Carta da editora: Aprofundando nossos conhecimentos

21
7105

“Deep Work” é um termo trazido por Cal Newport em um livro de mesmo nome, e ele define como “atividades profissionais performadas em um estado de não distração que empurra sua capacidade cognitiva ao limite. Esse esforço gera um novo tipo de valor, melhorando suas habilidades, e é difícil de replicar”.

Para trabalharmos dessa maneira, precisamos nos aprofundar. Por isso, neste mês de volta às aulas, nada como elevar nossa organização dos estudos a outro nível. Vamos falar sobre o aprofundamento dessas habilidades, técnicas de estudo e outros assuntos relacionados.

Neste mês de volta às aulas, você pode conferir o vasto conteúdo que já foi publicado no blog de 2006 para cá.São textos, dicas e checklists para ajudar você nesse momento anual recorrente, para sua própria organização pessoal e/ou para a organização dos seus filhos, caso os tenha em idade escolar.

Também vamos falar sobre o desenvolvimento de soft skills e habilidades que não aprendemos na escola, como a estudar melhor, propriamente dito, escrever, falar em público e outras.

Outro tema que não poderia ser deixado de abordar este mês é o meu mestrado. Como você sabe, o blog reflete o que acontece na minha vida. Este mês se iniciam as minhas aulas no mestrado e eu quero compartilhar tudo com você. Como me preparei, como estou me organizando, além de trocar muitas figurinhas para trazer um conteúdo cada vez mais completo e útil para quem acompanha o blog.

Se você estiver em outra fase de estudos, não se preocupe! Teremos dicas novas também, além do nosso amplo acervo para estudo de idiomas, escola, época de vestibular, faculdade, pós-graduação e concursos. Muitos conteúdos já publicados no blog terão uma atualização no formato de vídeos, então não deixe de seguir o canal no YouTube para acompanhar as atualizações!

Eu espero que você tenha um excelente mês de fevereiro e que comece a correr atrás dos seus objetivos antes do Carnaval. <3

Caso tenha algum tema específico que queira ver por aqui, por favor, deixe um comentário. Obrigada!

21 comentários

  1. Olá Thais!

    Estou adorando o novo formato do blog, os textos parecem mais concisos e inspiradores. Como sugestão, gostaria que você tratasse sobre organização de estudos no formato EAD.

    Beijos, obrigado.

  2. Oi Thais, bem legal o texto, e mais legal ainda é aquele adesivo do P.I.L 🙂 no notebook.
    Já percebi pelo seu insta que vc gosta de Rock, depois passa seu endereço quero te mandar um presente, como gratidão pelo ótimos textos que produz e que tanto me agradam vou deixar meu endereço aqui. http://www.reverbcity.com ( somos a música que veste ).

    Abs e Sucesso sempre.

  3. Desejo sucesso nesse novo formato de trabalho. Gosto muito de ler seus textos!
    Quanto ao mestrado… Se precisar de ajuda é só chamar. Terei o maior prazer em dar dicas na área acadêmica pra você. Apesar de saber que nem vais precisar de nada… Você já pensa direitinho em tudo. Tenho certeza que fará um ótimo mestrado e depois o doutorado.

    Parabéns!
    Boa sorte nessa nova fase! Muita saúde e alegrias!

  4. Dica de tema específico para vídeo: Como encontrar a motivação para voltar a estudar para concursos, quando, em tese, você já conquistou boa parte dos seus sonhos pessoais no cargo que ocupa atualmente?

  5. Olá Thais, quais são suas referências bibliográficas que te dão embasamento para falar sobre o tema em questão? Qual ou quais você indica para leitura?

  6. Muito muito feliz com esse tema!!! Animada pra ler o conteúdo de qualidade que sei que tu vai trazer pra nós e botar tudo em prática <3

  7. Há cerca de uma semana fiz um curso rápido e estava justamente falando isso com uma moça que conheci, as vezes ficamos só acumulando milhares de informações mas não nos aprofundamos, a meta esse ano é aprofundar e estudar todo o conteúdo que tenho acumulado nos últimos dois anos, período que fiz alguns cursos e também estudei, li muita coisa sozinha. Aprofundar para gravar e melhorar! Adorei o tema do mês!

  8. Thais, o que eu acredito que seja legal você abordar se relaciona aos livros. Eu sempre gostei muito de aperfeiçoar como aprendo ou como ensino (sou professora) e com isso, conheci livros interessantíssimos a respeito, a exemplo do Mindset (Carol Dweck) e do Como aprendemos (Benedict Carey). Talvez pesquisar sobre esse conteúdo (que ensina a aprendermos melhor), quais livros (ou teorias de aprendizado, não sei) são bacanas para otimizarmos o estudo e trazer essas informações para o blog ou para o canal do YT na forma de resenhas ou comentários seria bacana 🙂 No mais, fico extremamente contente de poder ver aqui no blog esse conteúdo relacionado ao aprofundamento nos conhecimentos. Agradecida!

  9. Estou ansioso pelos textos sobre estudos no mestrado.
    Iniciarei o meu esse ano (as aulas começam em abril) e sinto que será de grande ajuda.
    Obrigado e parabéns pelo trabalho.
    Sucesso!

  10. Me interessei pelos temas estudar melhor (no meu caso, graduação ou temas que eu queira estudar por fora) e principalmente falar em público. Fico muito nervosa e tenho dificuldade em lembrar o que falar. Adorei o tema. 🙂

  11. Oi Thais!!! Parabéns pela escolha do tema… E gratidão!!! hehehe
    Estou estudando para dois concursos para docente em universidades públicas e tenho dificuldade entre definir tempo e período para organização do tempo para estudar propriamente dito, mas também para preparar currículo de acordo com o edital do concurso, deslocamento até o local do concurso e documentos que preciso separar. Se vc tiver alguma dica nesta área vai me ajudar muito!
    Porém, continuo lendo o blog e seguindo o canal no Youtube como forma de ler coisas fora da área do trabalho… Para relaxar e pensar em outras coisas mesmo…
    Parabéns pelo seu trabalho! 🙂

  12. Olá Thais! Gostaria que abordasse temas relacionados à ansiedade e dificuldade de concentração. Tenho muita dificuldade com isso, nos afazeres da casa começo uma coisa, termino outra, deixo metade pro dia seguinte. Ao ler algo, ou estudar meus pensamentos divagam, minha ansiedade me deixa inquieta… Enfim, tenho buscado auxílio profissional sobre isso, mas acredito que você possa contribuir com algo também. Grata!

  13. Oi Thais,
    Estou passando do meio do meu doutorado, mas completamente perdida e desmotivada (também comecei a empreender em um área totalmente diferente da “minha”). Sua animação com o início do mestrado tem me trazido boas energias. Tenho esperanças de que os temas relacionados desse mês me ajudem a encontrar motivação para sair dessa fase.

    Obrigada por sempre ser uma fonte de inspiração!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui