Pular para o conteúdo

Meus acessórios essenciais para ter uma boa noite de sono

Meu sono é sensível. Isso significa que, para eu pegar no sono, preciso de todo um ritual. Sempre admirei as pessoas que conseguem encostar e dormir rapidamente em qualquer lugar e sob quaisquer condições. Nunca fui essa pessoa. Por isso, com o passar dos anos fui descobrindo o que funcionava de verdade para mim.

Já compartilhei aqui no blog algumas dicas e como eu faço para a rotina mesmo ser mais tranquila. Dê uma navegada, porque tem bastante texto legal.

Hoje vou compartilhar apenas os acessórios que eu uso para dormir bem. São eles:

Água
Sempre tenho água ao lado da cama, pois frequentemente fico com sede ou com a garganta seca e ajuda muito ter a garrafinha ali ao lado, no criado-mudo.

Manteiga de cacau
Meus lábios costumam ficar muito ressecados, especialmente no inverno, então passar uma camada generosa de manteiga de cacau antes de dormir me deixa confortável. (Algumas vezes, dependendo do frio, chego a passar até uma pomada nos lábios, para hidratar mais.)

Protetor auricular
Não uso sempre, até mesmo por questões de higiene, mas naqueles dias em que preciso descansar pra valer, sem ficar acordando à noite com pequenos barulhos, eu uso protetores auriculares. Meu sono é tão sensível e eu acordo tanto durante a noite com os mínimos barilhinhos que, só de usar esses protetores, minha qualidade de sono aumenta uns 200%.

Touca com forro duplo
Ok, estamos no inverno. Mas eu não poderia deixar de compartilhar essa dica, pois ela funciona sempre que estiver frio, não importa a estação. Perdemos muito calor do corpo pela cabeça. Como eu tenho sinusite, esse frio faz muita diferença. Há alguns anos, eu percebi que o fato de usar uma touca para dormir fazia com que eu me aquecesse mais rápido, além de dormir mais facilmente, justamente por essa questão de administrar a temperatura do corpo. Funciona como mágica. Teste!

Polaina
Pode parecer um acessório muito dos anos 80, mas eu sou friorenta e detesto acordar de noite com frio nas canelas. Por isso, as polainas são essenciais para ‘juntar” as calças com as meias e, assim, me manter quentinha durante a noite.

Travesseiro para a coluna
Há alguns anos, um médico ortopedista me pediu para providenciar um travesseiro de corpo inteiro para dormir agraçada com ele e alinhar a minha coluna. Deu muito certo. Hoje em dia, uso um travesseiro normal na lateral apenas “para me apoiar”, e o efeito é o mesmo. Quando eu era mais nova eu não me importava muito com a minha postura durante o sono, mas com o passar dos anos isso foi se tornando uma questão importante. Diminuiu demais as dores que eu sentia nas costas – isso tudo alinhado a um cuidado maior com a ergonomia durante um dia de trabalho também.

Pijama confortável
Eu não compro mais pijamas que apertem ou que sejam feitos de tecidos que agridam a pele de alguma maneira. Tenho uma amiga que tira sarro da minha cara porque eu realmente invisto em pijamas em vez de simplesmente usar roupas velhas para dormir, mas eu realmente sinto uma diferença enorme tanto no auto-cuidado (sinto que estou me mimando quando coloco um pijaminha legal) quanto na qualidade do meu sono. Os tecidos são mais confortáveis, eu me sinto melhor, enfim, é um mix.

Protetor de olhos
Por último, mas não menos importante. Quem tem o sono sensível como o meu já deve até usar esse acessório. Não consigo mais dormir sem o protetor de olhos, pois ele deixa a minha “visão” bem escura e, assim, meu cérebro não fica estimulado. Uso todos os dias.

E você, tem algum acessório que usa para dormir e que faz toda diferença na sua qualidade de sono? Compartilhe aqui!

Autor

30 comentários em “Meus acessórios essenciais para ter uma boa noite de sono”

  1. Tive que instalar uma janela anti ruido. O custo é alto mas a paz e a qualidade do meu sono melhoraram. Sempre há obras por perto e moro próximo a uma movimentada avenida e metrô. Dormir bem é uma meta para a vida.

  2. Eu acho que uma boa roupa de cama também faz bastante diferença. Assim que saí da casa dos meus pais, comprei umas roupas de cama que com o passar de poucos dias vi q eram horríveis! enchiam de bolinha, não eram gostosos ao toque… Hoje invisto em poucas e boas roupas de cama.

  3. Embora seja aquela pessoa que se encosta e dorme em qualquer lugar, eu adorei as dicas!
    Se me permite, vou acrescentar mais uma: sou de Porto Alegre e no inverno, ao invés de me encher de roupas a mais para me esquentar, eu uso um lençol térmico (fica sob o lençol de baixo) e isso mudou minha vida, pois não conseguia pegar no sono com o pé gelado.

  4. Óleo essencial de lavanda….coloco uma gotinha do indicador e passo entre a sobrancelha…esse óleo pode ser usado diretamente na pele… relaxa demais!!

  5. Uso o protetor de olhos todos os dias.
    Sei que sempre falam para não assistir algo na tv ou celular antes de dormir, mas eu coloco em algum programa que já assisti anteriormente (geralmente algum episódio de friends rs) e uso meu protetor de olhos.
    Como já sei até as falas dos episódios não preciso ficar assistindo.
    O humor do programa me traz uma sensação de relaxamento.
    Doideira, eu sei. Mas funciona para mim. Durmo rapidinho.

      1. Eu faço o mesmo, mas geralmente coloco desenhos animados que já assisti ou então algum Harry Potter (já fiquei uns 2 anos direto assistindo HP pra dormir, todos os dias). Pra mim funciona muito, não consigo parar.

  6. Eu tenho um fone de ouvido que se chama sleep phone (dã). Ele é como faixa aveludada e uso sempre quando durmo fora de casa ou em lugar barulhento.

  7. Só neste inverno eu descobri a existência de lençóis e fronhas plush. Fizeram um bem danado pra mim, que estou o tempo todo lutando pra minha rinite não virar sinusite. Com a fronha plush, cabeça e rosto ficam aquecidos. Outra dica legal são protetores auriculares de silicone, feitos sob medida. Uso não só para dormir, quando necessário, mas para trabalhar em casa, caso haja obras por perto. Levo o par sempre comigo, são seguros e higiênicos.

    1. Super eu! Aqui onde moro são quse 5 da manhã e ainda não dormi. Tenho insonia crônica, pessoal diz q é ótimo trabalhar comigo, pq a qq gora eu respondo… 😓 Paidas a parte, é nada saudável…

  8. Meu sono é bem conturbando e por conta disso eu não consigo ter aquele sono profundo e restaurativo. Então, decidi recorrer a fitoterápicos – estou usando um de maracujá- e isso está me ajudando muito, melhorando a qualidade do sono, do dia e principalmente do meu humor – de como eu levo meu dia. Além disso, coloco no celular música com barulho de chuva ou meditação. Essas duas coisinhas estão me ajudando muito, muito, consigo até ficar de bom humor e confraternizar mais com as pessoas.

  9. Oi Thais! Também nunca fui essa pessoa que encosta e dorme. Demoro mais de 1 hora pra pegar no sono depois que deito e ainda acordo com qualquer barulho.
    O que eu faço pra amenizar isso é usar protetor auricular e deixar o celular carregando longe da mim, pois com a falta de sono eu acabava me distraindo no celular e despertava mais ainda.
    Também parei de usar o despertador do celular e comprei um de cabeceira, exatamente pra não ter desculpa de ficar com o telefone por perto.
    Essas coisas têm me ajudado!
    Adorei o assunto! Bjs

  10. A minha garrafinha de água não sai do meu lado, também gosto de investir em pijamas e meias bonitas para dormir, mas protetor auricular e para os olhos eu não consigo usar de jeito nenhum, tenho a “necessidade” de estar alerta, tenho a impressão de que se isolar o som ou cobrir meus olhos algo vai acontecer, uma pessoa vai invadir minha casa, o teto vai cair na minha cabeça (já aconteceu, minha casa tem forro), e me sinto vulnerável. É estranho mas fazer o que rs.

  11. Essa não é pra todomundo… mas só fui descobrir que eu precisava aos 40… então não vivo mais sem minha plaquinha para bruxismo!!! O sono e o acordar são outros!!!

  12. Oi, Thais!

    Pode me dizer quais os protetor auriculares que você usa?
    Eu tenho muita vontade de usar, mas não faço a mínima ideia de quais as pessoas usam, onde comprar, etc.

    Abraço!

  13. Tenho muita insônia. Aí pesquisando descobri uma receitinha ayurvedica que ajuda muito: leite morno, nos moscada, cardamomo e canela. Funciona muito!

  14. Eu sempre ouço histórias para dormir para adultos (sim, isso existe) do app de meditação Calm. Os temas são incrivelmente chatos e os narradores têm uma voz totalmente monocórdicas. Uma maravilha para pegar no sono.

  15. Thais, sempre tive problemas com meu sono, mas ele melhorou um pouco, depois que mudei alguns hábitos… Tem uns cobertores com peso que dizem que ajuda a dormir melhor, mas não é algo muito difundido, portanto não sei se é vdd… Sobre a pessoa dormir em qualquer lugar isso não é bom, eu ouvi um podcast do jovem nerd, e super recomendo, o nome é “Dormindo no ponto” 614, onde o especialista explica, do ponto de vista de, o pq de não dormir em qualquer lugar é bom, além de outras informações muito interessantes…

  16. ah eu não consigo usar aqueles tapa-olhos, depois de alguns dias de uso meus olhos ficaram inflamados, como conjuntivite, talvez seria alergia ao material, mas de qualquer forma, eu gostei das dicas, principalmente a das polainas, sinto muito frio nos pés e canelas. Também comecei a investir em bons lençóis e travesseiros, pois além de deixar a cama mais bonita, é muito mais confortável.

  17. A dica das polainas foi genial, eu tô há uns 10 minutos embasbacada em como nunca pensei nisso pra segurar a calça nas meias. Amanhã mesmo vou providenciar hahahaha

  18. Ganhei um leitor digital (lev) que mudou minha vida. Ele tem controle de luz
    que eu regulo pra luz ficar bem fraquinha e leio no escuro até dormir. Também aprendi a deixar meu celular fora do quarto durante a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *