Meus aplicativos de organização para 2018

60
25868

No post de hoje eu gostaria de compartilhar com vocês quais são os aplicativos que eu estou usando para a minha organizacão pessoal.

Agenda do Google

Eu utilizo a agenda do Google há muitos anos e ela continua sendo a minha fiel escudeira em 2018. Adoro como sincroniza lindamente com o meu celular e a mobilidade que tenho para gerenciamento de informações.

Evernote

Eu utilizo o Evernote para organizar tudo o que eu preciso fazer – de ações do dia a dia e ações que estou aguardando resposta de terceiros, até meus projetos, projetos dos outros (que eu gerencio), áreas da vida, objetivos e informações de referência.

Trello

Eu utilizo o Trello basicamente para planejamento de atividades. Reuniões, alguns projetos, calendários editoriais e outros. Gosto muito do formato de quadros e cartões e também da possibilidade de personalizar o fundo de cada área de trabalho.

No final das contas, são apenas ferramentas que organizam comportamentos que eu já tenho. O segredo não está nelas, mas sim nos meus processos pessoais de organização. De qualquer maneira, sei que ver o setup de outras pessoas ajuda a ter ideias, então por isso eu compartilho com vocês os aplicativos que tenho usado.

E você, que aplicativos usa para a sua organização pessoal? Deixe um comentário.

60 comentários

  1. Olá Thais! Primeiramente parabéns, pelo seu excelente trabalho! Sou leitora assídua do Blog, apesar de raramente comentar.
    Minha dúvida é: Você ainda está utilizando o Todoist? Eu comecei a utilizá-lo há menos de um mês e estou gostando, mas tenho curiosidade para testar o Trello. O fato é que tenho medo de perder tempo e descobrir que ele tem a mesma função do Todoist…

  2. Vou postar como estão as coisas aqui, quem sabe alguém acha útil? Também gostaria de ver o que outras pessoas usam para, quem sabe, aprender coisas novas =)

    Calendário do GTD: Agenda da iCloud para compromissos e Todoist para ações de dias específico e lembretes recorentes.
    Listas de ações: Todoist
    Referência: OneNote
    Checklists: Trello

    Abraços!

  3. Eu comecei a me organizar recentemente, antes anotava minha tarefas em papel, e neste mês que comecei a usar a agenda do Google, ainda em fase de adaptação para dai quem sabe usar evernote e por ai vai… mas um passo de cada vez

  4. Eu uso a agenda do Google, o Todoist e o Evernote, mas estou reorganizando o Evernote para passar o que está no Todoist para lá~

    Aproveitando, não vai ter mais posts de “GTD e Estudos”?

  5. Bom dia!

    Thais adoro seu blog, consegui melhorar muito minha organização!

    Você não esta mais usando o todoist?

    Obrigada por compartilhar conosco!

  6. Estou dando os primeiros passos no GTD e gostaria de saber se a utilização de tantos aplicativos(Google Calendar, Evernote, Trello, Todoist ou outro, etc) não levaria á procrastinação, pela dispersão de nossa atenção entre eles ou a sub-utilização de todos eles.

    • Sergio, tudo bem? Na verdade sim* acaba perdendo o “foco” você precisa escolher “um” e tentar criar um sistema dentro dele. Fica mais simples focar em suas ações do dia-a-dia sejam elas profissionais ou pessoais. Procure organizar os contextos.

      Seja todoist
      Seja trello
      Seja evernote
      Seja outro….

      Procure entender o que melhor te represente é importante observar se possuem sincronismo com outros dispositivos p/ não limitar suas ações.

      Sucesso!

  7. Boa tarde!

    Eu utilizo o Evernote para Arquivo de referência e suporte a projetos, o Calendário do iOS para agenda e o Wunderlist para Listas e Projetos. Estou testando o Trello, mas ainda tenho algumas incertezas sobre ele.

    Thais, como ver a lista de próximas ações no Trello? Eu só consigo ver por quadro e se eu colocar uma etiqueta, é isso mesmo? No Wunderlist eu coloco uma hashtag “#next” e quando filtro por ela, vejo todas as minhas próximas ações independente da Pasta.
    Obrigada!

    • Ano passado usei o Trello por um tempo. A solução que achei para os contextos foi criar um quadro “próximas ações” e nesse quadro uma lista para cada contexto 😉

      • Obrigada pela dica!!! ☺️
        Estou tentando me acostumar com ele, mas acho que não conseguirei, o sistema de kanbans me deixa muito ansiosa vendo vários projetos na tela…

    • Camila …
      quanta coisa?!? Imagino que você se sinta perdida no meio de tantos aplicativos. Centralize tudo em um único lugar, automatize suas ações e otimize seu tempo focando no que é importante e precisa ser resolvido.

      Utilize um sistema mais compacto.
      Crie pastas como por exemplo:

      • Resolvendo
      • Pendentes
      • Referências

      Faço desta forma no todoist. E sigo uma ordem de prioridades.

      Crio sub-pastas
      No todoist por exemplo fica fácil descarregar a mente na cx de entrada.

      Criar contextos harmônicos para conectar ações e filtros cronológicos

      E ainda tem uma visão p/ as próximas ações, organizado por datas.

      Experimente
      Boa sorte

      • Muito boa a sua dica. Ando meio perdido nesse mundo ainda que incomodado para implantar mudar a minha produtividade. Já tentei várias coisas e ferramentasb até parar aqui. Alguém já usou o Neotriad???

  8. Após muitos anos, em 2016 foi meu ultimo ano com agenda de papel. Achei meio estranho no inicio mas tudo questão de adaptação. Uso a agenda google e a sincronização com o celular é o que mais motivou a usa-la.

    Questões financeiras, ainda uso excel, não consegui ver uma outra que pra mim pudesse ser melhor.

    • Experimenta o Mobills Ana. Melhor gerenciador financeiro que existe na atualidade e o mais interessante.
      Foi criado e desenvolvido por brasileiros de Fortaleza. O Aplicativo já foi premiado pelo Google várias vezes os desenvolvedores estão constantemente melhorando ainda mais o App. Uso o a mais de 4 anos e desde então a minha vida e organização financeira revolucionaram. Em fim! É só uma dica! Boa sorte.

  9. Vixi, devo ta ficando louco. Li que voce tinha voltado pro todoist final de 2017.
    Desencanou e voltou pro Evernote?

    ps: tenho tentado me adaptar ao Things 3 + Bear, cada vez mais dando certo.

  10. Ótimo texto, também sou usuário pesado do Google Agenda + Evernote. Adiciono a essa dupla o ótimo Google Keep que me serve como um bloco de anotações rápidas e descartáveis (pra não poluir demais o Evernote) e também a Siri para lembretes rápidos quando estou na rua.

  11. Uso Omnifocus – GTD puro e a forma de acrescentar perspectivas é sensacional e sem mencionar o quanto é bonito. (infelizmente só tem no iOs)

  12. Hoje em dia utilizo:

    OmniFocus: Para tarefas GTD
    Fantastical(Agenda do iOS): Para ter uma visão macro dos meus compromissos
    Notas(iOS): Para notas e lembretes rápidos, que não irei precisar posteriormente.
    Evernote: Uso como um segundo cérebro (conceito do Gustavo Faria do Cocatech). Jogo tudo lá e também utilizo alguns cadernos para estudo.
    Dropbox: Para guardar arquivos e fotos.

  13. Oi, Thaís! Muito obrigada por compartilhar com a gente!

    Uma curiosidade: você já usou a plataforma OmniFocus? Sei que é um tanto limitada por ser disponibilizada apenas para Mac e iOS (e esse é seu maior defeito, na minha opinião, pois não posso usá-la no meu celular Android, por exemplo, o que dificulta “levar comigo” minhas tarefas), mas acho a plataforma excelente para GTD. Você já testou? Conhece? Gostaria muito de saber sua opinião à respeito do app!

    Beijo!

  14. Adorei o post, Eu uso os apps abaixo:

    Google Agenda – Agenda
    Google Keep – Anotações
    Todoist – Planejamento, Tarefas rápidas e checklists
    Trello – Projetos mais complexos

  15. DIGICAL: Agenda no Android. Vale a pena conferir
    GOOGLE AGENDA: Agenda no desktop
    EVERNOTE: TUDO
    GOOGLE KEEP: para algumas capturas

    Parabéns pelo trabalho Thaís.

  16. Oi Thais, muito legal suas matérias, estudos e dicas, parabéns pelo ótimo trabalho! Adoro o tema, organização e planejamento.
    Eu uso o Google Agenda para os compromissos e o Google Tarefas para os “to do’s” diários, acho bacana que ambos ficam juntos na tela do Google Agenda, tanto as tarefas quanto os compromissos, não precisa abrir aplicativos separados. Acho excelente e tem me ajudado muito no dia-a-dia. Algumas pessoas têm dificuldade de encontrar essa ferramenta (Google Tarefas) por que ela está no menu do Gmail e somente depois de criar a primeira tarefa é que ela irá aparecer como opção no Google Agenda. Vale à pena conhecer e testar.
    Para “quick notes” utilizo o Google Keep.
    Já para as anotações e projetos mais amplos, complexos e contextualizados, estou estudando as opções que tenho lido nos blogs, como o Evernote, OneNote, Todoist, Trello, etc.
    Quero aprofundar e conhecer melhor também a metodologia GTD.
    Obrigada. Sucesso e abraços!

  17. Olá Thais! Utilizo muito o Wunderlist… Ele te notifica, dá pra compartilhar pastas com outros para gerenciamento de projetos e trabalhos, enfim… Acho ótimo!

  18. Olá Thais e Thaisetes, tenho uma dúvida. Por favor me ajudem. Eu tenho um Celular que tem o android. Nele tenho Evernote, Todoist e os aplicativos do Google. Minha dúvida é: como deixá-lo seguro caso seja perdido, roubado ou clonado (vi uma reportagem hoje sobre clonagemo)? Tenho as senhas de segurança (pin do celular) para abrir cada aplicativo, mas mesmo assim verifiquei que o Todoist e o Evernote pode ser aberto com uma conta do Google e no aparelho a conta é fixa porque você a insere quando compra o aparelho, ou seja, não tem como sair e só entrar com a senha do Todoist ou Evernote. Considero isso uma falha de segurança. O mesmo em relação à agenda do Google não tem como sair e só entrar com a senha depois. Acho que fica vulnerável. Thais e seguidores(as) da Thais alguma dica ou resolução? Agradeço quem puder ajudar. Desculpe, mas não sei se alguém já perguntou isso aqui.

  19. Já uso o google agenda e o trello, eles são bem eficazes no que se propõem e me ajudam na minha vida diariamente. Porém não conhecia o Evernote, vou testar ele também, obrigado pela dica! Muito bom seu artigo, parabéns!

  20. Uso o Evernone para coisas profissionais.
    Agenda do Google.
    Digical para organizar as agendas do google.

    Tick Tick que é o meu aplicativo predilecto no momento para tarefas do dia a dia. O que mais gosto no Tick Tick é que ele sincroniza com vários aparelhos e também suporta as agendas do google. Ou seja, meus compromissos diários aparecem ente as listas de tarefas do dia.

    Para as finanças eu uso o Mobills desde 2014. Muito bom também.

    Obrigado pelo post Thais, me ajuda muito.

  21. Olá Thaís, vc usa algum aplicativo específico para guardar as referências e anotações dos textos que lê para o mestrado?

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui