Pular para o conteúdo

Meu Bullet Journal para 2019 + configuração para janeiro

Se você nunca ouviu falar em Bullet Journal e não sabe do que se trata, leia este post. Trata-se, resumidamente, de um método analógico de organização pessoal. Este post falará sobre como tenho aplicado o método, então ele não fará sentido caso você não saiba do que se trata.

Como caderno, estou usando um Moleskine pautado de capa dura. Achei que o fato de ser pautado não me atrapalharia, mas não gostei (prefiro o quadriculado). O problema não é a pauta em si, mas o espaçamento entre as linhas, que é maior que o espaço das versões pontilhada ou quadriculada. Desse modo, gasto mais folhas e o espaço é menos aproveitado. Estamos no final de janeiro e eu já estou quase na metade do caderno.

Muitos leitores do blog têm me pedido para falar sobre como estou conciliando o método Bullet Journal com o método GTD – post que farei nas próximas semanas, especificamente sobre este assunto.

Neste post de hoje quero mostrar alguns prints de como configurei o caderno para este ano e algumas páginas de janeiro.

A única diferença na KEY é o “T” para tarefas que passei para o Trello,
onde ficam organizadas as minhas listas do GTD
Estou usando o índice como o Ryder Carrol recomenda
Insiro apenas as coleções e nunca os logs diários ou semanais (se forem o caso)
O logo do futuro, eu mudei um pouco – usei 2 páginas para os próximos 3 meses
Para os meses seguintes (até dezembro de 2019), 1 folha por mês
O log diário traz capturas ao longo do dia, que podem ter coisas a fazer,
informações e entradas de diário

No vídeo que publiquei no canal na semana passada eu mostro página a página, as coleções que estou usando e explicações adicionais. Você pode clicar aqui para assistir o vídeo ou visualizar abaixo:

Autor

16 comentários em “Meu Bullet Journal para 2019 + configuração para janeiro”

  1. Acho o BJ muito interessante, não o adoto porque acho que seria mais uma caixa de entrada para mim…e, assim, acabo levando, de alguma forma, a ideia dele (bem simplificada) para post-it que são colados no dia a dia do planner e que são eliminados quando as tarefas são realizadas. Com isso, sem dúvida, perco nos registros do ano. Para compensar, registro o que acho mais relevante dos passeios, pousadas, lugares, comidas no planner. Fiquei curiosa em saber o porquê vc tem restrições ao Kanban…se puder, gostaria de saber…Thaís, aprendo muuuuito com você! Sempre!

  2. Olá, tu poderias falar mais sobre verbos para projetos, sempre atrapalho e acaba que uso sempre os mesmos (poucos). Gratidao pelo tanto que organizaste minha vida.

  3. Comecei este mês a criar meu BJ… estou amando! Fiz a introdução dele com o trecho de uma crônica da escritora Martha Medeiros que se chama “Perder a viagem”. No início do mês eu deixo um espaço para os aniversariantes e reflexões, depois vou inserindo os logs diários. Está sendo incrível manter minha vida mais organizada e criativa com este método. Também estou usando um moleskine com pauta, de capa dura. Senti a mesma coisa com o espaçamento das linhas. No próximo vou tentar um que seja quadriculado ou pontilhado. Obrigado pelas excelentes dicas! <3

  4. Oi Taís, parabéns pelo blog. Me inscrevi recentemente e estou gostando muito, procurando aproveitar ao máximo. Eu vi este vídeo há dias e gostei muito. Você mostrava as páginas explicava tudo e achei bem mais acessível para iniciar o Bullet Journal do que o vídeo onde explica como iniciar. Na ocasião não pude assistir direito, deixei para quando tivesse tempo rever. Mas agora estou tentando e não consigo. Tanto clicando no vídeo, quanto no atalho que você colocou, quanto procurando no próprio youtube já não está disponível. O texto não está bom, para o meu entendimento, quanto o vídeo. Vai ser publicado novamente? Grata.

  5. oi . obrigada por compartilhar conosco.
    Se puder , gostaria de saber mais sobre como vc está fazendo as coleções. O vídeo não está disponível.

  6. João Elder da Silva

    Bom dia Thais! Acabei de assistir um video seu no youtube* sobre planejamento. Neste vídeo você menciona que utiliza um caderno grande para seus planejamentos, porém já tinha visto nesta postagem que você cria algumas collections sobre planejamento no seu bullet. Você ainda mantém um caderno específico para anotações de planejamento ou faz tudo no BuJo? Desde já muito obrigado

    *Link do vídeo em referência: https://www.youtube.com/watch?v=snsJ2Nk72yk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *