O caminho para você começar a se organizar com o Vida Organizada

19
5356

Neste post eu vou contar um pouquinho sobre o modelo educacional que eu venho trabalhando para o Vida Organizada e o que está sendo implementado agora mesmo, apesar de ter uma agenda mais esquematizada para o ano que vem.

Muitas pessoas me escrevem pedindo ajuda para se organizarem. Por onde começar? E, apesar de já termos bastante conteúdo a respeito, eu sinto que muitas vezes ele pode ficar disperso e, por isso, vale a pena desenvolver um caminho claro para quem estiver se organizando em todas as fases. Este post de hoje traz essas orientações.

Conteúdo gratuito, todos os dias

Em primeiro lugar, sempre virá o conteúdo gratuito, que tem caráter educacional. Se teve um motivo pelo qual eu criei o Vida Organizada foi justamente para compartilhar com outras pessoas aquilo que eu estava aprendendo sobre organização.

Em determinado momento na história da existência deste blog, eu decidi que seria uma boa publicar conteúdo novo todos os dias. Vejo a organização como um hábito e, para ajudar você a implementá-lo na vida e a melhorá-lo cada vez mais, essas postagens diárias podem ajudar e muito. Tenho recebido bons feedbacks de vocês ao longo dos anos nesse sentido.

Eu também acredito muito no poder do conteúdo gratuito de maneira geral. Não é todo mundo que quer, está disposto ou pode pagar pelo conteúdo. E eu não quero deixar de ensinar ninguém por conta disso. O negócio, a empresa, precisa se sustentar, mas deve ser desenvolvido um modelo que dê suporte a esse conteúdo da forma como ele é.

O conteúdo gratuito pode ser curtido aqui no blog, em formato de texto, todos os dias, e também em outros canais, como os vídeos no YouTube, as dicas mais pontuais no Instagram e a newsletter semanal. Nos stories eu também costumo fazer vlogs, mostrando o meu dia a dia, e pretendo voltar com os podcasts no ano que vem.

Aula de introdução à organização

Além de todos esses canais citados anteriormente, eu resolvi começar a fazer, a partir de dezembro, uma aula mensal gratuita de introdução à organização em formato de webinar. Porque veja: temos 12 anos de conteúdo publicado aqui no blog. Como eu comentei no início deste texto, é muito conteúdo, mas esse conteúdo às vezes fica disperso e, para quem está chegando agora, pode ser confuso aprender como começar. Então eu achei que seria útil condensar em uma aula o conhecimento de tudo isso a respeito de como começar a se organizar.

Essa aula acontecerá mensalmente a partir dessa primeira edição em dezembro. Você já pode se inscrever. O programa que eu utilizo para realizar webinars chama-se Zoom e ele tem uma limitação de 100 pessoas inscritas por webinar. Por isso, eu peço a gentileza a você de se inscrever apenas se tiver certeza que poderá participar, para não tirar a vaga de outra pessoa. Caso não consiga se inscrever porque as vagas já se esgotaram, você pode se inscrever no webinar do mês seguinte. 🙂 As aulas não serão gravadas justamente porque acontecerão mensalmente (ou seja, acontecerão apenas ao vivo, no dia e horário programados).

Curso básico de organização

Depois dessa aula gratuita, caso você possa e sinta necessidade, haverá um curso básico de organização e produtividade. Todos os anos, há vários anos, eu lanço um curso chamado “Organize-se em 2018”, “Organize-se em 2017” etc. Esse curso nasceu presencial, em 2014, o que foi ótimo, mas alcançava menos pessoas. Por ser um curso básico, eu o formatei em módulos para que ele se tornasse um curso online. Você inclusive ainda pode se inscrever na versão mais atual dele (o “Organize-se em 2018”), ou pode esperar a versão nova, que será lançada em dezembro. Esse curso geralmente é lançado nessa época justamente para ajudar quem quiser aproveitar o clima de ano novo para se organizar. Fique ligada(o) para a abertura de inscrições que será anunciada em breve aqui no blog.

Além do curso básico de organização, eu também lanço periodicamente cursos específicos para organização de áreas diversas da vida, como foi o lançamento do curso online de organização do guarda-roupa, lançado em outubro. A partir do ano que vem, todos esses cursos serão revisados e regravados, justamente para trazerem um conteúdo cada vez mais legal em cada um deles. Esses cursos são importantes para quem quiser ou tiver necessidade de organizar aspectos mais específicos da vida e continuarão sendo retrabalhados e lançados conforme apropriado.

Treinamento completo para planejamento de vida

O que eu estava sentindo falta, e já estava planejando há mais de dois anos, era um curso maior, de planejamento de vida mesmo.

Esse curso, que será lançado no início do ano que vem, será essencialmente presencial, e eu gosto de definí-lo como “um coaching em formato de curso”. O propósito será realmente colocar a mão na massa, trabalhar com imagens, desenhos, mapas mentais, post-its, canetas coloridas – tudo para que você aprenda mais sobre você mesmo(a), seus propósitos de vida, valores, características intrínsecas, o que quer construir para a sua vida e como chegar lá.

Isso a gente precisa fazer pessoalmente. Estaremos ali juntos aprendendo muito, tirando dúvidas, dando risada, fazendo amizades e criando esse planejamento de vida completão, que era uma coisa que muitos de vocês também me pediam para fazer.

Atendimento individual ou em empresas, para grupos

Alguns de vocês pedem que esses cursos sejam ministrados individualmente (o que chamamos de consultoria) ou dentro de empresas (o que chamamos de in company). A Carol, que é responsável por esse trabalho no Vida Organizada, está em licença-maternidade, então só voltaremos com esse formato no retorno dela, no ano que vem.

Cursos de formação para profissionais

Indo um pouco além, existem pessoas que se apaixonam tanto pelo assunto “organização” que querem trabalhar com isso. Para essas pessoas, eu estou preparando um trabalho bem bacana para o ano que vem, que divulgarei nas próximas semanas.

Eu estou incrivelmente feliz <3 atualmente com o nosso trabalho porque cada vez mais tenho conseguido refletir sobre ele para colocar em prática ideias para ajudar aqueles que querem ou precisam se organizar. Tudo o que tenho pesquisado e aprendido no mestrado, por exemplo, ou exercitado no meu dia a dia, contribuem para que a gente vá fazendo esse refinamento e trazendo coisas cada vez melhores para cá, para todos.

Cada vez mais também eu entendo o meu papel como uma pessoa responsável pela educação mesmo, tanto quando se fala sobre produtividade quanto sobre organização, e ensinar é algo que eu amo fazer tanto quanto escrever, criar conteúdo, e este trabalho hoje é uma junção das duas coisas, pois estão intimamente relacionadas essas atividades. o nome disso é coerência, e eu quero ensinar todo mundo a viver assim também. <3

19 comentários

  1. Muito bacana ver tudo isso tão bem definido.
    Fico ansioso pelo podcast (é o meu formato preferido para consumir).
    Beijos.

  2. Olá,
    O que mudará do curso organize-se em 2018 para o organize-se 2019? Para saber se vale a pena esperar.
    Obrigada!

  3. Thais adorei as novidades #ansiosa #animada
    Obrigada pr compatilhar seus conhecimentos e ideias com tanto carinho s2

  4. Ola Thais,
    Fico feliz em acompanhar tantos projetos, e em diversos formatos, contribuindo com diversos núcleos de aprendizado.
    Fiquei bem animada com curso completão rsrsrsr

  5. Bom dia, o webinar vai acontecer de acordo do horário de verão e não vai dar pra mim 🙁 , vai ter um que vai começar ás 8 da noite?

  6. Olá Thais!
    Parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo. Nesse último fim de semana, terminei de ler o seu livro Trabalho Organizado e já estou com mil e uma ideias para 2019.
    Sou grata a você por me ensinar a me organizar para que meus sonhos se realizassem.
    Sucesso sempre!
    Grande abraço
    Juliana

  7. Ei Thais, bom dia!
    Parabéns pela iniciativa e obrigada pela generosidade em compartilhar conosco dicas de organização. Li o seu livro “Trabalho Organizado” e agora estou esperando chegar o livro do David Allen. Tenho mudado muito minha relação com meu trabalho e meu tempo!
    Aproveitando o post, gostaria de perguntar se você tem planos para fazer outro webinar sobre como usar ferramentas do Google na organização.
    Um abraço

  8. Oi Thais!
    Te acompanho já há algum tempo (talvez mais de 5 anos?)
    Sobre essas aulas gratuitas, as aulas serão iguais? Ou voce vai abordar assuntos introdutórios diferentes? Fiquei na dúvida se me inscrevia pra uma só ou todas.. rsrsrs

    Abraços!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui