Pular para o conteúdo

Organização de vocabulário técnico-linguístico

Um outro tema que é relacionado ao post que publiquei ontem (sobre fichamentos) mas deixei para postar em separado é a formação de um glossário dentro do próprio Evernote também, que estou montando para referência.

Mais uma vez, está tudo muito no início, e venho fazendo testes. Mas a ideia é ter uma etiqueta chamada “Conceitos” e, dentro, inserir notas com termos, conceitos e jargões com seus significados.

Não deixa de ser uma espécie de fichamento, mas de maneira diferente. Uma coisa complementa a outra.

Isso me ajuda a ter um dicionário meu, particular, com os termos e conceitos que uso diariamente em meus estudos.

Marcações:
Autor

18 comentários em “Organização de vocabulário técnico-linguístico”

  1. Oi Thais! Tudo bem?
    Vc não atualizará mais o Casa Organizada?

    Notei que o VO está agora mais voltado para o seu mestrado, meio lógico já que é agora o assunto que você está se inserindo.
    Mas queria saber sobre os próximos posts… incluindo o CO, pois gostava muito do conteúdo.

    Bjs.

    1. Oi Evelyn, tudo bem?

      Não consigo resumir a resposta em um único comentário. Envolve uma definição estratégica de conteúdo de modo geral, e postarei assim que possível. 😉

      Mas claro que sim, não abandonei o blog. Aqui no VO tem tido posts sobre o assunto também. Semana passada falei sobre acumuladores etc. Dá uma olhadinha.

      Beijo.

  2. Olá Thais, com estás?

    Muito bom este post (e os anteriores também, claro!).
    Achei muito pertinente o exemplo (disfunção narcotizante) que dás, bombástico.
    Por vezes, sinto-me assim, bombardeada por todos os lados (leia-se redes sociais e mídia) por todo o tipo de informação e sem saber o que fazer, com a informação e em relação à informação (tipo: pés e mãos atados). Completamente passiva, sem ação… E vejo que as pessoas que estão ao meu redor estão iguais, fala-se muitoooo e age-se pouco. E é difícil quando se está nesse estado sair dele…, mas não impossível.

    Beijo

  3. Oi Thais, estou gostando muito dos teus posts sobre o mestrado. Porque agora com 31 anos tbm irei fazer mestrado e na Inglaterra onde terei certas dificuldades com o idioma. Mas era um sonho antigo e assim como você, quero lecionar futuramente e ainda ter filho(a). Oh God haha.
    Trump em não dar conta, mas é tão bom saber que há mais gente nesse mesmo barco.

  4. Oi Thais, sempre amando seu blog e conteúdo 💜
    Depois que li seu texto sobre commonplace book, resolvi criar um, mas empaquei na mesma questão de conseguir mais tempo para passar meus fichamentos para o papel. Outra coisa que ficou muito na minha cabeça foi abandonar a caderneta e usar um fichário para commonplace book. Acho que ficaria melhor de organizar folhas e textos. Ainda não tenho certeza se mudo. O que você acha do fichário? Beijos é muito obrigada por compartilhar um pouco do seu mundo tb 💜

  5. Ah! Não tem muito haver com o texto, mas gostaria de deixar uma sugestão de post que eu amaria ler aqui e acho que seria importante para várias outras mulheres..
    Que é sobre ter e administrar uma marca/empresa… e como essas coisas afetam a vida de uma mulher, mãe. De como você tão jovem consegue ter o pulso firme de gerir algo grande e respeitar seu tempo e suas necessidades. Não sei se deu pra entender ou se viagei um pouco. Para mim isso é muito difícil… tenho uma pequena empresa virtual… mas nunca sei se estou trabalhando muito, se estou produzindo pouco ou muito conteúdo. Mas seus textos sempre me ajudam bastante a tentar me manter em foco e motivada! Obrigada!

    1. Oi Sirlanney, tudo bem? Obrigada pela sugestão. Eu posto bastante conteúdo a esse respeito. Semana passada mesmo teve um post bem grandão sobre como estruturar uma rotina quando você é empresária(o). Dá uma olhadinha, acho que vai gostar. 😉 Obrigada.

  6. Oi Thais, estou te acompanhando semanalmente e percebi que sua bibliografia (até o momento) é composta por leituras sempre em português. Fiquei curiosa para entender essa seleção. Durante meu mestrado, eu fui orientada a ler sempre o texto original do autor (em língua estrangeira) e buscar referências em revistas indexadas internacionais (pelo processo mais rigoroso de seleção de artigos, entre outros fatores). E foi assim com todos que conheço que fizeram mestrado/doutorado nas áreas de ciência e tecnologia (trabalhando em universidade federal, conheço muita gente que passou por essa jornada). É algo da área de comunicação ou talvez do seu recorte da pesquisa o fato de ter tantos autores brasileiros nas suas leituras? Outra curiosidade minha sobre o tema: o Brasil é referência em pesquisa sobre midiatização?

  7. Elva Bonifácio Andrade

    Thais, mais um momento WOW. Nunca me tinha passado pela cabeça fazer um glossário de conceitos no Evernote. Faz tanto sentido. Adorei 😍. Ficava sempre nervosa por apontar conceitos aqui e ali e acabar por não os ter organizado. É tão básico e lógico fazer assim. Não sei como não pensei nisso antes. OBRIGADA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *