Pular para o conteúdo

“Você pretende deletar as suas outras redes sociais?”

Ter anunciado que eu desativei a minha conta no What’s App causou uma série de reações nas pessoas ao meu redor e nas redes sociais do Vida Organizada. Uma pergunta que surgiu bastante foi se eu pretendo deletar as outras redes sociais. “Não adianta nada deletar o What’s App e continuar com o Facebook!”, me falaram. Como nosso tema do mês é sobre ressignificar a tecnologia, achei legal abordar esse tema em formato de post. Então vamos lá.

Estamos falando, na verdade, sobre formas de comunicação entre as pessoas. Em nenhum momento eu disse que o problema era o What’s App em si, mas o uso que fazemos dele e de outras ferramentas. Os motivos para desativar a minha conta foram essencialmente três, como já comentei no post em questão, e o principal deles é pessoal, para fins de pesquisa e curiosidade – ver como me sinto sem essa ferramenta e se ressignifico a forma de me comunicar com as pessoas.

Eu pretendo sim ressignificar todas as minhas outras contas em redes sociais.

O Telegram, por exemplo, eu desabilitei há cerca de um ano. Acho prático e interessante, mas era apenas mais um canal para eu verificar, e optei por não ter mais.

Vale lembrar que o que me permite tomar algumas dessas decisões é ter uma equipe que cuida do atendimento a clientes de maneira mais imediata, que é algo que eu não preciso mais fazer justamente pela questão da disponibilidade (muitas vezes estou em sala de aula ou fazendo uma palestra, e não consigo responder de imediato, então percebi que eu não era a melhor pessoa para fazer isso de qualquer maneira).

Mas mesmo sem ter uma equipe eu vejo que existem pessoas que deletam suas redes numa boa, justamente por compreenderem que não podem ou não querem dar a atenção necessária a cada uma delas. Uma vez a esposa do David Allen me contou que ela optou por não ter Facebook porque ela não conseguiria abrigar mais uma rede social em sua vida (ela prefere o Instagram). Eu acho que esse tipo de observação sobre si mesmo é muito importante. A gente precisa fazer, senão se sobrecarrega mesmo.

[Tweet “Se a gente não refletir sobre o uso das redes sociais, vai ficar sobrecarregado de qualquer maneira.”]

Tenho um professor que não usa Facebook. As pessoas do grupo de pesquisa dele criaram um grupo no Facebook para interagir, e ele ainda assim não entrou. Quando ele precisa se comunicar, ele usa o e-mail e envia para todos. E qual o problema? Basta respeitar. Não atrapalha ninguém, e a pessoa lida com a informação da maneira que lhe convém.

Aí você pode dizer que ele pode fazer isso porque ele é o professor (e existe uma hierarquia). Você já parou para pensar que se você usa o What’s App apenas porque a sua chefe precisa de você no grupo isso pode ser um abuso de autoridade? Fica a dica. Se o celular não for corporativo e a empresa não paga hora extra, pode rolar inclusive um processinho.

Acho que as pessoas ficam muito preocupadas em entrar no ciclo das outras. Eu entendo de verdade essas necessidades de trabalho. Existem pessoas que dependem de contatos em determinados canais (como What’s App e Messenger) para conseguir trabalhos, porque são freelancers. É óbvio que, nesses casos, você precisa manter tais redes. Mas e as outras, que você não precisa? Acho que esse é um bom ponto de partida para reflexão.

E ninguém aqui quer c*r regra não. Eu quero estimular a reflexão. Se não é algo que te atrapalha, não é pra mexer. Ninguém tem tempo para investir energia em consertar o que não está quebrado. Agora, se você sente que precisa mudar de alguma maneira, vamos refletir? E um caminho, do meu ponto de vista, é começar definindo: o que preciso manter, por n motivos? Muito provavelmente você precisa manter um ou dois canais, principalmente pelo lado profissional. Mas é provável que você também mantenha contas apenas por inércia, por vício, por hábito. É só isso que estou propondo. Repense. SE quiser mudar algo.

Tenho um post de 2016 aqui no blog onde dou um passo a passo para fazer um detóx das redes sociais. Pode ajudar.

Agora, voltando à pergunta do título, eu pretendo sim ressignificar todas as redes, o que pode significar excluir algumas, mas não sei quais, como e quando. Ainda não pensei no todo. É um projeto para um ano. Vou em uma coisa de cada vez. Primeiro, foi o What’s App. Depois, vou para o Facebook, o Twitter, o Instagram. Vou definir meus parâmetros pessoais para cada rede – o propósito de uso de cada uma delas, e entender como elas se encaixam na minha vida, e não ao contrário. Sem pressa, no meu ritmo, e mais importante: entendendo qual é a melhor maneira de me comunicar com as pessoas. Tirar o What’s App foi pra dar um chacoalhão mesmo. Tirar da zona de conforto (para todo mundo, inclusive eu). Quero conversar mais de verdade, lidar por e-mail com aquilo que deve ser lidado por e-mail, telefonar quando necessário, encontrar com a pessoa, e também cortar uma série de fluxo de informações que seria desnecessária. Tudo isso leva tempo, e tudo é aprendizado.

Daqui a algum tempo eu pretendo contar como tem sido viver sem What’s App, claro. Mas, para mim, além do benefício do ganho de tempo, tem sido realmente repensar a forma como eu me comunico com as pessoas. Com a minha mãe, que mora em outra cidade. Com as minhas amigas, que eu converso para ver como estão e agendar um almoço de vez em quando. Com meu marido, que precisa trocar mensagens com mais agilidade, quando precisamos decidir coisas do dia a dia. É todo um processo, gente. Não existem decisões definitivas, mas todo processo leva tempo. A gente precisa dar tempo aos processos. Estou curiosa e empolgada para ver onde isso vai dar.

Como sugestão, eu diria para você repensar hoje o propósito do uso das diversas redes sociais e canais de comunicação na sua vida. Não precisa tomar nenhuma decisão. Só pense: existe algum canal que eu preciso manter, pessoal ou profissionalmente? Por quê? E quais são aqueles que mantenho apenas por hábito, e que talvez estejam tomando mais tempo do que eu gostaria?

Autor

28 comentários em ““Você pretende deletar as suas outras redes sociais?””

  1. Ano passado, na época das eleições, eu parei de entrar no Facebook. Principalmente pq recebia mensagens dizendo em quem eu deveria votar (coisa chata, desrespeitosa e invasiva!!!) Acabava entrando em discussões desnecessárias. Fiquei uns 3 meses sem entrar. Mantive minha conta, mas apaguei o app e o atalho do navegador. Entro de vez em nunca e confesso que não tenho muita paciência.
    Não deleto mesmo pois comecei a trabalhar com artesanato e preciso fazer a divulgação.

    O Instagram eu tenho, mas acho tão difícil mexer que praticamente não uso!!! 😂

    Mas acho interessante esse lance de refletir sobre nosso uso das redes sociais.
    Percebi que poderia fazer coisa muita mais produtiva e que teriam impacto melhor em minha vida.

  2. Maravilhosa essa reflexão! Eu fiz isso com as minhas redes. Tinha um instagram pessoal e profissional, acabei com o pessoal porque no final não queria mais expor a minha vida, era só influenciada para isso e minha ansiedade aumentava. No facebook, eu uso para compartilhar com meus amigos sobre o meu trabalho, o que me ajuda na visibilidade, já que estou começando. E whatsapp nem toca mais, todo mundo já sabe que se for urgente me liga. É ótimo, vivemos melhor e filtramos melhor as informações.

  3. Oi Thais,
    Eu já vinha pensando muito sobre esse excesso. Seu post chega com uma perspectiva muito massa pra mim.
    De fato, deletar não seria a melhor opção pra mim hoje, sou coach, profissional autônoma e é um canal que facilita o acesso e a comunicação com o meu público. Também moro em uma cidade diferente da minha família, e ele auxilia muito o contato com meus pais, irmãos, sobrinhas, avó… então serve para diminuir as distâncias. Mas esta semana mesmo, me retirei de pelo menos 5 grupos que fazia parte e pretendo sair de mais alguns, nem participo, nem leio mais, e fico ali pra “se no caso precisar” e fatalmente não preciso!
    Sobre Facebook e Instagram, vou reler o post do detox, de fato tenho usado muito pouco o facebook, o instagram meio que se tornou a “novela” da vida real… então preciso reconsiderar as necessidades e o uso mais adequado delas.

    Mas o que vem mais me incomodando, é a imposição de tanta gente dizendo que se eu não tiver presença e engajamento digital então não tenho sucesso ou clientes. Tenho 41 anos, trabalho desde os 16 e sempre tive sucesso e clientes… então tem sido momentos de muita reflexão me encaixar e até mesmo aceitar de que este é o único caminho. Claro que para determinados modelos de negócio são fundamentais, estou apenas avaliando se para o meu modelo de negócio também é. Pode ser que não, né?

    Beijos, Dani

  4. Eu tenho experimentado acessar uma única vez ao dia o facebook e o instagram. Reparei que fazia isso diversas vezes apenas para preencher um tédio momentâneo ou para procrastinar tarefas. Mas, por diversas vezes, ainda abro automaticamente um desses dois aplicativos. Quando lembro, fecho e vou fazer uma coisa útil, ou inútil, ou tentar ficar com a mente onde meu corpo estiver naquele momento.

  5. Oi Thais! Esse tema no seu blog veio bem a calhar e complementou para eu ressignificar minhas redes sociais também. Fiquei quase 20 dias sem internet em casa por um erro da NET e com internet só no celular tudo fica mais restrito, aí ví que a câmera do meu celular estava dando pau por causa de um app de rede social. Juntei tudo e me desliguei um pouco, o que só me fez bem. Não vou me excluir das redes, mas agora estou mais crítica, mais seletiva e estou fazendo tudo diferente. Muito obrigada por me ajudar, mais uma vez, nessa caminhada. Muito sucesso. Beijão

  6. Oi Thaís, acompanho o seu trabalho há um ano e gosto do foco que você tem em tornar a vida mais “leve” e ter produtividade, estou em um momento de reflexões pessoais no que diz respeito a minha vida profissional e vejo que o foco da rede social, pelo menos para mim, é divulgar o trabalho.
    Eu não tenho twitter porque para mim não tem razão de existir; o What’s App tenho por necessidade; mas já restringi bem o uso porque percebi que toma tempo demais com conversas que não acabam e dá sensação ilusória de proximidade. O faccebook não desativei, mas não entro com frequência, só as vezes para curtir algo da família, não gosto de expor minha vida, mas quando estamos juntos ou algo do género. O único que gosto mesmo é o Instagram, uso as vezes para relaxar, gosto de ver sobre decoração, moda, alimentos, coisas de casa e tal.
    Eu gostei muito da sua reflexão, acho que você dá um choque necessário para as pessoas saírem do efeito manada, ter só porque todo mundo tem…e daí? Para mim para que serve? Acho que é super válida a reflexão, e no seu caso tem motivos; acho que cada um tem que pensar nos seus.
    O importante é estar bem!!!
    Parabéns pelo seu trabalho.

  7. Acho que Twitter e Instagram podem ser excelentes fontes de boa informação se você souber usar estrategicamente (ainda estou refinando isso na minha rotina). Mas com toda certeza não rola mais de acompanhar a vida pessoal de conhecidos e semi-conhecidos muito menos de ser público da egotrip dos outros.

    Ps: Admiro imensamente seu trabalho e fiquei muito sentida quando você passou a fazer desabafos sobre o ambiente tóxico na internet nos seus stories… desejo o melhor pra você e sua família sempre!

  8. Maria Elena Medeiros Marcos

    Oi Thais!
    Tenho trabalho na ressignificação das minhas redes sociais também. Tenho deixado de seguir pessoas que tem conteúdo que de alguma maneira me causam algum tipo de mal estar no Instragram. Meu facebook está totalmente abandonado. Meu calcanhar de Aquiles é de fato o Whats App. O Whats App é uma ferramenta de comunicação muito utilizada nos meus trabalhos, e para diminuir o fluxo de informação tomei algumas atitudes como sair de grupos desnecessários, manter silenciados grupos que eu “preciso” permanecer, silenciar pessoas que puxam papo em horas que eu estou ocupada com o trabalho. Hoje não recebo notificação de praticamente ninguém que me comunico no aplicativo. Se for urgente a pessoa irá me ligar. Quando preciso focar em algo eu silencio o celular por completo e quando bate a tentação de não fazer nada e rolar a tela para cima, e eu tenho tarefas, eu escondo o celular de mim mesma.
    Acho que é uma discussão muito válida e que precisa ser difundida. Gratidão por nos estimular a pensar mais criticamente.
    Abraço!

  9. Reflexões muito pertinentes as suas… Penso que existe uma grande confusão em relação ao uso do W.App Por exemplo: faço parte de dois grupos de pesquisa. Enquanto eu secretariava um deles, as mensagens oficiais sempre eram enviadas por e-mail, por meio de um cadastrado sempre atualizado no Google Groups. Agora não exerço mais essa função e as mensagens estão sendo enviadas apenas pelo app. Virou uma confusão. Outro grupo nunca adotou e-mail padrão. Resultado: tem pessoas do grupo que nunca foram nas reuniões porque simplesmente não são informadas de quando elas acontecem. Fora também o que você comentou, de conversas desnecessárias, envio de arquivos igualmente desnecessários.

  10. Já pensei muito em deletar meu face, mas fico com pena de perder as fotos que tenho lá e com preguiça de baixar todas. Mas é uma rede meio abandonada. Entro mais no instagram e twitter mesmo. Mas poderia deletar todos se quisesse, pois não uso nenhuma pra trabalho.
    Acho que não temos noção do quanto estamos sobrecarregados mentalmente e o quanto somos escravizados pelas redes sociais. É sempre bom fazer essa reflexão. Obrigada por trazer esse assunto a tona.

    1. Olá, eu também tinha pena de baixar as fotos do Facebook mas consegui fazer, eu baixei todas, vou salvá-las na nuvem. Mas ainda estou refletindo sobre excluir o Facebook. Sinto muita vontade, mas também medo de me arrepender.

  11. Apesar de eu ter perfil em várias redes sociais, não recebo notificações delas nem no navegador, nem no celular. Meu celular só me avisa de ligações, que são para emergências.

    E tenho hora pra entrar nelas e no email. Programo o que é preciso, interajo o necessário, mas também não faço mais do que isso, especialmente no Facebook. O Twitter é meu principal canal, pela facilidade de conversação, mas até ele eu venho diminuído a interação direta. O tempo que a gente ganha ao moderar o tempo nas redes é incrível.

  12. Oi, oi!!!
    Estou numa fase onde filtrei total meus acessos à internet!! Sinceramente?! Não me faz falta nenhuma! Tudo o que preciso continua a disposição mas, ao invés de eu sofrer uma avalanche de informações, eu que preciso ir atrás! Isso é ótimo! (É sempre muito bom ler seus artigos!!) Um forte abraço !!

  13. Além de resignificar o uso das redes, precisamos pensar na nossa saúde física e mental. Estamos mais ansiosos, mais acelerados, ávidos por informação e isso gera doença! Eu disse: D O E N Ç A ! Não é assustador como a vida virtual está sobreposta à vida real com o uso indiscriminado de tais ferramentas? Observo isso entre colegas de trabalho, familiares. Enfim, ninguém consegue seguir em um almoço de família sem ficar checando as redes sociais a cada 10, 15 minutos. É estafante! Sem falar na onda de “obrigatoriedade” que os grupos de trabalhos nos impõem. Obrigado pela excelente reflexão! O meu Facebook, por exemplo, mantenho apenas por hábito :/ #MudançaJá !

  14. Adorei o post, ele me lembrou muito um livro recém lançado que estou lendo, do mesmo autor de Deep Work e Só good they can’t ignore you, chamado Digital Minimalism. Fala total de ressignificar a tecnologia, de usar a tecnologia para dar suporte às nossas crenças, e não só porque traz algum pequeno benefício. Muito legal. Eu estou vivendo muito mais offline também. E me sinto muito melhor.

  15. Thaís, que ótima postagem! Essa semana desativei o Facebook porque é um aplicativo que perdeu o interesse para mim! Não preciso dele para trabalho, e quase não entrava nos grupos que fazia parte! Quanto ao Whatsapp, esse eu uso pouco porque minha vida tem uma rotina muito simples, o foco maior é me comunicar com o marido que viaja muito e com minha filha que já está na fase de passar o dia no colégio por conta de esportes e aulas extras! Um outro ponto que fiz reflexões foi no vício do celular, pois embora seja professora em tempo integral, tenho aquela mania de entrar no celular só por entrar, ou ficar até tarde da noite fuçando coisas na internet. Meu foco maior está nas leituras de artigos na minha área, mas tenho notado que faço isso mais que o normal! Então, li alguns artigos sobre desintoxicação do celular, tipo: mudar a escala de cores, dificultar acesso a alguns icones e fico feliz em dizer que está surtindo efeito! Enfim, pelo o que tenho acompanhado, sua mudança não ficou só pra você, mexeu muito com seus seguidores também e pelo o que vejo, de forma positiva! Parabéns!!! bjs

  16. Então… em 2017 eu saí do facebook, pois comecei a ver que tudo que era postado no instagram também era replicado no face… e como eu prefiro o IG não via sentido em ficar com os dois. No começo deste ano resolvi voltar ao Facebook, mas já saí de novo e desta vez em definitivo… tudo é postado nas duas redes…
    Outra experiência que fiz foi a instalação de app que gerencia o tempo de uso dos demais apps do celular… nesta análise observei que o tempo que eu gastava com um joguinho no celular era absurdo! Algo que eu não imaginava ser tão grande! Com duas semanas de análise já deletei todos os jogos do celular, o facebook e reduzi consideravelmente o tempo de uso do telefone para redes sociais.
    Já consigo observar que tenho tentado fazer um uso mais consciente do meu tempo com o celular.
    sobre o Whatsapp, eu detesto… Mas preciso dele para o trabalho então preciso tentar educar meus contatos para não cair na ansiedade deles. outro recurso que tenho usado muito em casa é o “modo avião”, principalmente depois das 22 horas…
    Super obrigada por compartilhar esta experiência! Amo o blog e o seu trabalho!
    Beijos,
    Georgia

  17. Olá Thais
    Excelente reflexão.
    Sempre procurei usar o menos possível as redes sociais.
    Não me acrescentam muito e me ajudam muito pouco no meu trabalho.
    Utilizo o e-mail e o Whatsapp .
    Do resto , é ler um bom livro, caminhar, jardinagem e curtir a familia.
    beijos

  18. Angélica Brilhante Amaral

    Meu marido saiu de todas as redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, ficou apenas com o Whatsapp. E ele não sente a menor falta, ele já não as verificava mais. Eu tenho pensado em fazer o mesmo, pois já não vejo a necessidade de mantê-las.

  19. Oi Thaís! Eu deletei meu Facebook e Instragram. Fiquei somente com o Instagram que utilizo como trabalho de divulgação científica. Em poucos dias percebi o quanto era inútil pra mim ver a vida dos outros e compartilhar a minha. Além disso, sinto que ganhei mais tempo para fazer as coisas, o que tem ajudado na qualidade dos meu dias. Bjs.

    1. Realmente com essa era das redes sociais, recebemos todo dia uma avalanche de informações desnecessárias. De repente me vi escrava e isso me incomodou. Desativei minha conta no Instagram, achei que não conseguiria, mas tem sido ótimo! Meu tempo ta sendo bem melhor aproveitado e não me sinto mais tão estafada com tanta coisa inútil. Whatsapp reduzi bastante , uso para falar com amigos mais chegados e parentes, e também para trabalho. Facebook larguei de mão tem um tempão. Muito interessante o tema abordado. Beijos

  20. Oi pessoal, Ótimo post, Thais. Estou sempre pesquisando sobre esse tema pra me estimular ainda mais na exclusão das redes sociais. Eu assisti um vídeo no youtube e inspirado nele eu fiz um Detox de redes sociais por 5 dias, do dia 25 a 31 de outubro. Era pra ser só 5 dias mas estendi para 7 dias. Desinstalei o Twitter e o Instagram, só mantive o Whatsapp por causa do trabalho. Olha, nos 2 primeiros dias foi horrível, pois eu me pegava mexendo no celular a cada 5 minutos(menos até) para fuçar as redes sociais, aí lembrava que tinha desinstalado. A partir do terceiro dia comecei a sentir as melhoras comigo mesmo, senti minha vida fluir mais, percebi a diminuição da minha ansiedade e minha autoestima começou a melhorar drasticamente. Tinha tempo suficiente pra fazer tudo e até tinha horas que esquecia da existência do meu celular(A bateria até durou mais de um dia fora do carregador).
    Chegou dia 1 de novembro e reinstalei tudo. Me senti um estranho, sabe. Como se redes sociais não fosse meu lugar. E sabe o que mais me surpreendi? Ninguém sequer me contatou sobre o meu sumiço, já que eu sempre postava coisas todo santo dia. Não tive nenhuma notificação. Então percebi que não tenho amizade nenhuma, somente pessoas vagas ocupando espaço nas minhas redes sociais.
    E no segundo dia depois do Detox, acabei voltando o hábito de a cada 5 minutos ou menos, ficar fuçando redes sociais pra ver se tem algo novo, percebi a volta da ansiedade e sentimentos de inferioridade por ahar que os outros vivem melhor que eu.
    Redes sociais são um poço de Ilusão, inveja, ansiedade e depressão. Você se ilude achando que as outras pessoas vivem melhor com você e automaticamente teu subconsciente já te leva a tristeza e a inveja, pois você queria estar naquela reunião de “amigos”, por exemplo. E a vontade de entrar nas redes pra ver se tem algo novo, uma notificação nova, é muito grande. É um vício muito tóxico.
    O Twitter eu já tenho certeza que vou excluir ainda esse ano, só estou um pouco agarrado ainda no Instagram, pois preciso ter certeza que não vou usá-lo a serviço, já que estou pra por em prática novos planos pra minha vida.
    Vai dar tudo certo e espero que muitos que estão tentando excluir esse vício tóxico, consigam(inclusive eu).

  21. No auge dos meus 15, 16 anos, eu era super viciada em redes sociais. Tinha twitter com 30 mil seguidores, facebook bombava com milhares de “amigos”, instagram com milhares de seguidores, curtidas, mensagens, enfim. Mas sempre fui de usar muito, enjoar, desativar por algumas semanas ou meses, depois acabar reativando por alguma necessidade: buscar algo que salvei, pegar algum material em grupo de estudos ou coisas do tipo. Daí continuava usando loucamente pra “matar o tédio” até enjoar e ficava nesse ciclo. Hoje eu tenho um certo abuso de redes sociais, por perceber o quanto esses ambientes virtuais podem ser (e são, para mim) bem tóxicos. São feitos pra você passar muiiiiitas horas ali, vendo a vida (perfeita) dos outros acontecendo, enquanto a minha continuava estagnada devido a minha procrastinação. Fora que você se sente meio “pressionado” pra exibir sua vida, e eu não gosto de me expor.
    Como eu faço hoje: desativei todas as minhas contas pessoais e criei contas novas que são de uso bem restrito. Não uso mais twitter, pois não faz mais sentido pra mim. Tenho apenas uma conta no facebook, onde não tenho NENHUM amigo adicionado. Só uso ela pra participar de alguns grupos de estudos e ter acesso aos materiais. E tenho três contas de instagram, privadas, com 0 seguidores cada. Uso uma conta para seguir APENAS perfis sobre nutrição/receitas/veganismo, outra para perfis sobre estudos e outra para perfis sobre vida saudável e organização/produtividade. São esses meus interesses no momento e é nisso que eu foco agora quando uso redes sociais. Não sigo nem acompanho a vida de nenhum amigo ou famoso. Essa estratégia funciona muito bem pra mim, pois acabo não tendo nenhuma desculpa pra reativar meus perfis pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *