Resumo do mês de setembro 2018

6
2605

Setembro foi um bom mês. Cada mês que passa, me sinto melhor. Essa é uma evolução muito bacana de acompanhar.

Dizem que um mês antes do seu aniversário você sofre com o “inferno astral”. Eu sinceramente não passei por isso, com exceção da tecnologia, que pregou algumas peças comigo em agosto e setembro (já comento a respeito). Tirando essa parte, foi um mês bastante tranquilo, agradável e sem percalços.

Eu comecei o mês de setembro no Rio de Janeiro para a realização de dois cursos de GTD. Essa visita à cidade foi muito especial porque eu pude visitar a Ana, trabalhei com a Ana Carol e conversei muito com a Camilla, que está fazendo o projeto da sala (escritório). Além disso, também foi o evento de lançamento do livro “Trabalho Organizado” na Livraria da Travessa, um dos meus lugares preferidos do mundo, e me senti muito feliz por todos esses acontecimentos. Encontrei muitas pessoas especiais no evento do livro também. Enfim, foram bons dias.

Lá no Rio culminou uma coisa que já vinha se desenhando desde agosto, que foi um problema que eu tive com o meu computador. Começou na metade de agosto e, na viagem para o Rio, ele teve uma queda mais séria. Passei dias trabalhando na sua reformatação e, hoje, eu consigo usá-lo apenas para Internet (e escrever textos como este), mas não consigo editar vídeos, fazer apresentações usando o Power Point ou editar textos no Word. Nenhum programa funciona bem. Nesta última semana de setembro eu providenciei um novo computador para poder ministrar meus cursos e felizmente já resolvi essa parte. Agora estou montando um computador mais potente para trabalhar na edição de vídeos (para o YouTube e os cursos online). Continuarei eu mesma fazendo a edição enquanto não decido qual o melhor processo para isso (quero contratar alguém, mas uma coisa de cada vez).

Com todo esse problema que eu tive envolvendo tecnologia, fiz uma migração de ferramentas no meu sistema de organização, mas em breve publicarei um post maior aqui no blog contando o que estou usando. Mesmo porque, atualmente ainda estou em fase de testes e pretendo postar quando estiver com uma estrutura mais definitiva, apenas.

Sinceramente, ficar sem computador é bem ruim. Trava a gente em diversos âmbitos da vida. Fica ruim para pagar contas via Internet Banking, para estudar, escrever, enfim, mas esses desafios fazem parte. Estou reestruturando várias coisas e fazendo novos investimentos, mas tudo em seu tempo.

Ainda falando sobre tecnologia, eu comprei um novo celular (ASUS Zenfone Live) para usar na vida “pessoal”. A ideia é separar mesmo um celular para trabalho, no que diz respeito a ligações, aplicativos e grupos no What’s App, e ter esse outro apenas para família e amigos mais próximos. Tem sido maravilhoso, mas ainda estou me adaptando.

Outra coisa que continuou sendo assunto este mês foi a obra em casa. Estamos na reta final, realmente terminando detalhes como acabamentos de pintura, instalações finais e parte elétrica, e nossa estimativa é mudar antes do final de outubro. Estamos na fase de comprar os novos móveis que faltam e os itens básicos de decoração para a casa “rodar” (como espelhos nos banheiros, ferragens para pendurar toalhas, essas coisas). Todo o restante a gente vai fazendo depois que mudar.

Essa coisa da mudança também é um desafio porque a maioria das minhas coisas já está encaixotada então tanto em casa quanto no escritório algumas ideias ficaram em stand-by até a mudança ser concluída.

No escritório, por exemplo, estamos na fase da compra dos móveis e definições finais do projeto para fazermos a pintura, por exemplo. Já estamos trabalhando diariamente dentro da sala, mas ela está crua, crua, e por isso não postei mais novidades ou “tour” do escritório. Prometo que farei assim que tivermos mudanças e também quando eu puder editar vídeos novamente, é claro.

Como vocês podem ver, foi um mês de muito backstage e sem tantas novidades externas, mas com muita coisa acontecendo aqui “por trás das câmeras”.

Eu consigo compreender que é um período de espera e de stand-by de muitas coisas, e estou ok com isso.

Bom, não posso deixar de comentar sobre a minha viagem para Amsterdam. Já teve post sobre isso, onde conto com mais detalhes, então dá uma olhadinha lá se tiver interesse. Mas agosto e setembro seriam os dois meses do ano em que eu estaria mais ocupada em termos de compromissos profissionais, com muitos eventos e viagens, e agora finalmente as coisas vão começar a desacelerar um pouco e eu vou poder focar em algumas outras atividades importantes.

Em outubro vou apresentar em dois congressos referentes ao mestrado, então minha atenção estará bastante voltada a esse assunto. Com relação ao mestrado, agora em setembro eu percebi que fazer três aulas em um único dia (fico das 7h às 23h dedicada a isso) não foi uma decisão muito legal. Tenho ficado verdadeiramente exausta no dia do mestrado à noite. Vivendo e aprendendo. Por isso, estou considerando abandonar uma disciplina e ficar com apenas duas. Já que vou ter que cursar disciplinas no semestre que vem de qualquer maneira, eu farei as duas que faltam em 2019.

Nada de novo sobre a minha pesquisa desde o último post que fiz a respeito. Estou na fase da pesquisa de campo, que devo concluir até novembro, de modo que eu possa aproveitar os resultados da pesquisa para escrever meus artigos finais das disciplinas deste semestre.

Essa última semana do mês foi “mais ou menos”. Meu aniversário foi na terça, 25, mas na quinta-feira passei um pouco mal. Sexta (28) ministrei um curso de GTD em São Paulo e, hoje, enquanto você lê este post, estou fazendo a última viagem profissional do ano (programada) para realizar um curso de GTD amanhã, em Natal. Então foi uma semana atípica, com vários compromissos, e ainda calhou com eu não ter passado muito bem. Com a volta do calor, isso fez eu ficar um pouco malzinha, com fraqueza e a pressão elevada.

A grande vantagem das viagens a trabalho, especialmente as longas, de avião, é que consigo fazer vários blocos de deep work. A desvantagem é estar longe de casa e do filhote.

Eu fiquei muito contente com os posts do blog aqui em setembro. Alguns dos meus textos preferidos foram:

  • Um texto para iniciantes, explicando sobre a importância de escolher boas ferramentas, mas também entendendo que se trata de um processo pessoal que precisa ser desenvolvido.
  • Nosso tema do mês foi psicologia, organização e produtividade, e eu já percebi que infelizmente um mês é muito pouco (na verdade, um post por dia) para abordar assuntos tão legais quanto esse. Por isso, estou repensando bastante coisa para o calendário editorial do ano que vem – que, aliás, já está em desenvolvimento.
  • Falei em um texto sobre a importância dos diários e esse foi realmente um tema importante a ser abordado, pois tem feito diferença na minha vida.
  • Também fiquei muito contente por escrever um texto sobre o refinamento da minha rotina matinal e o uso de blocos de trabalho.

Espero que o mês de setembro de vocês tenha sido incrível e que outubro seja mais ainda. Até amanhã, e obrigada por estar aqui. <3

6 comentários

  1. A gratidão é toda nossa por você está aqui, Thaís! Ah, posso sugerir um post e/ou um vídeo? Fale sobre como você se organiza se prepara para apresentar em um Congresso! Em novembro vou participar de um congresso e seria ótimo ouvi.la sobre esse assunto. Abraços e bom domingo!

  2. Thais, eu acompanho um pouco do seu blog há alguns anos.
    Mas, somente agora eu estou nessa vibe mais participativa, comentando as postagens, quando possível, e enxergando a importância da participação do leitor para o autor.
    Das publicações mencionadas nesta postagem, relacionadas ao mês de Setembro/2018, eu gostaria de lhe agradecer pelo texto sobre o refinamento da sua rotina matinal. Pois, me ajudou a olhar para a minha rotina matinal e enxergar mudanças necessárias para que o meu dia pudesse fluir de forma mais produtiva e agradável.
    Eu adorei conhecer o seu sistema de meditação diário. Eu também gosto muito de meditar e há alguns meses venho me estimulando a praticar a meditação diariamente.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui