aplicar às minhas áreas de vida. Vou testar!

    Abraços. 🙂

  10. Ótimo relembrar dessa ferramenta, que, se não me engano, se assemelha ao ‘time boxing’.
    Já tentei algumas vezes adaptar essa ferramenta à minha rotina, mas sempre sem sucesso. Talvez devido a flexibilidade do meu dia (excesso de demandas aleatórias e “urgentes”) e pela minha dificuldade de foco também…
    Mas pra quem consegue, deve ser excelente.
    Abraços

  11. Thais, estou aproveitando o domingo para ler os posts que não tive tempo de ler nesse último mês e senti que precisava comentar nesse em específico. Adotei muito esta sua visão sobre contextos e foi primordial para que eu pudesse organizar a minha rotina de casa, alimentação, mestrado e trabalho. Mais do que isso, para aplicar esta configuração também precisei colocar em prática seu conselho de me auto conhecer e de ter uma “escuta” atenta às minhas prioridades e à minha disposição físcia e mental. Com isso, a princípio consegui compreender que nos períodos da manhã estou mais calma, descansada e concentrada e com isso consegui alinhar os meus horários para dar aula e deixei as manhãs somente para o estudo (foi difícil negociar com a escola em que dou aula, rs). No fim das contas, fiquei com a sexta feira toda livre de compromissos e com isso fiquei super felizinha por ser mais um dia inteiro pra me dedicar ao mestrado. Mas ai veio de novo a autopercepção: sexta feira eu tava era cansada, dava aula no sábado e por isso o dia não rendia tanto quanto poderia. Para este semestre, alterei meus horários e agora trabalho em sala de aula na sexta e tenho a segunda livre. Estou tão menos ansiosa e mais feliz!

    Obrigada, obrigada, obrigada <3

  12. Thaís, achei seu blog (e você) recentemente (com o curso online que teve há 2 semanas). De lá para cá, já assisti suas lives e agora estou colocando a leitura do blog e os vídeos do canal em dia (você vai me fazer cia por um bom tempo).
    Fiquei com uma dúvida: você ainda utiliza esse método de contexto da semana? Pergunto porque não me lembro de ter visto comentário sobre isso nas lives.
    Estou precisando organizar diversas atividades (sobretudo nessa época de quarentena) e queria ver se seria possível. E por último: no lugar de contexto por dias, posso fazer contexto por períodos (manhã, tarde e noite)?
    Abraços e parabéns pelo seu trabalho. Muito bom (até comprei o livro!).

    1. Oi Andrea, tudo bem? Bem-vinda ao blog!
      Então, no momento não uso mais, mas acho interessante quando você tem várias áreas profissionais diferentes, ou de repente está em transição de carreira. Vale a pena analisar caso a caso o uso. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *