Personalizando contextos ao longo da semana (Fevereiro 2018)

14
10992

Já comentei aqui no blog outras vezes que gosto muito da ideia de deixar um dia da semana para um foco diferente. Aos poucos fui trabalhando isso para ficar mais adequado ao GTD, que é a metodologia de produtividade que eu uso. O que eu fiz, então, foi definir que cada dia da semana terá um contexto diferente para mim e, dentro desse contexto, eu vou inserir as ações que quero priorizar no dia em questão.

Basicamente, eu estabeleci uma “vibe”, um foco, um nível de energia, um contexto mesmo para cada dia, a saber:

  • Domingo: renovação do espírito
  • Segunda: relacionamentos
  • Terça: ensino
  • Quarta: deep work
  • Quinta: administrativo
  • Sexta: conteúdo
  • Sábado: vida doméstica

“Ah Thais, significa que você só vai fazer esse tipo de atividades no dia?”. Não necessariamente. Mas os contextos servem sim como guia para que eu faça determinados agendamentos de acordo com o “tema” do dia, sempre que possível.

Como todo contexto trabalhado no GTD, significa o seguinte: nos intervalos do calendário, quando eu posso escolher o que fazer, eu vou visualizar a lista de contexto daquele dia em específico. Não se trata do dia, mas do foco que quero dar naquele dia, entendem?

De maneira geral, todos são contextos de trabalho (GTDisticamente falando). Mas, para cada dia, eu quis atribuir uma área de foco mental que me ajuda a trabalhar em atividades contextualizadas.

Eu já tinha publicado um post algum tempo atrás (agosto de 2017) em que falo publicamente sobre isso pela primeira vez. Desta vez, quis reformular esses contextos de acordo com a configuração do meu novo semestre, especialmente de acordo com o início das aulas do mestrado.

Além do que, essa atualização trás também a adequação às minhas 5 prioridades para 2018.

No vídeo abaixo você pode conferir a minha explicação para essa adequação e também a personalização pos contextos atualmente:

(se não estiver vendo o vídeo acima, clique aqui para assistir diretamente no youtube. aproveite para se inscrever no canal!)

Essa organização funciona muito bem para mim e me ajuda a me manter focada e produtiva.

Lembrando que isso não atrapalha prazos. Ou seja: se eu tiver algo relacionado à educação que tenha que ser feito na segunda, será feito na segunda e não na terça, quando “estabeleci” que o foco do dia seria esse. Mas, quando eu posso escolher trabalhar em algo, porque já finalizei tudo o que tinha prazo para o dia, eu foco nas atividades relacionadas, e isso tem me dado realmente um foco incrível e consigo ter ideias legais. Ou seja, eu crio os contextos que, dentro da minha análise de áreas de foco, são importantes que eu tenha no meu trabalho.

A grande graça de trabalhar com contextos no GTD é justamente se auto-conhecer e personalizar esses contextos para a sua vida. Eu estou maravilhada com esse modo que tenho trabalhado hoje e quis compartilhar com vocês.

Essa configuração também pode me ajudar (essa é uma ideia) a definir prazos para atividades específicas e quando fazer reuniões com pessoas, dependendo do assunto. Sempre que eu puder opinar ou decidir a respeito, uso essa configuração.

Quis escrever este post justamente para fazer uma atualização de um modelo que já venho trabalhando há algum tempo e que tem funcionado muito bem para mim. Caso tenha alguma dúvida, por favor, escreva um comentário. Obrigada!

14 comentários

  1. Oi Thaís,
    Muito obrigada por partilhar. Tenho uma dúvida que é relativa à forma como você organiza esses contextos no GTD. Eles passaram a ser os contextos das Próximas Acções ou entram noutro horizonte? Ou seja, você continua a usar aqueles outros contextos de Casa, Computador Online, Em Trânsito, etc?

    Muito obrigada!
    Inês

  2. Entendi, Thaís. Muito obrigada pelo esclarecimento.
    Muitas vezes sinto que preciso de equilibrar melhor os diversos papéis no trabalho. Sou sócia de uma empresa, mas também trabalho nela, e por vezes é difícil ter de acudir a tudo – projectos empresariais, ideias para projectos e para novos conteúdos, trabalho do dia a dia, contactos, etc. Vou tentar adaptar suas dicas à minha realidade.
    Tenho aprendido imenso com seus ensinamentos.
    Bjs de Portugal,
    Inês

  3. Bom dia Thais, tudo bem? Eu simplesmente adoro seu trabalho ! Não sei como eu poderia estar me reconstruindo se não fosse você ! Muito obrigada! Bem… deixei meu trabalho regular e seguro em escola de idiomas para me dedicar ao ensino de forma individualizada. Essa mudança fez com que minha vida ficasse de cabeça para baixo e, assistindo/estudando seu vídeo sobre contextos e foco, encontrei minha resposta, pois tudo estava acontecendo ao mesmo tempo em minha des-rotina… agora já posso respirar e me organizar ! Não tenho como te agradecer… bjos milllllllllllllllllllllll

  4. Olá, Thais, eu achei o máximo essa divisão. Porém, muito evoluido pra mim por hora. Mas vou tentar fazer isso pelo menos pra ir mentalizando esse norte. Vai que funciona! Obrigada por compartilhar.

  5. Oi Thais! Vídeo ótimo! Já tinha pensado sobre isso… Mas mas só consegui definir o sabado e o domingo… que foram coincidentemente iguais o teu. Agora me empolguei pra elaborar o resto da semana! Vc é tão maravilhosa q faz 10 minutos de vídeo passarem rápido! Beijos, Sy

  6. Oi Thais, uma dúvida. Vi várias postagens suas onde dizia que você usava a agenda do Google só para compromissos com hora marcada, que tinha que ser feito naquele dia. Vejo que agora usa a agenda para mais coisas. Você mudou isso quando deixou de usar o Todoist? Se você já falou disso, acho que me perdi. Bjs, obrigada.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui