Pular para o conteúdo

Jornais, revistas… ainda compro? Como lidar com o fluxo de papéis?

Quando eu comecei este blog, a gente não tinha tantos recursos assim na Internet como temos hoje. Naquela época, eu comprava muitas revistas. Eu ainda adoro revistas. Por mais facilidades que a gente tenha hoje para ler online, nada se compara ao ato de se sentar completamente offline, com uma revista lindamente diagramada em mãos, e ler tranquilamente. Claro que sim, diminuiu a incidência de compras de revistas em formato de papel, mas continuo comprando e lendo. Neste post vou falar um pouco sobre como tem sido a minha rotina atual com relação a isso.

Eu gosto de ler e de me manter informada. Pelo trabalho que eu faço, gosto de ler diariamente notícias do mercado e de atualização do mundo do trabalho. Além disso, tem o fator lazer. Realmente adoro ler para me distrair, e tanto jornais quanto revistas fazem isso.

Jornal

Desde 2015 eu venho lendo a versão online do NY Times todos os dias de manhã. Dou apenas uma geral na página e gosto de ler o resumo do dia, que geralmente traz os acontecimentos mais importantes do ponto de vista deles e algumas sugestões de matérias legais sobre qualidade de vida.

Durante toda a minha vida a minha avó foi assinante do jornal Estado de São Paulo, então sempre tivemos a rotina de leitura matinal dele. Quando fui morar em Campinas, parei com esse hábito, mas confesso que sentia falta. Mais ou menos na metade do ano passado eu resolvi fazer uma nova assinatura de jornal (a Folha, desta vez) e ainda tenho a rotina de ler diariamente. Adoro ler o jornal enquanto estou tomando meu café-da-manhã.

Consigo ler tudo? Não. Geralmente dou uma passada de olho nas notícias de forma mais rápida e separo as matérias que quero ler com mais calma para ler depois. Os jornais são reciclados.

Revistas

Eu sempre comprei muitas revista e confesso que gastava um dinheiro considerável com isso. Via sempre como investimento para o meu trabalho, mas ainda assim me incomodava.

No ano passado eu resolvi assinar o GoRead, que é um aplicativo agregador das principais revistas do mercado brasileiro. Custa uns 20 reais por mês e tem quase todas as revistas: semanais (Veja, Isto é, Carta capital, Cláudia, Você S/A etc). Tem sido ótimo, porque leio essas revistas pelo celular, pelo computador ou pelo tablet e não tenho esses gastos.

Revista em papel eu compro apenas em três situações:

  • Quando vou viajar. Gosto de ter uma ou duas revistas para folhear antes de o avião decolar ou quando estou em uma pousada ou hotel com a minha família, em vez de ficar mexendo no celular.
  • Quando a revista que eu me interesso não tem no GoRead, como é o caso de uma revista de Negócios que eu adoro, mas não tem lá. Não compro todo mês, mas compro sempre que me interesso pelas chamadas de capa.
  • Quando eu prefiro ter a experiência de ler a revista no papel. Tem revistas que são uma verdadeira experiência. O papel é diversificado, as imagens são lindas, e elas acabam virando um material de referência como os livros. Casa Vogue, Adega, Náutica são bons exemplos. De modo geral, a que eu compro com mais frequência é a Adega, mas não é todo mês.

Eu trato as revistas como livros. Leio diariamente.

Gosto de deixar as revistas novas na mesa de centro da sala. Além de ser bonito, me lembro de que tem revista nova para ler. Uma vez lidas, são recicladas.

Vale dizer que costumo digitalizar e enviar para o Evernote as matérias que considero úteis para ter como referência.

Isso foi um pouquinho da minha rotina de leitura de jornais e revistas. Você ainda costuma ler esses materiais? Como é a sua rotina com eles? Deixe um comentário! Obrigada.

Autor

14 comentários em “Jornais, revistas… ainda compro? Como lidar com o fluxo de papéis?”

  1. Nossa! Que coincidência… passei por uma banca de jornal no meio da semana e li alguns jornais por cima, fiquei indecisa se comprava ou não, pois há a mesma possibilidade de leitura por sites. No entanto, esse artigo me ajudou a chegar a uma decisão sobre isso. Muito obrigada, Thais. ótimo final de semana para você, família e equipe. =)

  2. Sempre fui leitora de revistas desde novinha (gastava o que não tinha para comprar!) Mas recentemente resolvi ler algumas online. Não abri mão de ter a minha preferida em versão impressa (vida simples) pois a revista é um deleite para os olhos.

  3. Oi, Thais! Também adoro ler jornais e revistas. Tanto que minha graduação foi em Comunicação/jornalismo.
    Hoje eu me atualizo através de assinatura de newsletter. Assino a do Canal Meio, a_nexo (jornal nexo), Intercepet_Br e El País.
    Não assino nenhuma revista. Mas já faz um tempo que ando namorando a assinatura da revista Cult, para mim uma das melhores e me serve muito como pesquisa pro mestrado. Vou até olhar se tem ela no aplicativo que você indicou.
    Bjão!

  4. Sempre fui apaixonada por revistas, juntava moedinhas quando adolescente para comprar Capricho.
    Quando comecei a trabalhar assinei algumas e também jornal, mas com a correria do dia a dia fui percebendo que acabava lendo mais online que as versões impressas, optei por cancelar as assinaturas, mas sempre que passo em uma banca de jornal adquiro alguns exemplares.

  5. Eu senti muita falta quando diversas revistas saíram do mercado! Sou das que preferem ter uma revista nas mãos, assim como os livros. Gostei muito do seu texto, de vc contar a sua relação pessoal com as revistas.

  6. Muito legal, Thaís! Vou integrar a minha rotina a leitura de alguns desses jornais e revistas. Estou pensando seriamente em assinar o app Go Read a partir dessa dica. Você poderia escrever um texto sobre como você se organiza para a leitura de revistas e jornais, frente às demandas dos textos acadêmicos. Abraços;

  7. Costumo ler o G1 diariamente no café da manhã. Ao longo do mês me reveso aleatoriamente entre as versões on line (e graruitas) da Isto é, Exame, Super Interessante e Época.

  8. Oi Thais, tudo bom?
    Também sempre li muitas revistas e jornais físicos. Não migrei ainda pro digital, mas também parei de comprar revistas pelos preços. Porém, quando passo por uma livraria ou mercado que vende revistas, eu fico querendo comprar justamente porque é uma experiência que sempre me trouxe muita alegria e como sou jornalista gosto de apreciar o cuidado com o texto.

    A partir de agora vou tratar as revistas como se fossem livros e deixa-las disponíveis em casa para dar uma lida durante o mês. Outro comentário…tem revista que realmente é uma obra de arte e dá gosto de guardar.

  9. Oi Thais!!! Toca aqui… mais uma vez!!!! Adoro revistas e ainda compro!!! Bem menos do que antes, mas adoro o cheiro da revista, as fotos lindas, fazer anotações. Faço isso desde jovem, inclusive a minha revista favorita foi extinta pela Editora Abril e ainda estou procurando substituir. Jornal não compro mais, acho que ler as noticias nos portais são mais fáceis e gosto muito da facilidade de ver noticias assim.

    No mais, desejo tudo de bom para você. Bjs boa semana.

  10. Thais, que dica incrível essa do GoRead; descobri que, como cliente Vivo, é de graça pra mim \o/ to aqui na maior redução de gastos e as revistas seriam as primeiras a riscar… mto obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *