Carta da editora: A motivação nasce da clareza

7
3243

Eu venho pensando há algum tempo, refletindo mesmo, sobre o tipo de coisa que faz com que eu me sinta motivada para fazer o que preciso fazer no dia a dia.

Motivação será o terma “norte” deste mês no Vida Organizada. Quero estudar, abordar mais, trazer novas visões, entender as nuances.

Quando eu penso em motivação, para mim, surgem diversos pontos relevantes:

  1. O propósito das coisas – grandes e pequenas. Não só o “por que eu existo?” mas também o “por que é importante lavar a louça?”. Eu acredito, de verdade, que se a gente se perguntasse mais esses “por quês” no dia a dia, teríamos uma vida mais presente, uma mente mais plena e prioridades mais claras.
  2. A visão da vida que eu estou construindo para mim, em todas as áreas – minha empresa, minha carreira acadêmica, eu como mãe, eu como esposa, eu como filha… até finanças, saúde, hobbies, lazer, espiritualidade. Essa reflexão do estilo de vida que estou construindo diariamente, mas vendo também a longo prazo, me ajuda a ter clareza sobre o que é prioridade e, logo, me motiva a “colocar uma pedrinha a mais nessa montanha”.
  3. Metas e objetivos de curto prazo também me motivam. Perder mais 10kg. Alcançar a marca de 100.000 seguidores no YouTube. Concluir o mestrado até o final de 2019. Tendo metas assim e revisando-as de tempos em tempos (eu reviso a cada estação) eu encontro motivação para fazer diversas atividades no meu dia a dia.

De modo geral, esses três pontos são os que eu observo quando preciso me motivar.

Outra reflexão que fiz também foi com relação aos livros que eu sempre me volto quando quero me motivar. Já gravei um vídeo contando mais sobre cada um deles, que entrará no canal este mês.

Há diversas reflexões que podemos fazer sobre o que nos traz motivação. Você já pensou sobre isso? Você já tentou se conhecer o bastante para saber o que te motiva e o que te desmotiva? Se não, faça esse exercício urgentemente. Pode ser o que falta para você aprender a desapegar daquilo que não faz mais sentido na sua vida e, dessa forma, abrir espaço para aquilo que é realmente importante.

Obs 1: O mês de abril é o mês do VEDA (“vídeo todos os dias em abril”), então meu foco de atenção estará no YouTube, certamente. Eu tenho o blog há 12 anos, e continuo postando aqui diariamente (em 2018, passei a postar apenas durante os dias “úteis”, de segunda a sexta). Então, para quem prefere texto, continuo por aqui, trazendo coisas novas e encorajando você a revisitar posts antigos, pois tem muita coisa bacana já publicada. Mas para quem gosta de vídeo e quer revisitar os conteúdos em outro formato, o YouTube tem funcionado muito bem, além de ser um laboratório excelente para a minha didática e oratória como professora (olha a motivação aí!).

Obs 2: A todos que torceram e perguntaram sobre a minha avó, a cirurgia correu bem, mas ela segue internada, em observação. Creio que esta semana ela tenha alta. Estamos adaptando diversas coisas em casa, providenciando outras (cadeira higiênica para tomar banho etc), o que certamente pode render alguns aprendizados para postar por aqui. Se alguém tiver dicas e sugestões e quiser deixar um comentário, agradeço muito. Agradeço todas as energias e pensamentos positivos também. Obrigada!

Feliz mês de abril a todos nós. <3

7 comentários

  1. Eba! Fiquei muito feliz com a notícia sobre a tua vó <3 e amei o post, estava precisando ler isso.

  2. Eu sou daquelas que preferem os textos, confesso que não consigo acompanhar os videos, deixei de acompanhar várias blogueiras depois que mudaram da escrita para os videos.
    Amoo seus textos, por favor, continue sempre presente por aqui rsrs
    Adorei esse, realmente a motivação é essencial.
    Fiquei feliz em saber que sua vó está bem, desejo muito energia positiva pra ela 😀
    Beijoss

  3. Não gosto nadinha de videos…amo ler e prestar atenção a cada detalhe da escrita…videos eu me distraio fazendo outras coisas e meu foco se perde totalmente…

  4. Essas pequenas reflexões se tornaram graaaandes esse último mês. Foi um mês dos INTENSOS. Daqueles que a gente toma na cara e vê de verdade quem tem do lado e enxerga o que tava ali, o que a gente realmente ama, debaixo do nosso nariz.

    Abril, se você trouxer lágrimas igual março, vou estar feliz e de braços abertos… porque de cada lágrima que descia, era uma nova Evelyn que nascia. <3

    Sempre te admirando, Thais! Boa recuperação pra sua vó 🙂

  5. Thais, tb amo seus textos!!! Vídeo não dá pra assistir a qq hora e em qq lugar, por texto é bem mais fácil acompanhar. Adorei o tema do mês de abril!

  6. Puxo o coro a favor dos textos…o vídeo me impede de assistir em qualquer lugar!E na escrita o registro das suas palavras “Vem-nimmim” bem melhor!Estou apreciando a cada dia mais seu blog e o novo rumo dele em 2018.Posicione sobre a sua saúde e a perca do peso…

  7. Me sinto melhor ao ver que são muitas que também preferem texto! Nesse mundo YouTube , eu não me encaixo e fico me sentindo idiota por não conseguir ! 🙈

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui