Pular para o conteúdo

Organização dos meus novos locais de trabalho: observações iniciais

Ambos os locais ainda não estão prontos para eu mostrar para vocês. Prometo que, quando estiverem, mostrarei aqui no blog. No escritório da “firma” ainda estou comprando os móveis e, para o home-office na casa, estamos em reforma. Mas eu quis trazer neste post apenas uma atualização para compartilhar com vocês como se dará essa divisão e porque ela existe em primeiro lugar.

Escritório da “firma”

Aluguei uma sala comercial em abril para que tanto eu quanto a Silvia (que trabalha comigo) pudéssemos trabalhar, além de ter um espaço para receber pessoas que trabalham comigo mas não no escritório. Esse espaço também serviria para gravação de aulas e vídeos, e está em andamento.

Muita coisa ficou parada quando a minha avó foi internada etc, e apenas agora estou retomando aos poucos cada uma dessas coisas, o que inclui o escritório.

Lá, terei uma mesa e uma estação de trabalho que será a minha estação oficial. É onde ficará o meu computador, os meus arquivos, meus documentos profissionais e tudo o que for relacionado ao meu trabalho com organização e produtividade – ou seja, a minha empresa mesmo.

Home-office

Então por que ter também um home-office?

Pensei muito sobre isso quando estávamos planejando a reforma da casa. Independente de ter um escritório fora, meu marido me convenceu de que seria importante ter um espaço reservado assim em casa, pois mesmo fora do escritório eu tenho minhas coisas para administrar e também gosto de estudar e fazer alguns trabalhos em casa. Ele estava certo.

O home-office vai funcionar então para aqueles dias em que eu precisar trabalhar de casa por “n” motivos, mas também para estudar de noite, trabalhar na minha dissertação, além de ter os materiais que vou precisar ter futuramente, quando trabalhar como professora e pesquisadora na área de Comunicação. É igualmente trabalho, mas um trabalho diferente do trabalho da “firma”. Lá ficarão os meus documentos pessoais, da família e da casa, além de livros sobre a minha área de pesquisa. Também quero ter um cantinho para voltar a fazer artesanato, algo que sempre gostei mas acabei parando por motivos de priorização de outras atividades.

Enfim, cada espaço de trabalho terá a sua função e ambos serão muito significativos para a minha rotina.

Assim que a reforma, estruturação e decoração forem evoluindo e eu tiver efetivamente o que mostrar aqui, prometo que mostrarei. Por hora, achei que seria legal compartilhar como tem sido esse processo, justamente para mostrar que a vida é feita de processos que levam tempo. 😉

Como é o seu espaço de trabalho hoje? Você trabalha apenas em casa? Concilia um escritório fora e outro em casa? Compartilha um pouquinho nos comentários para trocarmos ideias. Obrigada!

Autor

21 comentários em “Organização dos meus novos locais de trabalho: observações iniciais”

  1. Olá, Thais! Sou professora e quando me casei não achei que fosse tão necessário ter um home office. Meu marido insistiu, fizemos e hoje não consigo imaginar como seria minha casa e minha vida sem ele. É muito importante ter um local para centralizar a papelada, como professora tenho muito papel e minhas filhas estudam então é realmente um local super usado em casa. Beijo! Sucesso!

  2. Bom dia! Por ora, sou servidora pública e meu local de trabalho é a nossa repartição mesmo. Mas, pretendo me formar como Coach até o final do ano e trabalhar no escritório do marido aos sábados atendendo já no ano que vem. Também terei um home office para ir desenhando minha futura empresa de casa. Inclusive, Taís, fica qui meu mais profundo agradecimento, pois um dia te perguntei qual conselho você daria a quem não se encontrou na profissão e você me disse “continue a nadar”…eu nadei, nadei, e creio que encontrei minha vocação! Vou te atualizando do meu progresso…quem sabe um dia não trabalhamos juntas em algum projeto? É um sonho meu!

    Estou sempre aqui!

    Marília Carvalho

    1. * Se você puder dizer como você avalia a carreira de Coach atualmente, de maneira geral, como se é uma profissão que vai se firmar no mercado, se há um nicho mais promissor, na sua opinião…tendo em vista a transformação das relações de trabalho, se o Coach pode contribuir para este cenário…Obrigada!!

  3. Meu sonho é ter mais um cômodo em casa para funcionar de escritório. Gostaria de ter a sensação de “fim de expediente”, fechar a porta e deu.
    Tendo o espaço de trabalho no quarto (já foi na sala, e deu tudo na mesma) a impressão é que eu nunca me desligo e que qualquer hora é hora de estudar/trabalhar.
    Acho que você fez bem, sobretudo por conta da dissertação que é algo que exige atenção e que deve ser visto como um trabalho qualquer mesmo (tenho aprendido isso a duras penas)

    Beijos

    1. Eu te entendo. Uma coisa que pode ajudar é você ter uma mala ou mochila onde guarda todas as coisas que usa. Quando terminar de trabalhar, guarde tudo. Em casa funciona pra mim!

      Obrigada por comentar.

  4. Eu trabalho por conta e mantenho um canto na empresa com tudo q preciso e uma mochilinha de rodinhas, com escritório móvel, levo para casa quando preciso me concentrar mais ou ficar fora por algum dia. Acho importante, ter esses cantinhos de trabalho e estudo. Thais, boa sorte nessas reformas e estamos esperando vídeo no canal, p quem sabe termos algumas ideias novas. Beijos e mais e mais sucesso

  5. Sou professora e meu expediente nunca termina.kkkkk.Como não tenho espaço costumo trabalhar no meu quarto.Não sei se estou enganada,caso esteja perdão,lembro de você ter mencionado o oferecimento futuro de um curso de organização para professores.Gratidão por compartilhar seus aprendizados.

  6. Infelizmente, atualmente minha estação de trabalho é a mesa da minha sala de aula na faculdade, uma vez que moro em alojamento na universidade! Tenho minha mesa em casa, mas como fica em outra cidade, quase nunca utilizo! O ruim é não tem um espaço efetivamente meu, com maior calmaria e privacidade

  7. Olá Thais!
    Eu sempre gostei de colorir e de desenhar, mas nunca arrumo tempo para isso. Sou professora do magistério superior e assim acabo sempre levando trabalho pra casa, como por exemplo, correção de provas, coisas da pesquisa acadêmica, relatórios para projetos etc. Fico feliz de ver que você consegue arrumar tempo para o artesanato! Fiquei com esperança de arrumar tempo também! Abraços!

  8. Janaina Helena de Freitas

    Excelente…. e sim, quando vc estiver escrevendo sua dissertação ou os artigos do mestrado irá precisar de um lugar só seu. Hj nós só temos o home office, mas futuramente temos planos de comprar uma sala. Eu e meu marido somos professores e somos da área jurídica, apesar dele ser servidor e advogar muito pouco. Mas a sala é para tb nos reunirmos com alunos, clientes e para termos um espaço para produção descolado de casa.

  9. Tenho um plano de empreender, sou papeleira, sempre fiz artesanato e estudei bastante encadernação e diagramação de cadernos, livros e agendas. Atualmente sou bancária e quero muito ter o meu negócio e viabilizá-lo principalmente através no meio digital. Me mudei recentemente para uma casa com uma edícula, nos últimos 2 anos esse lugar se tornou o depósito da bagunça, mas diante dessa vontade de migrar de área foi imprescindível incluir no plano a criação um espaço em que eu possa criar e fazer protótipos dos meus produtos. Estou atingindo o final desta etapa, na semana que vem terei bancada de trabalho e prateleiras o meu quarteliê estará pronto. Planejar e ver que cada uma das etapas vai se concretizando é muito gratificante!

    1. Oi L., tudo bem? Eu uso apenas imagens de bancos de imagens com copyright livre (que significam que posso usar livremente, exatamente) ou, do contrário, sempre cito os créditos ou peço autorização.

      Como eu trabalho com isso há muitos anos, inclusive dou aulas em faculdade e cursos de conteúdo digital, você pode ficar despreocupada que eu jamais farei algo errado. 😉

      Obrigada pelo “toque”.

      1. Me desculpa, mas mesmo sendo de copyright livre, tem um autor que deve ser creditado. Não é?
        Também estou nessa etapa de montar meu home office decente. Atualmente tenho uma mesa de trabalho na sala, que só funciona porque a casa fica toda pra mim durante o horário que trabalho em casa.

        1. Não, Steeven, são bancos de imagens. Não é necessário citar etc etc. Preciso que acreditem no que estou dizendo, porque é chato se justificar o tempo todo quando você trabalha com isso. Existem outros lugares que apresentam mais explicações para esse processo, que o blog aqui acredito não ser a melhor fonte de consulta. Existe vasta informação na Internet. Agradeço a compreensão.

  10. Thais, eu sou servidora pública e há um ano comecei a realizar teletrabalho. Tenho um home office, mas o utilizo muito pouco, acabo trabalhando no sofá e, inclusive, também tenho muita dificuldade em estabelecer um horário específico para trabalhar. Ainda não consegui transportar a rotina de trabalho para casa e há dias em que isso me deixa muito chateada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *