Pular para o conteúdo

Receitas do IFTTT que eu tenho utilizado atualmente

Outro dia comentei no meu Twitter pessoal que tenho voltado a usar receitas do IFTTT para automatizar alguns processos no meu dia a dia. Muitos seguidores do perfil me pediram para compartilhar as receitas que tenho usado, então este post serve para isso.

IFTTT, ou “If this, then that” (em inglês “se isso, então aquilo”) é um site maravilhoso, inventado por uma alma caridosa, com recipes (receitas) de aplicações na web (hoje em dia eles chamam de “applets”). Ainda complicado? Vou listar aqui as minhas recipes favoritas no site e aí acho que vai ficar mais fácil de entender:

Blog > Redes sociais

Acho que as principais receitas dizem respeito ao blog. Toda vez que eu publico um post, ele será divulgado no: Twitter (meu e do blog) e Facebook (meu e do blog). Isso me ajuda a não precisar fazer tudo manualmente, todos os dias.

Blog > Trello

Eu organizo os meus calendários editoriais no Trello. Tenho um quadro para cada canal (blog, Instagram, YouTube), e assim consigo ter um controle e uma catalogação do que já foi publicado, assim como planejar conteúdos futuros. Pois bem, tenho receitas que fazem o seguinte – quando eu publico um vídeo, crio um cartão no Trello para a coluna de “vídeos publicados”. Isso me ajuda na catalogação.

Redes sociais > Redes sociais

Como otimizar essas publicações? Tenho receitas como: se eu publicar uma foto no Insta, ela entra no Twitter do blog também.

Tenho receitas para postar, especialmente no Twitter do blog. Por exemplo, toda segunda eu posto um lembrete de cadastro na newsletter, pois é o dia que a newsletter sai. Toda semana também entra um lembrete sobre o curso de introdução. Vou criando aos poucos, quando sinto necessidade, essas mensagens.

O mesmo vale para postar um “planeje sua semana” toda semana no Facebook, por exemplo. Dá para abusar da criatividade aqui.

Redes sociais > Organização

Toda vez que posto uma imagem no Instagram, ela é arquivada no Dropbox.

Toda vez que publico um post no blog, ele é arquivado no Evernote.

Essas receitas de organização me ajudam a fazer backup dos arquivos sem que eu precisa efetivamente dedicar meu tempo para fazer isso.

Foto no Facebook > Foto no Twitter

Quando atualizo minha foto do perfil no Facebook, atualiza no Twitter também. Eu gosto de manter um padrão nas fotos para as pessoas que me procurarem saber que é a mesma pessoa. Identidade visual, coisa de publicitária, basicamente.

Minha recomendção é que você crie uma conta no site e navegue através dos serviços que você possui, para criar receitas que facilitem a sua vida. Tem muitas ideias lá que você pode aproveitar. 🙂

Se quiser, deixe um comentário recomendando algumas que você gosta e usa. Obrigada!

Autor

6 comentários em “Receitas do IFTTT que eu tenho utilizado atualmente”

  1. Eu conheço o IFTTT há muito tempo, fui apresentada por você hehehehe Nunca senti necessidade de usar, mas agora, lendo esse post, achei muito mais legal do que eu imaginava. Foi pro algum dia/talvez 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *